30 de abr de 2013

Prática Integrativa: Sinta - Beije - Deixe Fluir



Experimente esta prática que acalma, integra corpo e mente e amplia nossa consciência. Muito fácil de fazer:

1 - Sente-se confortavelmente mantendo boa postura. Se preferir, pode ser feita deitada (ótima para insônia também).

2 - Sinta: vá passeando mentalmente por todo seu corpo, dos pés à cabeça, e perceba as sensações que emergem. Perceba seus estados mentais e emocionais.

3 - Ao perceber uma determinada sensação, apenas registre  e tente localizar em que parte do corpo ela se localiza (pode ser dor, desconforto, ansiedade, angústia ou mesmo alegria,  amor, gratidão...)

4 - Beije: Inspire lentamente e leve o ar até o local onde a sensação é percebida. A intenção é  que o ar toque-a com carinho, como se fosse um  beijo. Expire suavemente. Repita algumas vezes.

5 - Deixe Fluir: Apenas perceba as mudanças das sensações em seu corpo e mente, não retenha, deixe-as fluir.

6 - Quando encontrar uma nova sensação que precisa de cuidado repita o processo.

7 - Quando terminar, perceba a diferença!


Aprendi esta prática simples e eficaz  com Chameli Ardagh do Awakening Women


9 comentários:

  1. Olá Cristiane,

    Adore a dica, vou fazer agorinha mesmo, aproveitando um momento de quietude no feriado.
    Beijo e bom feriado também

    ResponderExcluir
  2. Cris querida,
    adorei! Vou praticar,
    Um beijo e bom descanso!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    Eu fazia uma prática muito parecida com esta na época da minha quimioterapia. Eu fui acompanhada por uma oncoterapeuta, o que me facilitou muito as coisas neste período difícil
    Tenha um ótimo feriado!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada. Vou por em prática.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Nossa! "Trocentos" anos atrás aprendi a fazer isso com minha professora de Educação Artística, no primeiro ano do ensino médio!!! ela nos levava ao anfiteatro da escola, fazia todo mundo se deitar no chão do palco, um monte de gente ficava constrangida e falava gracinhas - mas ainda me lembro e utilizo. Só que ela não usava o "beijo". ela faia a gente imaginar a cor de luz que a gente mais queria ver como se fosse um globo dessa luz, bem morna, e falava prá gente transportar essa luz prá determinada parte do corpo - ou imaginá-la maior do que nós e emergir nosso corpo nela... Uma excelente prática, que passe pros meus filhos. Muito boa essa postagem com essa dica preciosa, doutora! Beijos e boa noite.


    ResponderExcluir
  6. Que maravilha, minha querida! vou fazer isto hoje ainda, nunca tinha feito desta forma! adorei! bjssssss

    ResponderExcluir
  7. Que linda essa técnica!
    Quanto carinho!
    Colocarei em prática.
    Obrigada por compartilhar.
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante! Fiz uma pratica semelhante a essa durante os meus partos :)
    Ia identificando as contracoes e imaginando o trabalho que estavam realizando dentro de mim sem tentar intervir, nao queria impedi-las mesmo que elas significassem desconforto (!) fisico. Aprendi o maximo que pude sobre o processo para que o medo nao me tivesse cativa. Acredito que esse relaxamento facilita o processo todo... Como voce disse, deixa fluir. Na minha experiencia foi muito positivo.
    So pra constar, dois livros em particular me ensinaram bastante: Parto Ativo, por Janet Balaskas e Ina May's guide to childbirth por Ina May Gaskin (nao sei se ja foi traduzido para o portugues)

    Agora preciso praticar mais, mesmo sem ser em trabalho de parto!

    ResponderExcluir