Filme - Jung, Questão do Coração

Jung - Questão do Coração
Versátil Vídeo
2014

Esta jóia preciosa ficou fora de catálogo por muitos anos e foi relançada em DVD. Já assisti inúmeras vezes e a cada vez uma descoberta, um novo insight.

É muito mais que uma biografia linear de Carl Gustav Jung, o fundador da Psicologia Analítica, é um retrato apaixonante deste homem, através de imagens  de arquivo e entrevistas com familiares, amigos, antigos pacientes e outros analistas que foram seus contemporâneos.

O documentário foi feito em 1983, quando muitos dos seus discípulos diretos ainda eram vivos. Inclusive há entrevistas com a analista Marie-Louise Von Franz, uma das maiores divulgadoras do pensamento junguiano.

Eles abordam principalmente aspectos menos conhecidos de sua personalidade de forma muito franca, tornando-o incrivelmente humano. 

E ainda há trechos com o próprio Jung falando sobre sua vida, suas descobertas e contando vários casos clínicos. Em certos momentos do filme nos sentimos como se estivéssemos tendo uma aula magna de Psicologia dada por ele!

E nos Extras, ainda há duas entrevistas inteiras concedidas por Jung cerca de um ano antes de sua morte. Uma para a BBC de Londres e outra muito particular, para uma artista plástica que o visitou em Bollingen.

Um material de valor inestimável para profissionais e também para pessoas interessadas em psicologia. 

Recomendadíssimo, principalmente para as participantes dos grupos!





7 comentários:

  1. Sabe por que eu também gosto de te acompanhar por aqui????
    Porque tu me enriqueces e me deixas mais culta.
    É maravilhoso encontrar alguém que nos encaminha para um aprimoramento,assim como tu o fazes!
    Beijão,coisa mais querida!!!!

    ResponderExcluir
  2. Achei no youtube, agradeço a preciosa dica, bjus ;)

    ResponderExcluir
  3. Mesmo não sendo psicóloga, está aí uma boa oportunidade de aprender e conhecer um pouco mais, o que é sempre bom!!! O livro anterior não consigo encontrar por aqui, vou deixar para comprá-lo quando for a SP.
    Beijo querida,
    Denise - dojeitode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Cris amada, obrigada pelas dicas, você é sempre tão carinhosa... e quanto as atualizações, continuo não recebendo as suas, mas percebo que aconteceu com mais outros dois blogs também. Mas tudo bem, não me incomodo de passar por cada um, pois se tentar arrumar, sou capaz de criar ainda mais problemas.
    Beijo amadinha, tenha um lindo dia!
    Denise - dojeitode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Crisssss, tudo bem com você?
    Querida, estou bem é que desde que voltei da França estou "organizando" minha vida, e carnaval resolvi descansar. Mas está tudo bem graças a Deus. Que saudades daqui.
    Agora vou voltar ao meu ritmo. Um beijoooooo em você.

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris,
    Não sabia deste filme. Vou ver se encontro para assistir.
    Não sei o que está acontecendo, mas seu blog travou no meu blogroll e está parado no post sobre o filme "Colcha de Retalhos". Já tirei e recoloquei o seu blog, mas ele continua travado. Hj notei que o mesmo está acontecendo no blogroll da Claudiaroma.
    Bjs e um ótimo final de semana para vc.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir