24 de mai de 2013

Filme - Amor e Inocência - A Vida de Jane Austen


Amor e Inocência
Dir.: Julian Jarrold
Reino Unido -  2007

Este filme lindo e delicado conta a vida de Jane Austen. É muito bonito ver como os acontecimentos de sua vida vão dando origem a cada uma de suas obras.

Em 1795, ela tinha 20 anos e começava a se destacar como escritora. 

Nessa época uma mulher deveria ser bela e ter senso de humor. Uma mulher que pensava era considerada quase uma aberração e dificilmente encontraria um marido, a menos que fosse muito rica.

Jane era filha do pároco de uma pequena cidade e sua grande família vivia sempre em dificuldades financeiras.

Ela está interessada em desvendar o mundo, mas seus pais querem que se case com  o Sr. Wisley, que possui grande fortuna e está apaixonado.

Chega à cidade um jovem advogado chamado Tom Leffroy que tem  má fama, mas sua inteligência e arrogância a provocam.

Eles se apaixonam perdidamente, mas os impedimentos sociais para que fiquem juntos são enormes. A saída seria fugir, mas isso acabaria com sua reputação e ela seria banida da sociedade.

A decisão é muito difícil, mas o que não falta à essa mulher é coragem.



O final é belíssimo, voltei o DVD várias vezes para rever e me emocionei ...

Com um elenco de atores ingleses excelente e o papel título dado a Anne Hathaway (que está ótima). Reconstituição de época impecável, como todas as produções inglesas. Fotografia  e trilha sonora maravilhosas...


Adorei saber mais sobre esta mulher tão à frente do seu tempo, tão íntegra e corajosa; além da maravilhosa escritora que criou algumas das maiores obras da literatura inglesa de todos os tempos.

Um filme inesquecível.






7 comentários:

  1. Obrigada por mais esta dica...bjs

    ResponderExcluir
  2. Sabes que hoje vim aqui só para anotar as dicas de filme num papel para meu marido... Estávamos rindo porque nossa memória anda bem ruim, hehe.... Aí quando queremos ver um filme sempre esquecemos os nomes...
    Esse parece maravilhoso... Aliás, o que da Jane Austen não é???
    Cris, tu ias amar aquele série que te falei Downton Abbey!!!
    Beijoooo

    ResponderExcluir
  3. Realmente, doutora, esse é memorável! Adoro Jane Austen e o filme é realmente lindo - acertou na mão de novo. Beijos e um lindo final de domingo!

    ResponderExcluir
  4. Cris,
    Já assistir a esse porque adoro tudo da Jane e sobre a Jane.
    E que "pena" que fiquei nesse filme, mas enfim! É um lindo filme,
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris!

    Vi o filme já faz algum tempo e concordo em tudo contigo. A fotografia, figurino e o elenco estão ótimos. Gostei muito do filme. É fantástico conhecer um pouco mais da vida de grandes personalidades e ela certamente sempre esteve a frente de seu tempo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Cristiane,

    Adoro o filme, é lindo mesmo. Também adorei a receita do escalda pés, vou fazer hoje mesmo antes de dormir.
    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  7. Posso deixar spoilers aqui? Ok... acho que ninguém lerá além de você: eu achei triste. Foi uma época difícil para decidir o que fazer com a própria vida. Digo, no que diz respeito às mulheres. Veja só: Jane não fez nada de errado, mas por conta de um ato, toda a sua reputação foi abaixo - não poderia mais casar... Foi triste.

    ResponderExcluir