Titouan Lamazou e as Mulheres do Planeta

       Este incrível artista plástico e fotógrafo viajou pelos quatro cantos do planeta durante seis anos retratando a condição das mulheres em todos os povos . 
        Ele as entrevistou , retratou e pintou  criando a exposição "Femmes du Monde" ou "Mulheres do Planeta"  que esteve na Oca em 2009 , e o livro de mesmo nome que acabei de comprar e é impressionante pela sensibilidade, pela força dos relatos e pela beleza  visual.





         Tudo começou durante uma viagem à África em 2002, onde ele se deparou com o antigo ritual de mutilação genital feminina. Na mesma época nascia sua primeira filha. Decidiu então   dedicar  sua arte à defesa dos direitos das mulheres. Por este trabalho recebeu  o título de Artista da UNESCO pela Paz .
      Criou ainda uma ONG internacional que oferece capacitação profissional a mulheres em vários países. A ONG chama-se Lysistrata (em homenagem à personagem de Aristófanes, que comanda uma greve de sexo como estratégia para terminar a Guerra do Peloponeso).

    São 54 históras fascinantes de mulheres de todas as classes sociais e países, da ministra à  camponesa, da prostituta à cineasta, uma extraordinária diversidade na qual se exprime...  o feminino!
     Do Brasil, há uma professora da zona rural, vaqueiras do pantanal,  uma índia camaiurá, uma catadora de lixo que virou modelo, entre outras...
     
      E as imagens.... são um caso à parte. A beleza deste livro é indescritível.
      Apaixonante!  Um verdadeiro tesouro.
      Se quiser conhecer mais visite  www.titouanlamazou.com/














    

3 comentários:

  1. Oi Cristiane, adoro o Lamazou também! esse catálogo dele é lindíssimo.

    Quando teve a exposição na Oca fui correndo ver, depois postei:

    http://ficcoesdaminhavida.blogspot.com/2010/03/tituan-lamazou.html

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberta!

    Fiquei muito feliz com a sua visita, muito obrigada!
    Também gostei muito da sua postagem do Lamazou, e lendo os outros posts percebi que temos muitos gostos parecidos!
    Abs

    ResponderExcluir