A Arte Interior do Psicanalista


A Arte Interior do Psicanalista
Walter Trinca
Ed. Vetor

Terminei de ler este livro há alguns dias e estou relendo, porque é lindo demais...

Embora o título tenha a palavra psicanalista, na verdade a obra trata do processo de terapia independente da linha seguida e também do relacionamento entre dois seres.

O Prof. Walter foi titular do curso de Psicologia da USP (atualmente aposentado) e tem um modo muito especial de transmitir conhecimento.

Em cada capítulo ele aborda um aspecto do fazer analítico e o relaciona ao processo de criação artística. Tudo ilustrado com exemplos de casos clínicos e de sua própria experiência pessoal.

Vários capítulos são compilações de palestras, o que dá um tom coloquial e gostoso de ler. Sem falar na forma poética  de sua escrita. 

Pelo título dos capítulos você pode ter uma idéia: O Lugar da Imaginação, Atmosfera de Sonhos, Harmonia dos Movimentos, Sentimento de Presença de Vida, a  Experiência da Luz, O Ser e a Verdade, a Dimensão Cósmica...entre outros.

Um livro belíssimo, que ao abordar o processo terapêutico, transborda sabedoria de vida.

Imprescindível para terapeutas e para todos aqueles  interessados em ampliar seus horizontes!




9 comentários:

  1. Oi Cris! Fiquei bem feliz com a sua visitinha no blog! E olha, fiquei super curiosa pra ler esse livro! Pelo que vc diz, parece ótimo!
    Beijos!
    ;)
    http://fernandahauagge.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris:
    Só por um dos títulos dos capítulos, (Sentimento de Presença de Vida), já fiquei curiosa e interessada.
    Afinal tem muita gente que apenas passa por essa vida, mas não desfruta de suas belezas, não vivencia a arte de saber viver.
    Valeu a dica.
    Bjs.:
    Sil
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia!
    O abraço é a menor distância entre amigos.
    Receba o meu bem apertado...
    Feliz Dia do Abraço!
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Ooo minha amiga, que saudade da Psicanálise... Saudade de conversar sobre ela, trocar figurinhas... Imagina a gente num café??? Aliás, quando nos encontraremos para nosso café??? Um maravilhoso restinho de semana minha flor...
    Ahhh, sexta vou ver se é menino ou menina, hehe, aí te aviso!!!

    ResponderExcluir
  5. Nesse dia, passando para te deixar um abraço!!!
    Bjus

    http://blogluminoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. OI CRISTIANE!
    LER UM BOM LIVRO É UMA EXPERIÊNCIA TÃO MARAVILHOSA QUE QUEREMOS PASSAR ISTO PARA OUTROS NO INTUITO QUE TAMBÉM A TENHAM.
    ACHO QUE É ISTO MESMO NÃO É AMIGA?
    QUANTO A TUA OBSERVAÇÃO SOBRE MEUS POEMAS, ONTEM MESMO ESTAVA PENSANDO SOBRE ISTO, MAS, É ALGO QUE NÃO SEI EXPLICAR, AS INSPIRAÇÕES APENAS VEM.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Cristiane querida! tuas indicações são sempre especiais! vou atrás deste livro, que deve ser super interessante. Amo a psicanálise e tudo o que se refere à ela. Beijos e boa noite!

    ResponderExcluir
  8. Ler um bom livro, por si só, já é terapêutico, não acha? viver uma outra vida, sentir empatia por sentimentos impressos no papel, ter o coração acelerado por uma história, aprender algo novo com outra... Linda a sua profissão, Doutora Cris, ajudando as pessoas a se compreenderem, se aceitarem, se transformarem. É Deus que manda gente assim, preocupada com os filhos dele, que fazem dessa preocupação profissão - coisa mais linda! Uma linda noite, cheia de bons sonhos...

    ResponderExcluir