Filme - A Matemática do Amor


A Matemática do Amor
Dir: Marilyn
EUA - 2010

     Acabei de assistir a este DVD que é uma graça!

    O título original: An Invisible Sign (Um sinal invisível) tem muito mais a ver com o filme, que é baseado numa história real.

   Conta a história de Mona Gray, que desde menina descobre sua paixão pela matemática. Quando, porém, o pai de Mona desenvolve uma doença psiquiátrica, a menina se tranca para o mundo, refugiando-se na companhia de seus números. 
     Mona abandona tudo que gosta de fazer: amigos, música, filmes, como se fosse uma espécie de troca para ter o bem estar de seu pai restaurado. 
   Essa ideia surge de uma história que seu pai contava quando era menina, um conto de fadas sobre como as pessoas precisavam abrir mão de partes de si mesmas para obter a alegria de seus entes queridos. A garota cresce punindo-se cada vez que  se sente feliz com algo e a matemática é a única coisa que a conforta.
     O comportamento da moça acaba preocupando sua mãe, interpretada pela brasileira Sonia Braga que aliás, está excelente no filme. Tentando fazer com que a filha se abra para a vida, a mãe a expulsa de casa e arranja para ela um emprego como professora de matemática. 
    É interessante observar as mudanças que ocorrem quando Mona finalmente entra em contato com o mundo. As crianças da classe e o charmoso professor de ciências fazem com que a personagem cresça emocionalmente, enfrentando suas barreiras psicológicas.
    No final ela descobre que o Todo é maior que a soma das partes, e que ninguém pode  abrir mão de si mesma para ser feliz.
   Um filme ideal para uma tarde chuvosa com um balde de pipoca.  
   Para as terapeutas: um excelente estudo de caso sobre TOC e psicose, sobre a fusão simbiótica entre pai e filha e o papel saudável mãe para quebrá-la.
    Anote esta dica!


11 comentários:

  1. Oi Cris,
    Adorei a dica. Estou procurando o que assistir neste carnaval.
    Beijos 1000 e uma ótima 6ª-feira para vc.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  2. Deve ser um ótimo filme amiga, obrigada pela dica!
    bjus!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Oi Nina,
      O TOC é a sigla para Transtorno Obsessivo Compulsivo, uma psicopatologia onde a pessoa tem uma grande necessidade de controle e passa a desenvolver manias ou rituais que realiza obsessivamente e que, paradoxalmente, não consegue controlar.
      Abraço

      Excluir
  4. Adoro estas dicas...já vou anotar! assim sempre tenho uma opção ! beijos...

    ResponderExcluir
  5. vou dar um jeitinho para assistir parece muito legal....ADOOROO...###

    ResponderExcluir
  6. Assisti,o filme é muito bom!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei desse filme,acabei de assistir ele na escola,e olha só li,recomendo e aprovo!!!!!Bjss

    ResponderExcluir
  8. Adororei o filme e ótimo pra assistir com a familia.....bjoss

    ResponderExcluir
  9. Amei o filme maravilhoso.....bjusss

    ResponderExcluir