Filme - Um Conto Chinês



Um Conto Chinês
Dir: Sebastian Boresztein
Argentina/Espanha - 2011

    Esta fábula, com toques de  realismo mágico, estrelada por Ricardo Darín é  linda demais.
 
    Ele vive Roberto, um homem recluso, que evita todos os tipos de relacionamentos, é dono de uma casa de ferragens,  cheio de manias e muito metódico.  Um dia ele encontra Jun, um chinês que foi roubado e arremessado de um taxi em Buenos Aires.   Roberto o socorre, mas Jun não fala uma palavra de espanhol.   Jun procura um tio que vive na Argentina, seu único parente vivo.  O acaso, ou o destino, fez com que uma vaca unisse estas duas pessoas tão diferentes.

     Mesmo querendo o isolamento, e não entendendo uma palavra de chinês, Roberto o hospeda em sua casa até que a Embaixada Chinesa localize seu tio.    Essa experiência mudará a vida de ambos, mas é a interferência de uma mulher, Mari, que definirá o desfecho da história.  

     No final, Jun deixa um presente muito especial, uma revelação, que abre os olhos de Roberto e o faz mudar sua vida.

     Este filme tem lindas mensagens, e fala  do acolhimento, um atributo feminino, que permite a concepção. O gesto acolhedor é o que permite a geração do novo.

     O filme tem tantas sutilezas, que seria impossível discutí-las aqui. Assista.  No final, sentimos que algo em nós também  mudou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário