Filme - O Clube de Leitura de Jane Austen


O Clube de Leitura de Jane Austen
EUA - 2007

Este filme é maravilhoso, daqueles que dá vontade de ver e rever...
Se você gosta de ler Jane Austen ou assistiu algum dos filmes baseados em suas obras (Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, Emma, Persuasão, Mansfield Park e Northanger Abbey ) então vai amar...

Bernadette é uma mulher de meia idade, muito alegre e afetiva que é apaixonada por Jane Austen e decide criar um clube de leitura  das suas obras.
Para isso reúne algumas amigas e outras pessoas que aparentemente não tem nada em comum entre si e nem com esse tipo de literatura. E ainda mais, cada pessoa está num momento crucial de sua vida.
Aparentemente tem tudo para dar errado...


O grupo decide ler uma obra por mês e se encontram ao final de cada mês para discutir o livro lido. Cada membro do grupo tem que escolher um dos livros para se aprofundar na leitura.
Incrivelmente, sem perceber, cada um escolhe um livro que trata exatamente das questões que estão enfrentando no momento!
À medida que os meses passam, as relações entre eles vão mudando e as transformações provocadas pelas leituras começam a  aparecer...
Não vou contar mais para não estragar as surpresas...
Um filme delicioso, inteligente, que mostra a importância da literatura e a força transformadora da amizade e do amor.
Recomendo!



7 comentários:

  1. ...realmente com um repertório de "Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade", não tem como não ser um êxito. Amei a dica, bjs

    ResponderExcluir
  2. Hummm mais um que vai para a minha listinha, obrigada!
    Um lindo final de semana pra vc flor.
    Beijinhos.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga, como sempre eu vou na sua, e digo que concordo com a minha amiga aí de cima, se é baseado nas obras de Jane Austen não tem como ser um êxito! Nao vi ainda, mas já vou buscar, claro!
    Aproveitando quero te deixar aqui também a dica de um filme que assisti recentemente e que me "tocou" muito, não exatamente pelo tema, já que não me diz respeito, mas pela sensibilidade que a diretora teve para considerá-lo, bem como também pela ótima performance das duas magníficas atrizes principais,
    um filme que trata de mulheres, acho que você pudesse gostar,
    o título é "Elena Undone", fica minha dica,

    Meu abraço, votos de um bom fim de semana,
    Renata


    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Cristiane!

    Obrigada pela dica! Já solucionei o problema, espero que agora esteja melhor e mais fácil!
    Poderia ajudar-me em outra particularidade? Como faço para que os comentários sejam vistos tal qual o seu e que fique mais fácil para eu responder a todos?
    Obrigada pela atenção e carinho de sempre, paz e luz!
    Mariângela

    ResponderExcluir
  5. Cris,
    Eu amo esse filme, já assisti várias vezes!
    E sempre fico com uma vontade absurda de ler TODOS os livros da Jane (ainda não li todos) e com certeza fazer um clube de leitura.
    Bem recomendado!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. esse filme parece maravilhoso, as atrizes sao otimas!

    ResponderExcluir
  7. Eeeeee Cris... Amei amei amei esse filme... Me senti amiga dela e parte do grupo... Queria ler tudo da Jane Austen... Dica maravilhosa!!!! Nós temos nosso clube, mas é dos blogs... Leitoras e amigas... Obrigada sempre!!!!

    ResponderExcluir