11 de nov de 2013

Prática da Lembrança de Si


Imagem: Pinterest

Esta foi uma prática que comentei no encontro de Outubro, é originária do Zen Budismo, muito simples e eficaz para nos trazer para o aqui e agora, reduz a ansiedade e contribui para o estado de Presença.

Durante seu dia, a cada vez que passar por uma porta (dentro ou fora de casa), chame seu nome mentalmente e pergunte: "Onde está você?"

Responda mentalmente:"Eu estou aqui."

Respire profundamente, e continue o que estiver fazendo.

No começo é normal esquecer algumas vezes, mas insista e continue. Se estiver sozinha e quiser experimentar fazer usando sua voz, o resultado é mais intenso.

Perceba com a prática, como a qualidade dos seus dias vai mudando...

Eu já pratico há tempos e posso dizer que a mudança é impressionante! Quando passo por uma porta nem preciso mais me chamar, já respiro fundo e “estou aqui”!


P.S.: Obrigada pelo carinho de todas, às vezes a vida nos dá uns chacoalhões para ver se aprendemos, não é? Aos poucos tudo vai voltando ao normal.


17 comentários:

  1. Oi Cris,
    Belo exercício!
    A vida é assim amiga!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, fazendo uma visitinha pra
    te desejar uma ótima semana.

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Cristiane!

    Que legal, não conhecia essa prática e a colocarei em meu dia a dia a partir de hoje.
    Depois te conto os resultados, ok?
    Muitas portas para seu conhecimento então!
    Mariângela

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris:
    Vou experimentar, pra ver o que acontece.
    Apesar de sempre tentar vivenciar o aqui-e-agora, desde que fiz especialização em Gestalt-Terapia.
    Essa abordagem psicológica tem exatamente esse objetivo: estimular e incentivar a gente a viver e desfrutar o momento presente.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  5. Olá Cris,
    Gostei muito da proposta, ultimamente ando querendo ajeitar o futuro, rs. Vou treinar desde já!
    Beijo grande e feliz com sua recuperação, boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Gostei!
    Que estejamos, sejamos e agradeçamos!

    Lindo dia pra vc :)

    ResponderExcluir
  7. Em forma de rima:
    Gratidão pela admiração a meu poema oração
    Pode sim aqui publicar para fazer circular
    Me manda um e-mail para ele eu lhe enviar

    tinabaucouto@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Cris,
    Adorei a ideia e vou colocar em prática já.
    O que aconteceu com vc. Só voltei realmente ao blog ontem e estou vendo que algo aconteceu. Espero que vc esteja bem.
    Tenha uma ótima noite.
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  9. Cris minha amada, que lindo isso, nossa fiquei emocionada, meu olho está cheio de lágrimas...nem sei porque. Ou até sei. Acho que essa coisa de chacoalhar as vezes é demais para mim. Chacoalhar para poder me situar, quantas vezes já passei por isso. Vou praticar! Beijo minha querida e obrigada por compartilhar de sua sabedoria, sempre tão generosa...
    Denise - dojeitode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Que prática fantástica, não conhecia...vou aderir, pois deve fazer muito bem!!!bjs

    ResponderExcluir
  11. Que bom que voltou!! Senti sua ausência...espero que esteja bem melhor, desejo isso, o bem e saúde sempre!
    Tem pessoas que acham que só porque é blog e não conhecem pessoalmente não se deixam embalar pela amizade e carinho. Sou ao contrário! Quero sempre fazer parte!!! Importante é fazer amigos, trocar ideias e gentilezas não é?
    Vou tentar praticar!!! Preciso de algumas melhoras!!
    Eu aqui sempre aprendo contigo, que bom e feliz!!!
    Mil beijos e sempre esperarei por suas palavras carinhosas.
    Cris
    http://criscriacoisas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, Cristiane. Um ótimo exercício para situar-se no aqui e agora, além de ser algo bem simples.Vou fazer. Obrigada por partilhar. Abraços. Paz e Luz

    ResponderExcluir
  13. Essa vai ser fácil, eu converso comigo o tempo todo...

    Beijão e bem vinda de volta, Doutora querida!

    ResponderExcluir
  14. Cris:
    Vim responder seu comentário:
    NÃO tenho nada de espanhol, rsrsrsrs.
    Por parte de pai, sou descendente de sírios-libaneses.
    E por parte de mãe, de italianos.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  15. Olá Cristiane.
    Ainda bem que já recuperou e está de volta.
    Não sabia que se tinha ausentado, mas como dei por sua falta passei agorinha para visitar.
    Também tive uns dias para esquecer no principio da semana, mas tudo vai bem agora, acho.
    Vou experimentar, ando sempre muito stressada, espero que resulto também comigo.
    Muitos beijinhos e uma excelente quinta feira para você

    ResponderExcluir
  16. Cris, passei para te desejar um bom feriado!

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Adorei conhecer seu blog!!! E vou tentar por em prática o que vc propôs, para ver o que acontece.

    Beijos, Sheyla.

    ResponderExcluir