5 de dez de 2011

Insônia?


   
      Aproveitando as dicas da medicina Ayurvedica, compartilho o passo a passo de uma vivência de Langhana que realizamos  em nosso encontro de Novembro. É ótima para aliviar o estresse e a insônia. Todo mundo termina esta sequência bocejando...
  
1 - Sente-se em uma cadeira de forma que seus pés fiquem bem apoiados no chão, com os  joelhos afastados ( se precisar, sente-se na ponta da cadeira, longe do espaldar). Deixe suas mãos relaxadas  sobre os joelhos.

2 - Inspire profundamente à medida que abre os braços com os cotovelos flexionados, abrindo bem o peito, como se quisesse juntar as escápulas.

3 - Solte o ar pela boca lentamente à medida que vai flexionando seu corpo à frente, deixando-o  solto. Relaxe também  a língua e o  pescoço. Apóie suas mãos no chão ou nos pés ou vá até onde puder.

4 - Inspire lentamente e vá levantando devagar, desenrolando a coluna e abra os braços como no início.

5 - Solte o ar pela boca lentamente e repouse os braços nos joelhos, voltando à posição inicial.

6 - Repita esta sequência 5 vezes.  À medida que for se familiarizando com esta prática, pode aumentar até 8 vezes.


     Algumas dicas de higiene do sono:

     - Tente seguir o ritmo da natureza, deitando-se cedo e levantando-se  ao amanhecer.
     -  Ao anoitecer, evite luzes fortes, ilumine sua casa com abajur ou luzes suaves.
     - Tome um banho morno, e mantenha a temperatura do quarto agradável.
     -  Não leve computador para o quarto.   
     -  Antes de dormir evite programas de TV e leituras muito estimulantes.
     -Tenha uma alimentação balanceada, com muitas frutas, legumes, verduras e cálcio presente nos laticínios. Um copo de leite morno antes de deitar também ajuda.
     -  Evite bebidas alcoólicas ou outros estimulantes como cafeína, presente no café , no chá preto e verde e nas bebidas à base de cola.  
     - Tenha um bloco de papel e uma caneta na mesa de cabeceira para anotar alguma pendência ou preocupação que surja e deixe para resolver no dia seguinte.

       - Faça uma prática suave como esta que descrevemos acima  (ou as práticas relaxantes descritas na página Corpo e Mente: Massagem das Axilas, Massagem nos pés com bolinhas, Escalda Pés, Respiração da Árvore ou Sorriso interior).
              Bons Sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário