Segunda Sem Carne - Grão de Bico à Italiana e Sugestão de Cardápio Balanceado

na versão original

Sabe aqueles dias em que você chega em casa morrendo de fome, querendo comer uma comida quentinha, bem gostosa e nutritiva, mas está cansada demais para ficar no fogão? 

Então, este prato é a solução, facílimo de fazer, em menos de 15  minutos! Se tiver uma salada bem colorida para acompanhar, terá uma refeição completa, rica em proteínas, vitaminas e sais minerais.

O grão-de-bico apresenta quantidades significativas de todos os aminoácidos essenciais, exceto os aminoácidos com enxofre (como a metionina), que podem ser complementados por adição de cereais na alimentação. 

Também é uma fonte importante de minerais, principalmente cálcio, magnésio, fósforo e potássio, bem como de vitaminas, como a riboflavina, niacina, tiamina, folato e precursores de vitamina A (betacaroteno).

Ele também tem compostos bioativos que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e a obesidade. E de todas as leguminosas é a de mais fácil digestão.

É um alimento nutritivo e muito versátil, são tantas as maneiras de prepará-lo… a presença de grão de bico dispensa a carne na refeição. Ele é um grande coringa da cozinha vegetariana! 
Então vamos lá para esta receita deliciosa.

na versão com cúrcuma, fica todo amarelinho


Grão de Bico à Italiana
Ingredientes
1 caixinha de grão de bico cozido
1 pacote de batatas pré-cozidas picadinhas
azeitonas verdes ou pretas 
1 cebola
azeite de oliva
2 folhas de louro
sal e pimenta do reino

Modo de Fazer
1 - Pique a cebola e refogue em um pouquinho de azeite de oliva juntamente com as folhas de louro. Não deixe escurecer, apenas soltar os aromas. 

2 - Acrescente o grão de bico e refogue um pouquinho,  tempere com sal e pimenta do reino, tampe a panela e deixe cozinhar por uns 2 minutinhos (Verifique se a marca que você escolheu já vem com sal antes de temperar).

3 - Acrescente a batata pré-cozida picadinha e misture delicadamente,  tampe e cozinhe por mais 2 minutos. 

4 - Acrescente as azeitonas, desligue o fogo e misture delicadamente (as azeitonas não devem ferver pois ficam amargas), tampe por um minuto. Acrescente um fio de azeite de oliva para dar aquele aroma. Sirva em seguida para não esfriar.

No dia seguinte ele fica ainda mais gostoso, pois o grão de bico absorve bem o sabor dos temperos.


Sugestão de Cardápio Balanceado
Desfrute dessa delícia com uma boa salada colorida! Sua refeição estará completa. Se for um dia mais frio, você pode substituir a salada por legumes no vapor ou uma verdura de folhas escuras refogada. Terá todos os nutrientes necessários para a boa saúde. Se incluir um suco de frutas cítricas ou uma fruta na sobremesa, será perfeito.


Dicas
Se não gostar de cebola, pode apenas refogar o louro num pouquinho no azeite para aromatizar, também fica bom.

Se você quiser dar uma corzinha, pode colocar um pouquinho de cúrcuma em pó, vai ficar amarelinho. Se estiver inspirada, ao invés da cúrcuma coloque um ou dois tomates picadinhos, vai ficar incrível

Existem muitas marcas de alimentos pré-cozidos no mercado, escolha a sua preferida. Eles não tem   conservantes nem corantes, são embalados a vácuo. Algumas marcas já vem com um pouquinho de sal no cozimento.

Mas se preferir, pode cozinhar o grão de bico em casa e estocá-lo no freezer em porções de acordo com a sua necessidade, ele dura até 6 meses congelado. Vai direto do freezer para a panela.

E então, gostaram?


P.S.: Demorei para postar outra receita porque embora já tenha várias prontas para publicação, estou sem tempo de fazer a preparação com aquela produção caprichada para fotos. Além do mais, este não é um blog de culinária, a proposta destas receitas é incentivar as leitoras a experimentar refeições sem carnes, então para não atrasar demais as postagens decidi pegar no pinterest e no google fotos  o mais parecidas possível com o aspecto final do prato. Não descobri a autoria, se alguém souber quem é o autor das fotos, é só dizer para que eu possa colocar os créditos.





7 comentários:

  1. Cris, querida!

    Eu amo grão de bico!!

    Nos domingos, na casa da minha avozinha, era o prato principal!!

    Eu nunca fiz com cúrcuma...

    Sua receitinha é rápida e deliciosa...gosto de todos os ingredientes!!

    nhammmmm...

    Tenha uma bonita semana,

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  2. Amo e consumo sempre grão de bico (do de saquinho deixado de molho um dia antes)
    As receitinhas mais mais por aqui são:

    Grão de bico com ovos e batatas cozidas regado de azeite doce

    Rúcula, agrião, alface
    Grão de bico, passas, castanhas
    Azeite doce, mostarda e mel para temperar

    Cebola e pimentão picadinhos dourados no azeite doce, grão de bicos e batatas em cubos cozidos e escorridos por cima, mexendo sempre, um pouco de açafrão picante, um pouco mais de azeite doce, um ovo mexido em uma frigideira para companhar e folhas, muitas folhas

    PS: como carne, na verdade como tudo...rsrs

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristiane!
    Achei a receita sensacional e sabes que só comi uma vez grão de bico? incrível, não lembrava dele e nem sabia de todas as suas propriedades. Se não for te pedir muito, mandas esta receita para mim? não consigo copiar...beijos e até mais!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cristiane,
    Uma excelente opção para a segunda sem carne.
    Gosto muito de grão de bico e, com certeza, gostarei muito dessa salada.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris... adorei essa receita, pois estava procurando algo com grão de bico... e claro que vou experimentar. Obrigada por suas postagens que tem me orientado em muitos aspectos. Inaugurei o retorno do bloguito ontem quando tiver uma tempinho dê uma passadinha l'em casa. Com carinho da fanzoca de sempre... Rê.

    ResponderExcluir
  6. Querida Cristiane
    Adoro grão-de-bico e como toda semana.
    Gostei muito dessa receita, pois é prática e seguramente muito saborosa!
    Quero experimentá-la!
    Te desejo uma ótima noite.
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  7. Olá Cristiane.
    Se sua intenção é incentivar,comigo já funcionou.
    Adoro grão de bico e sua receita é prática e parece bem saborosa, vou experimentar fazer.
    um abraço

    ResponderExcluir