A Primavera Chegou!



No hemisfério sul a chegada da Primavera é marcada pelo equinócio de setembro. Domingo, às 17 horas, entraremos oficialmente na nova estação.

Esta passagem é caracterizada por um fato curioso: o dia e a noite têm a mesma duração.  
A estação das flores marca a renovação da fauna, também. É quando diversas espécies se acasalam, preparando-se para  a reprodução. Você reparou que os sabiás voltaram a cantar depois de terem ficado em silêncio durante o Outono e o Inverno?


No mito grego,  é no dia do equinócio da Primavera que  a Deusa Perséfone deixa seu marido Hades (o Deus que rege o mundo subterrâneo) e vem à superfície para passar uma temporada com sua mãe: a Deusa Deméter, que feliz com a chegada da filha abençoa toda a Terra com a fértilidade.

O simbolismo da primavera está associado ao despertar da natureza e aos ciclos de renovação. Falamos que completamos mais uma primavera quando comemoramos nosso aniversário.

Em cada estação, é possível encontrar beleza e aprendizado.
São os ciclos vitais anunciando que ela, a Vida, continua.  

Está começando a nossa Primavera

Quais são os seus planos de renovação?


17 comentários:

  1. hmmm Aqui chegou o outono. Minha estação preferida de todas! Primavera é a segunda mais linda. Aproveite minha amiga, e que muita felicidade floreça na sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Cristiane, seu blog é uma autêntica Primavera,
    lindas flores, seja feliz, aqui começou o Outono
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Renovar-se, este é o momento, a Natureza nos chama para repensarmos nossa vida e buscarmos outras alternativas.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris,
    Adoro o mito de Perséfone!
    Não pensei seriamente em novos planos. Ainda hj estava refletindo sobre isto, pois estou querendo fazer tantas coisas ao mesmo tempo, que acabo não dando conta de nada! Preciso me organizar.
    Tenha uma ótima semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  5. Oieeeeeeeeeeeeee...adivinha quem chegou!!!!!
    EUUUUUUUU...a Maria-sem-vergonha...flor que encanta e enfeita qualquer casebre,fazendo dele um sonho de castelo!!!!
    Flor comum,que floresce em qualquer canto e em qualquer terreno,simples, e que na sua simplicidade alegra tudo por onde brota!!!!
    Tento ser assim nessa maravilhosa vida!
    Claro que é sonho...mas corro atrás...ksksksksksks...
    Que a primavera seja de puro prazer,carinho e aconchego para todos!
    Beijão...

    ResponderExcluir
  6. Olá Cristiane,

    Adoro quando usa a mitologia, gosto mas sou nula no assunto, adoro ouvi quem entende. Tenho planos de atitudes mais leves e uma vida mais simples, assim aproveitar as estações planamente.
    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  7. Cris,
    Ontem quando visitei seu blog, que eu amo cada dia mais (obrigada links legais da querida Betty Gaeta), me bateu uma inspiração... Lembrei-me de um texto que havia feito no ano passado, que é mais ou menos um "plano de renovação " diante uma nova estação, um novo ciclo, uma nova vida. Não deu outra, resolvi usá-lo para minha postagem de hoje. Se quiseres dar uma olhada, estará no blog mais tarde, e será um prazer saber o que pensas. Beijo enorme minha querida, e uma semana iluminada!

    ResponderExcluir
  8. RENOVAÇÃO ...esta é a palavra que esta estação maravilhosa nos traz! Lindo post e interessante também pela abordagem mitológica! Adorei! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Really beautiful! Spring is so refreshing and the time for new life.

    ResponderExcluir
  10. Querida Cris, a primavera a melhor estação do ano, tempo de flores e a exuberância de vida da natureza, parabéns beijos Luci

    ResponderExcluir
  11. Ai, não sou boa prá fazer planos - eu normalmente não cumpro planos que faço prá mim. Para aqueles que eu amo, a história já é outra - de que vale uma promessa quebrada, não é mesmo? Então renovo mentalmente meus planos de amá-los incondicional e infinitamente, de acordar de madrugada prá tudo ficar pronto, de só ir dormir quando não precisarem mais de mim, de me preocupar o dia todo e de sonhar com eles quando for dormir. Prá mim é sempre Primavera quando eles estão comigo... Estes votos de Primavera valem?

    Beijos, Doutora querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Rosinha querida, você é uma mulher que AMA! Que coisa mais linda...
      Quer coisa que renove mais do que o amor?
      Bjs

      Excluir
  12. Lindo Poster anunciando a primavera. parabéns amei aprender um pouco mais sobre essa estação. As flores são lindas. Amei. bjssss

    ResponderExcluir
  13. Aqui chegou o outono Cristiane, mas sabe que eu acho que tenho sempre as quatro estações dentro de mim…rsrs. Tem dias que estou mais florida, outros mais solar e em alguns um pouco melancólica e todos esses momentos são importantes, pois sempre procuro tirar deles o melhor e seguir em frente com muita tranquilidade, esperança e principalmente sempre tentando buscar o equilíbrio das forças que habitam em mim!!

    Beijocas e feliz primavera para você minha querida!!

    ResponderExcluir
  14. Adoro o colorido, as flores e a alegria da primavera... Ainda gosto mais do inverno, mas a personalidade da primavera também respeito, hehe...

    ResponderExcluir
  15. Que linda história do mito grego! Primavera é uma estação muito bonita, muito gostosa. Mesmo morando aqui na super metrópole brasileira (SP) ainda consigo observar pelas ruas as lindas flores, árvores com sua folhagem no auge... Muito verde. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  16. Que lindo post!
    Agora vou passar a ver as estações com outros olhos!
    Por aqui começou o outono e a friozinho está chegando como quem não quer nada:) Vou meditar um pouco sobre essa nova estação.
    Meus planos de renovação? Melhorar-me a cada dia!
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir