Um Pouquinho de Ayurveda




     Em nossas vivências corporais de Novembro, realizamos algumas práticas de cura  da Medicina Ayurvedica,  da sequência de Langhana.
     Ayurveda quer dizer "Ciência da Vida". Tem origem milenar e ainda hoje faz parte do sistema de saúde pública na Índia.
     Langhana  é a primeira fase do programa ayurvedico de cura. Ela é muito utilizada para pessoas convalescentes de doenças do corpo ou da alma. Langhana significa retirar do organismo os excessos e as biotoxinas. Ela é dividida em Shamana (pacificação) e Shodana (purificação).  Estes procedimentos compreendem dieta, exposição à natureza, massagem e práticas de Yoga.
     Nós realizamos uma pequena sequência de langhana com movimentos ritmicos e suaves , flexões do corpo à frente  com ênfase na respiração, principalmente na expiração, para eliminar as tensões e toxinas.
     A segunda fase é   Brimhana ou tonificação, também chamada de rejuvenescimento. Esta fase é composta de alimentação tônica, ervas medicinais,  comportamento ético baseado em valores humanos e a prática do Yoga.
     Para o Ayurveda, o rejuvenescimento envolve recuperar as funções, capacidades e beleza, e  só é possível quando mente e corpo estão em paz e harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário