8 de ago de 2012

Em Caso de Despressurização...

     
      Quando estamos no avião prestes a decolar, ouvimos a orientação dos comissários "Em caso de despressurizaão da cabine, máscaras cairão à sua frente. Coloque primeiro a sua e só então auxilie quem estiver ao seu lado." 
     A tendência de todas as mães é primeiro salvar o filho e depois pensar em si mesma, mas a orientação dos aviões é lógica: como poderíamos ajudar quem quer que seja estando desmaiadas?
     Isso vem ao encontro de algo que sempre defendi, por mais que pareça egoísmo: se quer colaborar com o mundo, comece  por você. Não adianta nada reclamar dos problemas do mundo se a nossa própria vida estiver desarrumada. 
    Trabalhando no que não gosta, não se esforçando para conservar uma relação de amor, não cuidando da própria saúde, não se interessando por cultura, que tipo de exemplo será passado adiante?
     Quer uma cidade mais limpa, comece pelo seu quarto, seu banheiro ou seu jardim. Quer mais justiça social, comece respeitando os direitos da empregada que trabalha na sua casa. Um trânsito menos violento: avalie como você mesma dirige.
      E uma vida melhor para todos? Ajudaria bastante colocar um sorriso no rosto, buscar soluções para seus problemas, dar uma melhorada em você mesma.
      Parece simplório mas não é. É apenas simples.
     Antes de falar mal da Caras, preste atenção se você não anda fazendo muita fofoca. Coloque sua camiseta ecológica, mas antes lembre de não jogar lixo na rua e não usar o carro desnecessariamente. Reduza o desperdício em casa.
    Uma coisa está ligada à outra: você e o Universo. Quer mesmo salvá-lo? Cuide do seu espírito, do seu humor. Arrume seu cotidiano. 
     Agora sim, estando quite consigo mesma, vá em frente e mostre aos outros como é que se faz.
adaptado de Marta Medeiros
In:  Doidas e Santas

     Este é um tema que aparece com freqüência no consultório, quando vi a crônica da Marta não resisti, ela diz tudo. Assino embaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário