12 de out de 2013

"A Pedagogia do Olhar" de Rubem Alves - Cuidando das Nossas Crianças




"Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente e assim pode sentir mais alegria e dar mais alegria - que é a razão pela qual estamos aqui."

"A primeira tarefa é ensinar a ver. Para que as crianças vejam a beleza e o fascínio do mundo. Os olhos têm que ser educados para que nossa alegria cresça."

"A educação consiste em duas partes:  a das habilidades e a das sensibilidades. Se não há a  educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido."


"As palavras só tem sentido se nos ajudam a ver um mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos."

"Quando abrimos os olhos, abrem-se as janelas do corpo e o mundo inteiro aparece refletido dentro da gente."

"O Conhecimento nos dá meios para viver, mas a sabedoria nos dá razões pelas quais viver."
Rubem Alves


10 comentários:

  1. Que lindo post Cris, maravilhoso, seja pelo texto quanto pelas belas imagens! As crianças estão sempre aprendendo e descobrindo coisas novas. A infância é a idade das brincadeiras, e acho que através delas que constroem muito de seu mundo. E nada melhor do que no lúdico para ela refletir e descobrir o mundo a sua volta, pois faz com prazer e alegria. A brincadeira estimula sua criatividade, imaginação, recicla suas emoções e estimula sua sensibilidade para construção de seu conhecimento.

    Beijo querida e um ótimo restinho de dia para aquela criança que vive dentro de nós!

    Denise - dojeitode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,
    Adorei o texto. Eu tenho memória visual e e incrível! Para aprender, preciso ver.
    Na quinta-feira resenhei o filme "Histeria" e citei vc e seu blog, pois foi através de vc que cheguei a ele.
    Tenha um ótimo final de semana.
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  3. Cris:
    Como sempre, um post recheado de ternura e acompanhado de belas imagens
    Principalmente a última frase, pois sem sabedoria, aliada a sensibilidade, a existência perde sua essência e sentido.
    Bjs.:
    Sil
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Lindo demais esse texto amiga...adorei!
    Tenha uma ótima semana!
    bjus!

    ResponderExcluir
  5. É verdade, flor, damos o que sentimos e nada melhor do que ensinar os pequenos enxergar o que há de melhor no mundo. beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Amei seu blog! Parabéns este seu cantinho é reconfortante.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber as referências bibliográficas da frase "As palavras só tem sentido se nos ajudam a ver um mundo melhor"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estas frases foram retiradas das crônicas de Rubem Alves reunidas na coletânea publicada antes de sua morte.

      Excluir
  8. Aproveitei para compartilhar no face no dia de hoje, 15/10 dia do professor.
    Eu que já fui professora de sala de aula e hoje imagino que ainda sou, porém, na vida, no cotidiano
    e através do que por vezes escrevo.

    ResponderExcluir
  9. Trabalho na área da EDUCAÇÃO. Por 18 anos dediquei-me ao E.M. participando ativamente e amorosamente dos conflitos e descobertas do adolescente, o desafio do vestibular, das 'escolhas'... Bem, aos 51 anos, meu caminho trouxe-me para a EDUCAÇÃO INFANTIL, fato que devolveu-me o OLHAR para o mundo que me cerca: redescobri cores, odores, texturas, fantasias, trabalhos manuais, lidar com a terra / plantas / animais / músicas /contação de histórias / teatro / fantoches... etc... etc... Bem, despertei para a simplória complexidade do universo CRIANÇA e, transformei-me numa ao 'reexperimentar' os pequenos e grandes MILAGRES cotidianos, a MAGIA que envolve cada toque, odor, gosto, cor, estação. Enfim, minha vida voltou a ser ENCANTADA! ... Percebi a grande importância de 'aprender' a olhar o BELO, a sentir o BELO, a desejar o BELO... Atualmente, nos acostumamos aos horrores 'corriqueiros' da sociedade humana e as crianças também adaptaram-se ao que é FEIO e o pior é que não lhes ocorre uma outra realidade mais amena, agradável ou BONITA. Ao observar isso, desenvolvi, com minha turminha, um PROJETO ao qual chamei de EDUCANDO COM AÇÚCAR, COM AFETO (feito uma canção de CHICO BUARQUE): experimentamos os prazeres da QUIETUDE, das BELEZAS que compõem nosso cenário diário, dos 5 sentidos, das percepções, das emoções, do corpo, da higiene, da paz, do sentimento de missão cumprida, da sociabilidade, da consciência limpa, do coração leve... Creio que só haverá uma mudança social, se nos acostumarmos ao prazer de OLHAR O BELO ou do que pode tornar-se BELO. Quem que, conhecendo a BELEZA, conforma-se com a FEIURA, com o HORROR, com o TERROR... A PEDAGOGIA DO OLHAR É CAPAZ DE HUMANIZAR A SOCIEDADE HUMANA, pode acreditar!

    ResponderExcluir