12 de fev de 2014

Cuide do Seu Coração Principalmente no Verão!



É verão e o sol brilha lá fora, enquanto por dentro brilha o coração. Sol irradiando luz e calor para animais e plantas, coração irradiando sentimentos amorosos e produzindo alegria.
Na medicina chinesa, cada estação do ano tem um órgão  que é mais solicitado. O coração está ligado à energia do fogo, que não tem forma definida mas é insuperável em luminosidade. É o órgão símbolo do verão. E por ser mais solicitado, pode entrar em desequilíbrio.



E como isso se manifesta?
No aspecto físico surgem: má circulação, extremidades frias, sensações inexplicáveis de frio e calor, varizes, hemorróidas; e também problemas no próprio órgão (arritmias, anginas, etc...).
No emocional: frieza com as pessoas, comunicação difícil, dificuldade de posicionamento diante do mundo, incapacidade de concluir o que foi iniciado, descaso pelos sentimentos (próprios e dos outros), desejos e paixões incontroláveis que atrapalham outros objetivos...

Como podemos equilibrar a energia do coração?


Do ponto de vista alimentar, o sabor que tonifica o coração é o amargo. Inclua algum destes na sua dieta: Café (apenas 1 xícara pequena já é suficiente), chimarrão, chá,  infusão de cascas de limão, couve, catalônia, radicchio, escarola, jiló e…chocolate! Mas só o meio-amargo e os que tem alto teor de cacau.

Segundo a medicina chinesa, durante o verão os exercícios devem ser leves, o corpo já está muito quente e não deve ser super aquecido, pois isso desgasta o coração e esgota a energia vital. Nada de “derreter” na academia, os exercícios mais fortes devem ser reservados para as estações mais frescas e o inverno.

Durante o dia, a cada 2 horas um órgão está sendo tonificado, é um período onde ele se livra das toxinas para receber mais energia. O horário do coração é da 11 às 13 horas, coincidentemente o período mais quente do dia. Portanto, neste período não o sobrecarregue, faça uma refeição leve (incluindo um alimento amargo) e descanse um pouquinho.




No alfabeto chinês, coração e mente são a mesma palavra: pensamentos são movimentos do coração. 

Por isso, nada supera a importância da calma para a saúde!

Diz o I Ching: "Todo pensamento que transcende o momento faz sofrer o coração.”

Cuide bem do seu coração, pois é uma forma de estar em contato com nossa natureza mais íntima e ao mesmo tempo com o espírito divino que o habita.


Para este post usei trechos de "Meditando na Cozinha"  de Sonia Hirsh (que já indiquei aqui), mesclados com meus próprios conhecimentos de Medicina Chinesa.









19 comentários:

  1. Oi Cris,
    Adorei as dicas. Meu problema é que não gosto de alimentos amargos.
    Bjs e um ótimo meio de semana para vc.

    SORTEIO DE UM BABY-LISS. PARTICIPE!
    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  2. Voltei...
    Esqueci de dizer que estou lendo o livro e amando!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Cristiane,

    Assunto muito interessante, muito legal. Gosto muito da medicina chinesa, é onde sempre procuro me guiar, comigo funciona uma maravilha. Creio no relacionamento dos alimentos com a saúde e com o equilibrio da energia. Devemos da prioridade aos alimentos não pelo sabor, como normalmente fazemos, mas pela sua função no corpo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Cris,
    Não conhecia metade dessas informações, obrigada por compartilhar!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Preciosos ensinamentos.Li e vou praticá-los.
    Obrigada pela partilha, Cris.
    Bela semana.
    Calu

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris!

    Muito interessante a postagem. Eu não fazia ideia dessas informações. A parte emocional realmente faz todo sentido, pois tenho alguns sintomas no verão. Deve ser por isso que não gosto da estação hehe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Cris, uma foto maravilhosa dos incríveis campos da Provença e um texto didático construido numa base quase poética. O resultado foi perfeito.

    Obrigada pelo seu carinho, pela sua companhia. Sem eles o blog não teria razão de ser.
    Um grande beijinho da Nina

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante não sabia. Boas dicas.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  9. Dicas ótimas Cris, precisamos cuidar bem do nosso ♥!!!
    Lindo a imagem desse campo de lavanda!
    bjus!

    ResponderExcluir
  10. Nosso corpo é uma máquina que merece todo
    cuidado e respeito .
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Cristiane!
    Postagem super legal , ainda mais abrindo com esta imagem linda dos campos de lavanda! cuidar do coração, dos relacionamentos, tudo de bom sempre...amei as dicas e curto muito também Sonia Hirsch...um beijão!

    ResponderExcluir
  12. Realmente, Doutora querida, eu sinto que meu coração se esforça muito mais no verão - o calor judia do coitado. Mas só fisicamente, graças a Deus! Agora: café e jiló são comigo mesmo - adoro alimentos amargos. Um porém: será que cerveja SEM ÁLCOOL conta? Geladinha é tão boa...Adorei o post.

    Beijos e tenha um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  13. Oi Cristiane !!! Adorei o post, otimas dicas, ja compartilhei com a familia. Você ja tem sua pagina no facebook ? Assim poderia compartilhar com amigos e familia, são tantas informações valiosas...Não sei se percebeu, mas soh estou agora com o blog C'est ma Provence, não estava conseguindo dar conta dos dois blogs, melhor cuida de um, mas que seja bem bacana. Bisous de la Provence, até breve ! Petria

    ResponderExcluir
  14. Ahhh, que leitura deliciosa!!

    Adorei saber um pouquinho mais!!

    Li para minha mãe que também adorou e vamos lá...muita comidinha amarga (só não gosto do chimarrão)...

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  15. Adorei aprender que coração e mente são a mesma palavra no alfabeto chinês. Um coração amargurado certamente geram pensamentos cheios de amarguras e rancores...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Amei esse post!!!
    Por isso que quando a gente fica ansiosa sente até um aperto no peito...
    A gente quer tentar controlar o que nem aconteceu e que talvez nem aconteça...

    Cris, não tenho conseguido entrar todos os dias, às vezes já deixo mais de um post pronto durante o soninho da Maria...
    Mas estarei sempre que der aqui...
    Adoro você e suas palavras, seus pensamentos leves e seu carinho minha amiga!!!

    ResponderExcluir
  17. O livro que estou lendo, A Melhor História Está Por Vir, vais gostar!!!!

    ResponderExcluir
  18. Lindo isso! Obrigada por dividir essa informação. Cuidar do nosso coração beijos.

    ResponderExcluir
  19. Interessante saber mais sobre os pensamentos e o coração. No verão, tudo parece mais acelerado, eu sinto assim. Gostei de saber sobre os alimentos amargos, realmente, um equilíbrio.

    ResponderExcluir