Novidades no Segundo Semestre !


     Vamos trabalhar o Mito Grego de Eros e Psiquê com sua riqueza de simbolos do desenvolvimento da alma humana e da feminilidade consciente.

     Psiquê teve que realizar quatro grandes tarefas para poder reencontrar Eros. Cada uma destas tarefas é um passo fundamental rumo ao amadurecimento psíquico. Vamos dedicar cada um dos encontros do semestre a uma delas. 
    
     A cada mês vamos partir da conversa sobre o tema, imagens e símbolos, depois experimentar cada tarefa em nível corporal e completar a elaboração através de uma expressão artística.

     O ideal seria que todas pudessem completar as quatro tarefas, mas cada encontro será completo em si mesmo, portanto, caso não possa vir a todos, não tem problema, você terá avançado um pouco  em seu caminho com as tarefas que puder realizar.

     Se você nunca teve contato com mitologia grega não precisa se preocupar, tudo será bem explicadinho. Quem já conhece nosso trabalho sabe que ele é feito com muito cuidado, carinho e atenção.

     A programação do Segundo Semestre será a seguinte:

Agosto - dia 18 
      Apresentação do Mito com sua riqueza imagética e simbólica. Sua  importância e aplicação nos dias atuais.
       Primeira tarefa - A separação, reunião e classificação das sementes -  como perceber nossa fragmentação interna, identificar os diferentes aspectos e reuní-los Como podemos nos sentir verdadeiramente inteiras? O que significa a ajuda das formigas? De que forma podemos realizar essa tarefa nos dias de hoje?

Setembro - dia 29
        Continuaremos  com os ecos do encontro anterior e mais uma vez relembrando o mito,  e  as imagens lindas que  ele contém vamos prosseguir com a Segunda Tarefa: O Velocino de Ouro. 
        O excesso de lucidez pode ser destrutivo?  Como podemos  lidar com a impulsividade? Qual é o ouro que precisamos obter? Numa época ditada pelo fazer excessivo, qual é o papel da ação sem ação (o wu-wei dos orientais)? E a paciência, onde entra?  Como ter o cuidado amoroso com a existência nesta era da velocidade?

Outubro - dia 27
         Continuaremos com as conversas em torno do processo iniciado nestes encontros e novamente a partir da beleza do mito vamos iniciar a Terceira Tarefa: Buscar águas do Estige. Como lidamos com as emoções que consideramos negativas?  Como podemos ter consciência delas sem ficarmos tomadas ou petrificadas?  Como podemos usá-las a serviço do nosso desenvolvimento? Qual o significado da águia que a ajuda? 

Novembro - dia 24
          Retomando novamente a beleza das imagens do conto, vamos realizar a Quarta Tarefa - A Beleza de Perséfone. Que beleza é essa que está além do físico (Venus) e do psíquico (Psiquê) e vem das profundezas do Hades? Qual o papel da Torre que dá instruções à Psiquê para realizar a tarefa? Qual a importância da precisão  das instruções para a viagem de descida? Por que Psiquê não resiste e abre a caixinha? Qual é a importância e o significado dessa tarefa para nós?
         Ao final, a apoteose de Psiquê, a invenção do beijo e o nascimento de Volúpia.

          Os horários e local vocês encontrarão na página Agenda.

       Espero encontrá-las no segundo semestre para juntas realizarmos um lindo trabalho.

Um abraço com carinho
Cristiane


Nenhum comentário:

Postar um comentário