Filme - Muito Além do Peso


Muito Além do Peso
Brasil - 2012

Acabei de assistir a este documentário e fiquei impressionada! Não apenas com a qualidade do filme, mas principalmente com o conteúdo.
Trata da questão da epidemia de obesidade juvenil no Brasil. Mas tem a participação de personalidades internacionais como o chef britânico Jamie Oliver entre outros.
Eles vão aos locais mais recônditos do nosso país entrevistar crianças e suas famílias sobre seus hábitos alimentares, principalmente as famílias com crianças obesas.
Para mim, foi quase surreal ver crianças que nunca tinham visto um legume ou fruta na vida! Quando a entrevistadora colocava uma cenoura, ou uma pera na mão das crianças elas ficavam perplexas! 
Vários especialistas (pediatras, psicólogos, nutricionistas, sociólogos) trazem informações importantes sobre os aspectos de saúde física e mental dessas crianças.
Há também análise das campanhas de marketing dos produtos alimentícios (impressionante a falta de ética de alguns profissionais da publicidade!). 
É interessante ver a reação das crianças quando descobrem a quantidade de açúcar e gordura existente nos alimentos que consomem.
Embora seja um documentário, tem um ritmo ágil e  informações muito interessantes. 
Um filme esclarecedor e importante, mesmo para quem não tem crianças em casa!
Você pode baixá-lo gratuitamente aqui.

6 comentários:

  1. Já assisti e é chocante mesmo! Graças a Deus meus filhos comem saudável desde que nasceram, adoram legumes e frutas, amam saladas de todos os tipos. Acho que é uma questão de costume e de educação - e a mídia também não ajuda nada, só propagandas de tranqueiras. Você viu a história do Jamie Oliver e o hambúrguer do Mc Donalds (do que ele é feito)??? E a gente vai no shopping e vê os pais levando os filhos prá comer o hambúrguer e aquelas batatinhas fritas em gordura hidrogenada...

    Enfim, depois é dieta, exercício, remédio...

    Beijos e um lindo final de semana, doutora querida!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Cristiane, é super importante informar a população sobre uma alimentação saudável. O nosso país é enorme e a quantidade de pessoas sem acesso a informação de qualidade e principalmente alimentação de qualidade é grande demais !! Muito obrigada por compartilhar o link, vou assistir com toda a certeza.

    Beijinhos e um excelente fim de semana!!

    ResponderExcluir
  3. Eu vi o comentário, a educação alimentar deve começar em casa, pais devem estar informados a fim de proteger seus filhos, mas as familias que participaram eram bem
    pobres, possivelmente não têm acesso a informação...fez bem revelar, beijos

    ResponderExcluir
  4. É triste a falta de informação e de educação das pessoas...
    Mas tenho esperança de que isso um dia mude.
    Baixarei o filme e farei muitas pessoas assistirem.
    Obrigada por compartilhar...tu sabes que te admiro muito e essa tua postagem, é uma das inúmeras atitudes tuas que me fazem te respeitar cada vez mais.
    Beijão...

    ResponderExcluir
  5. obrigada , querida pela belíssima dica. bom final de semana.bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Cristiane, assisti e adorei, mais uma vez muito obrigada por compartilhar!!
    É impressionante o poder das grandes indústrias de alimentos e bebidas, atraindo o público infantil com propaganda vinculada a brinquedos, ou até mesmo associada à saúde, como Coca-Cola e Mac Donald's, patrocinando olimpíadas, incrível né?!!
    Essas grandes indústrias estão mais poderosas que os próprios governos!!

    Beijinhos e uma ótima semana!!

    ResponderExcluir