7 de dez de 2011

Um Pouquinho de Ayurveda




     Em nossas vivências corporais de Novembro, realizamos algumas práticas de cura  da Medicina Ayurvedica,  da sequência de Langhana.
     Ayurveda quer dizer "Ciência da Vida". Tem origem milenar e ainda hoje faz parte do sistema de saúde pública na Índia.
     Langhana  é a primeira fase do programa ayurvedico de cura. Ela é muito utilizada para pessoas convalescentes de doenças do corpo ou da alma. Langhana significa retirar do organismo os excessos e as biotoxinas. Ela é dividida em Shamana (pacificação) e Shodana (purificação).  Estes procedimentos compreendem dieta, exposição à natureza, massagem e práticas de Yoga.
     Nós realizamos uma pequena sequência de langhana com movimentos ritmicos e suaves , flexões do corpo à frente  com ênfase na respiração, principalmente na expiração, para eliminar as tensões e toxinas.
     A segunda fase é   Brimhana ou tonificação, também chamada de rejuvenescimento. Esta fase é composta de alimentação tônica, ervas medicinais,  comportamento ético baseado em valores humanos e a prática do Yoga.
     Para o Ayurveda, o rejuvenescimento envolve recuperar as funções, capacidades e beleza, e  só é possível quando mente e corpo estão em paz e harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário