14 de dez de 2013

Você Conhece os Parabenos?



Os Parabenos são uma família de produtos químicos que agem como bactericidas e fungicidas, utilizados como conservantes pela indústria de alimentos, cosméticos  e medicamentos.

Eles pertencem à classe dos ésteres, e os mais comuns são:  metilparabeno, propilparabeno e o butilparabeno.

A questão polêmica que envolve estes produtos é uma provável associação entre seu uso e a ocorrência de câncer (principalmente o de mama).  Já existem alguns estudos que parecem mostrar esta associação, mas a Organização Mundial de Saúde disse que ainda não há provas cabais para proibi-lo.

Mas também existe uma forte pressão das empresas para continuar seu uso, visto que eles são conservantes de baixo custo.

O que já está provado é que causam alergia cutânea e o envelhecimento precoce da pele e dos cabelos. 

Muitas pessoas têm alergias e problemas de pele,  ficam trocando a marca dos produtos sem melhora, por não saber que a presença destes ingredientes pode ser a causa.

Não é um paradoxo, você comprar um cosmético caríssimo e ele ter um ingrediente que causa o envelhecimento precoce da pele?


A  recomendação atual é que na dúvida, se possível evitemos consumir alimentos e cosméticos que incluam esse ingrediente.  

Basta olhar na lista de ingredientes no rótulo da embalagem. Algumas empresas já estampam “sem parabenos” ou “sem derivados de petróleo” em seus produtos. 

Vou mostrar algumas empresas que são conhecidas por não utilizar estes ingredientes. Eu não ganho nada com propaganda, tá? Vou falar do que uso e conheço.



Maravilhosa, tradicionalíssima, todos os ingredientes são orgânicos. A linha de cuidados faciais à base de romã é a que utilizo atualmente, mas todos são excelentes e com aromas deliciosos. O preço de alguns produtos não é muito acessível mas duram muito.



Uma das marcas que utilizo, os produtos são excelentes e o preço mais acessível. Tem toda a linha de cuidados corporais, faciais e cabelos. O shampoo de maracujá é um dos meus preferidos, o de lavanda também. Os hidratantes  corporais são ótimos. Os aromas são incríveis!


Pharmacosmética

Esta marca é uma das que utilizo também, tem toda linha de higiene oral, corporal, cabelos... e o meu creme dental favorito é o de própolis verde e clorofila. 

Alva Cosmeticos

Um dos melhores fabricantes de maquiagens do mundo, somente com ingredientes naturais e orgânicos. De origem alemã, agora também no Brasil. Comparando com outras maquiagens famosas e que não são saudáveis, o preço é justo.


Surya  
Geralmente as pessoas conhecem apenas a Henna desta marca, mas tem uma linha completa de ótimos produtos  para o cuidado com os cabelos e corpo, os preços são muito acessíveis. 




Desta linha só experimentei o shampoo e o condicionador até o momento, e são maravilhosos…Com ingredientes específicos para cada tipo de cabelo. O preço é bom e duram bastante porque são concentrados. Os aromas também são uma delícia!


Est
Linha de cosméticos de origem japonesa agora no Brasil, vale à pena experimentar, os produtos são excelentes.

Kaedo
Esta empresa faz produtos para cabelo para uso profissional em salões de beleza. Mas também podem ser usados em casa. Livres de derivados de petróleo.

Kapeh em maia quer dizer Café. Todos os produtos tem este ingrediente em sua composição, além de outros ingredientes naturais. Esta linha eu ainda não usei (só gosto do cheiro do café fumegando na xícara…) mas algumas amigas que já utilizaram elogiaram.


MBoah

Toda linha de produtos para cuidados corporais com ingredientes naturais e preocupação com a sustentabilidade. Esta também ainda não utilizei, mas tive ótimas referências.


Visite nossa página Beleza Consciente, onde você vai encontrar dicas de produtos de higiene e beleza cruelty-free e ecologicamente corretos.  E também dicas de como descartar e reaproveitar os produtos e as embalagens. Toda semana tem novidades. É só clicar aqui.

Espero ter ajudado você a começar a semana já pensando em cuidar amorosamente de si mesma e de tudo ao seu redor.




14 comentários:

  1. Obrigada pelo alerta, querida.
    Não conheço nenhuma dessas marcas, pelo que, suponho que não são comercializadas aqui.
    Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Já sabia que o tal parabeno é prejudicial a saúde, bem como todos os derivados do petróleo. Agora, o que é um absurdo, - mas não surpreende - é as empresas insistirem em usar esses produtos apenas pensando no baixo custo. Já usei alguns produtos da Bio Extratus, e são bons, já os outros eu ainda não conheço. Podemos começar a cuidar de nossa saúde e meio ambiente recusando toda porcaria e veneno que tentam nos empurrar no dia a dia.
    Beijo querida e boa semana,,,
    Denise - dojeitode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Na verdade tive boas ideias de presentes de Natal... mas claro que eu também ganharei um!... rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Cristiane,

    Que dicas maravilhosas, gostei muito e já passei para as filhas.
    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  5. That's really interesting! I'm going to look into that who issue and check my products!

    ResponderExcluir
  6. Excelentes dicas, Doutora querida! Eu já uso um óleo de massagem da Weleda, o de arnica, e é delicioso, me ajuda muito com dores... Cosméticos eu não uso nenhum, nem me lembro a última vez que comprei um creminho... Quando compro até estraga, acredita? Vergonhoso, eu sei... Mas adorei o post. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Boa semana minha amiga!!!!
    Então, a pomada de assadura da Maria é da Welleda e até esses dias eu só limpava ela com algodãozinho e água morna na hora de trocar a fralda...
    Agora, mudando de assunto, ameeeeiii Jane Eyre, meu Deus... Mas fiquei com uma imagem boa do Rochester, achei que ele era vilão... Agora quero ler o livro também...

    ResponderExcluir
  8. Oi Cris,
    Não sabia dos parabenos e destas empresas só conhecia a Weleda. Estou precisando me atualizar.
    Tenha uma ótima semana.
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia!
    Vlw por compartilhar e sigamos cuidando de nós, dos outros, do planeta em que habitamos e seres que devemos respeitar e amar :)

    ResponderExcluir
  10. Oi Cris,
    Fiquei assustada com a quantidade de produtos que tem por aqui com derivados de petróleo
    como fazer para não consumir?
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Cris lindeza, que legal esse post!!
    Obrigada por tantas informações importantes, nem sabia disso! Vivemos num mundo onde se quer ganhar muito pagando pouco as custas da saúde dos outros, pra quê né? Se você tiver qualidade aliada a bons preços fica tudo mais simples! Tenho até medo do que tenho visto e estamos expostos a tantas coisas ruins, triste!!
    Ainda não conheço nenhum desses produtos que postou, achamos em farmácias normais ou só em lugares apropriados?
    Grande beijo, Ótima semana!!
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris,
      fico feliz que tenha gostado, foi bem trabalhoso fazê-lo mas acho que é importante.
      Olha querida, estes produtos você encontra em perfumarias grandes ou farmácias de manipulação, e também em lojas especializadas ( a Weleda, a Vyvedas têm lojas próprias tanto na rua como em shoppings) ou através do site. Logo abaixo de cada imagem há o link para o site da empresa, onde você pode obter maiores informações.
      Bjs

      Excluir
  12. Não pensei que fosse tão sério, eu sempre
    tenho um ditado que me deixa de pé atrás com algumas coisas ,
    que é onde há fumaça há fogo, imagino que tenha um certo perigo.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Cris:
    Passando pra agradecer sua participação na Sinopse Semanal.
    Já inclui seu link, ok.
    Realmente esse post é de Utilidade Pública.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir