8 de set de 2014

Exercícios para Depressão, Ansiedade e Pânico


Todo  mundo diz que exercícios físicos são benéficos para a saúde. Mas o que nem todos sabem é que as atividades físicas são fundamentais para  o tratamento da depressão, ansiedade e pânico.
Há estudos publicados mostrando que os pacientes que praticam atividades físicas moderadas, como por exemplo: caminhada, bicicleta, natação, hidroginástica, dança... por pelo menos 45 minutos, três vezes na semana, respondem muito mais rapidamente ao tratamento e necessitam de 30% a menos de medicamentos! 
E a chance de recaída cai vertiginosamente. Também são muito eficazes para a  prevenção destas doenças. O nosso corpo não foi feito para ficar parado!


Como isso acontece?

Quando fazemos exercícios, o coração acelera e a temperatura corporal aumenta, fazendo-nos transpirar. Esse é o sinal para o aumento da produção de endorfina na hipófise. Este neurotransmissor circula entre os neurônios transmitindo a sensação de tranquilidade e alegria.

Durante a prática esportiva também sobem os níveis de cortisol. Este hormônio está relacionado às tensões, produzido pela glândula suprarenal e percorre todo o corpo. Ele estimula a hipófise a produzir mais endorfina. Assim, a sensação de calma e a alegria permanecem mesmo depois que os exercícios terminam.

Além disso, as endorfinas ajudam a normalizar a produção de serotonina, justamente o neurotransmissor que está reduzido nestas doenças.

Nosso corpo é maravilhoso, não é? Vamos cuidar bem dele, a alma agradece...





11 comentários:

  1. Tendo esse olhar cuidadoso para o nosso corpo, realçamos as dádivas nele contidas.Não se pode ter atitudes de desleixo e achar que elas não trarão más consequências; a saúde deve ser cultivada todos os dias.Pratico caminhadas e Pilates e me sinto bem com isso.
    Bjos e boa semana, Cris.
    Calu

    ResponderExcluir
  2. Cuidar bem dele é preciso. Mas...NEM sempre o fazemos,rs bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Cris,
    Super concordo com isso, me sinto feliz quando pratico os exercícios físicos.
    Um beijo querida e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. É verdade. Cuidar de nós mesmos é mais importante que cuidar do outro porque eu só posso dar o que tenho... E se eu estiver feliz , saudável e alegre é assim que estarei para o outro.
    Gostei muito
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa dica
    Corpo são mente sã :)

    ResponderExcluir
  6. É verdade Cris, os exercícios me ajudaram muito durante a depressão e o pânico. Lembro-me que nesses dias conseguia dormir bem melhor! Beijo querida e uma excelente semana!
    Denise - dojeitode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Bela postagem Cristiane! eu como professora de educação física, alongamento, aromaterapeuta, sou exemplo vivo de todos estes benefícios...a hora que as pessoas descobrirem isso, olha só que maravilha...é de graça, pode ser feito em qualquer lugar, é a nossa energia vital se reforçando...parabéns por divulgar isso também! quanto ao ylang-ylang, realmente ele é tipo como afrodisíaco, mas como ele tem propriedades que fazem a respiração ficar mais ampla, também entra como protetor, aumentando a nossa aura de proteção atrevés da respiração...beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Cris, concordo com vááárias coisas que escrevesse... E acho que hoje, mais distante da Psicanálise, consigo ver que tem coisas que eles fazem ser densa demais, pesada demais... Às vezes um charuto é apenas um charuto, hihi... Jung é mais leve e acho que a teoria dele conecta mais o homem e o universo e sua história...
    Beijãooo e uma linda semana minha amiga!!!

    ResponderExcluir
  9. Ahhhh e preciso fazer exercícios urgente!!!! Tava pensando em Pilates e natação!!! :)

    ResponderExcluir
  10. Oi Cristiane, até a um tempo atrás esse tipo de artigo não me atraía. Pura preguiça de fazer exercícios e uma certa irritação movida pelo sentimento de culpa por não estar fazendo. Até que a necessidade me obrigou e passei a entender como faz bem, não só para o corpo como para o espírito. Não tenho nenhum tipo de depressão mas fico ansiosa para levantar cedo e ir pra academia, eu que adorava prolongar a manhã na cama até perto do meio dia. Nem me reconheço mais rsrsrs. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  11. Excelente! Vou passar para a minha filha Mariana! Bjo grande, Cris!

    ResponderExcluir