11 de jul de 2011

Prática - Lidando com o Medo e a Raiva



     Esta é uma prática simples que ajuda muito quando estamos com dificuldade de lidar com um problema ou questão que nos causa raiva ou medo. Ela é feita em pé.
 1 - Respire normalmente. Perceba como está sua respiração e como está o seu corpo.

 2 - Inspire elevando os braços até a altura do peito. Cerre os punhos  e prenda a respiração. Mantendo os pulmões cheios, soque o ar com força imaginando que a fonte do seu medo e/ou sua raiva está diante de você. Soque com vontade, o ar não machuca.

 3 - Quando quiser soltar o ar, solte de uma vez pela boca com um soprão e relaxe, inclinando e soltando todo o corpo à frente. Volte lentamente à posição inicial. Se sentir necessidade, pode também soltar o ar com um som como “Ah!” em voz alta. 
         Não prenda a respiração por muito tempo pois pode causar tonturas. Somente o 
       tempo que você normalmente agüenta, sem forçar.
Repita este exercício de três a cinco vezes e depois observe como ficou sua respiração e o seu corpo.  Para finalizar, faça três respirações profundas. 
Se quiser aumentar seu bem estar,  faça depois a Respiração da Árvore - as instruções estão na pagina Corpo e Mente (está no final da página, mas vou publicá-la novamente em breve).

Esta prática traz um  grande alivio…
Conseguimos lidar melhor com o problema, com mais clareza e centramento. E o medo e a raiva vão embora!



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