Para Rubem Alves Com Amor

Durante as férias recebi a notícia de sua passagem. Lembrei-me do quanto aprendi e amadureci com sua ajuda e senti um misto de tristeza, gratidão e saudades.

Estava justamente lendo “Ostra Feliz Não Faz Pérola”, uma coletânea dos "pensamentos-brinquedo" deste educador,  teólogo, psicanalista, escritor… um homem da renascença.

Logo pensei em fazer um post, mas um único post não seria suficiente, então preparei uma série de trechos de suas falas, algumas de suas belas histórias e a indicação de dois de seus livros que são os meus favoritos. Irei publicando ao longo do mês.

Para começar, compartilho com vocês o vídeo de uma de suas últimas entrevistas, feita para o filme Eu Maior. Quanta poesia, sabedoria e beleza do velho que se fez menino…



Que você esteja cercado dos passarinhos e dos ipês-amarelos que tanto amava. Suas pérolas ficarão, o tesouro que nos deixou será compartilhado e ajudará a trazer luz para nosso mundo. 


Obrigada Mestre, muito obrigada!






9 comentários:

  1. Olá Cristiane,
    obrigada por compartilhar tanta beleza e sabedoria
    abraços,Sônia.

    ResponderExcluir
  2. Há muitos anos, eu pensei em fazer uma horta.

    Comecei a pesquisar sobre hortas...então, acidentalmente li em algum livro de jardinagem o texto "Sobre rosas, formigas, tamanduás..."

    Daí em diante, sigo apaixonada por essa pessoa tão bonita que virou uma linda estrelinha...(as estrelinhas não morrem não é mesmo? elas brilham e brilham e brilham...sempre...)

    Cris, querida, tenha um radiante domingo!
    bom retorno!!

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  3. Digo Amém a cada palavra aqui escrita, Cris. O grande Mestre estará sempre presente em suas infinitas pérolas espalhadas.
    Um abração,
    Calu

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris,
    Que belo começo de homenagens porque suas pérolas atravessarão gerações!!
    Bjs e boa semana!!

    ResponderExcluir
  5. E que todos nós tenhamos um momento de ostra para termos a oportunidade de fazer de nossas dores belas pérolas. Um eterno mestre que ficará para sempre em nossos corações...
    Parabéns pelo post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. OI Cris,
    Linda homenagem. é uma pessoa que fará muita falta.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Sabe Cris, quando leio as coisas dele, sinto que algo me toca profundamente mas nunca li um livro desse ser espetacular que fala com tanta sabedoria sobre vida.
    Uma pena que em 1 semana tenhamos perdido 3 belos escritores, Rubem, Ubaldo e Suassuna. Estão juntos fazendo encontros literários e poesia!!
    Beijos querida e uma linda e vibrante semana!
    Cris

    ResponderExcluir
  8. Cristiane , também sempre gostei da escrita e da pessoa do Rubem Alves . Tenho vários posts com fragmentos de textos dele no meu espaço . O vídeo é encantador . Deixo um pequeno trecho contido no livro Presente : " Uma gota de orvalho não me faz viver ou morrer .Mas sua magia me enche de gratidão , e penso que valeu a pena o universo ter sido criado por causa daquele milagre fugaz ." Beijos .

    ResponderExcluir