28 de jun de 2014

A Iniciação na Selva Subterrânea - A Donzela Sem Mãos Encerramento do Ciclo Mulheres que Correm com os Lobos

Terminamos este longo ciclo. Um lindo processo de transformação vivido por cada uma das participantes nos últimos 18 meses. 

Na primeira parte do encontro trabalhamos o capítulo 14, baseado num conto impactante dos irmãos Grimm. Se você não tem o livro, poderá ler o conto aqui.
Este é um capítulo muito longo e complexo, seria impossível abordar todo o conteúdo aqui.
Mas um dos pontos principais é o pacto sinistro que às vezes fazemos enganando à nós mesmas, levando à mutilação da alma. A donzela perde as mãos, significando que a partir daí todo o processo estará fora do controle da consciência, perdeu-se a capacidade de moldar a própria vida.
Para podermos sair desta situação é necessário um longo mergulho dentro de si mesma, uma jornada na floresta escura repleta de perigos. Se formos bem sucedidas, poderemos recuperar as mãos como a donzela, ou seja, recuperar a capacidade de cuidar da própria vida, mas agora numa condição diferente, num outro nível de consciência.
Essa volta se dá através do reencontro do Rei com sua esposa e o filho, mostrando que nesse processo houve o resgate de um aspecto íntegro e amoroso (o Rei) e o nascimento de novas possibilidades de existência (o bebê).




Este conto nos alerta que não existem atalhos para o caminho do auto-conhecimento, aquilo que parece um “ótimo negócio” à primeira vista, pode ser uma grande armadilha. 
O que moveu os pais da donzela a fazer o pacto foi a avidez. A avidez nos coloca no estado de velocidade, de desconexão com nossa essência, pois quem está ávido por algo, quer aquilo logo, não é? E acaba não medindo as conseqüências. 
Sem falar que a separação entre o desejo e a obsessão é  uma linha muito tênue. É preciso muita atenção e cuidado para não ultrapassarmos essa linha.


Como podemos evitar esse engano? 
Através do estado de Presença. Sair do piloto automático, permitir-se parar, respirar, refletir, reconectar-se com seu centro. Essa é a saída. 


Relembramos as várias práticas de integração físio-psíquica que realizamos neste ciclo e que nos ajudam a cultivar esse estado. Na página Corpo e Mente vocês poderão ter acesso a várias delas, com o passo a passo.

Apesar do Jogo do Brasil, tivemos uma presença expressiva e a maioria escolheu permanecer para a vivência de encerramento. Fizemos então um balanço deste percurso, mesmo sabendo que perderíamos o primeiro tempo do jogo. Depois passamos às dicas para as que desejam seguir neste caminho.

Foi uma troca de experiências riquíssima,  que me deixou profundamente tocada. Pudemos compartilhar o processo de cada uma, os desafios, as vitórias, as transformações, foi muita emoção

Queridas amigas, foi maravilhoso realizar este trabalho com vocês, um grande aprendizado para mim também. Este grupo é muito especial, por sua característica de acolhimento amoroso, respeito e alegria. Vocês poderão ver as fotos do nosso grupo aqui.

Que vocês levem o cuidado amoroso para suas vidas e para tudo ao seu redor. 


P.S. O Capítulo 13 - não foi trabalhado em grupo, pois pede um trabalho individual. Em breve faremos um post com todas as orientações.



8 comentários:

  1. Cris,
    confesso minha avidez em querer participar dos maravilhosos estudos que vcs desenvolvem.As etapas aprofundadas, o empenho e as descobertas são passos preciosos para o desenvolvimento pessoal.Quem sabe um dia eu possa integrar essa conectada matilha.
    Um abraço,
    Calu

    ResponderExcluir
  2. Querida Cristiane!
    Certamente, vivencias preciosas!
    Te contei que comprei o livro e já estou a ler, também presenteei a uma amiga, que gosto muito, para que depois possamos conversar sobre a leitura.
    Você me inspira tantas coisas boas! Obrigado por compartilhar!
    Felicidades a todas vocês!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Mesmo distante acompanho teu trabalho e isto tem me ajudado muito.
    Bjs e ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns , Cristiane . Trabalho profundo . Crescimento . Bem -querer . Paz e alegria é o que nos passa . Beijos

    ResponderExcluir
  5. Cris,
    Perfeito como sempre, hoje precisava ouvir essa de sair do piloto automático.
    Espero que teu filho esteja melhor! Um beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde
    Boa dicas e conselhos , Boa tarde e
    uma ótima semana.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Cristiane!
    Não sou uma pessoa ávida, acho que nunca fui!
    Teu post foi um alerta para mim, pois muitas vezes vivo "no piloto automático" e isso estagna o crescimento.
    Mesmo após o encerramento desse ciclo, desejo muitas alegrias e bençãos para esse grupo.
    Te desejo um lindo dia.
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  8. Penso no privilégio das integrantes desse grupo! Nos últimos anos saí do piloto automático e tenho tentado viver mais simples, mais próxima do deslizar das coisas, da vida. Mas ainda falta-me muito, tenho dificuldade de me aquietar, encontrar meu centro. Muitos problemas de saúde que tenho se evaporariam, creio, se conseguisse atingir esse estado., Vou dar uma olhada depois no seu "Corpo e Mente"...
    Abraço!

    ResponderExcluir