Novembro Azul - Agora é a Vez Deles!


Depois do Outubro Rosa, agora é a vez de cuidar da saúde deles.

Este mês é dedicado à prevenção das doenças masculinas como o câncer de próstata e de testículo, que se detectados precocemente podem ser curados.

Esse movimento surgiu em 2003 na Austrália, pelo fato do dia 17 de Novembro ser o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Próstata.  Essa campanha se espalhou pelo mundo.

Muitos  homens fogem do check-up por preconceito em relação ao exame de toque, mas existem também exames de sangue e de imagem que podem auxiliar no diagnóstico. 

Todos os homens com mais de 50 anos devem realizar o check-up. Se houver histórico familiar de câncer de próstata, recomenda-se a prevenção à partir dos 40 anos.

Como os homens procuram menos por cuidados de saúde, durante esta campanha, aproveita-se a ida ao médico para fazer também o exame para a detecção do diabetes.

Cuide amorosamente dos homens importantes em sua vida: marido, namorado, pai, irmão….e incentive-os a se cuidar.

Esta fase da vida é quando começamos a colher os frutos da jornada e para desfrutá-los é  preciso saúde, não é?




11 comentários:

  1. É sim!
    E a mulherada (esposas, filhas, neta, irmãs, amigas, secretárias...) teem um papel importante e indispensável nesse combate, com o marcar, acompanhar, ficar no pé, conscientizar, arrumar desculpas ou desaforos p eles dizerem no trabalho ou aos amigos pq tem vergonha do exame ou tão somente de estarem se cuidando e tda logística q envolve essa e outras ações com esses adoráveis cabeções...rsrs

    ResponderExcluir
  2. Que sirva o alerta para todos os homens.É preciso! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Linda amiga Dra Cristiane, muito bem lembrado aqui no seu belo espaço, nem todos os homens se cuidam, o meu marido faz todos os anos os exames e entre eles o de próstata, eu digo sempre à ele, "me cuido para não te dar trabalho na velhice e você tem de fazer o mesmo,rsrs", mesmo porque temos um casal de filhos que vivem as vidas deles, não temos de ficar sem nos cuidarmos, se cada um fizer a sua parte tudo ficará bem para todos!
    Tomara que os homens, de modo geral se conscientizem!
    Abraços e tenhas um lindo dia!

    ResponderExcluir
  4. Aplaudo com entusiasmo esta campanha.Já passou da hora da superação de bobos preconceitos machistas que levam muitos homens a sofrerem de doenças perfeitamente tratáveis.Azul é a cor da libertação.
    Grande e importante alerta, Cris.
    Belo dia aí.Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  5. Postagem super interessante...vamos ver como será esta adesão deles, tão resistesntes quando o assunto é cuidar de si! bjs

    ResponderExcluir
  6. Ai, Doutora querida... Pior que é tão difícil conseguir que o "Marildo" vá ao médico!!! É teimoso, diz que sempre tá tudo bem, a gente aqui em casa tem que fazer boicote, tratar quiném criança, senão ele não vai de jeito nenhum... Mas já tá na hora do check up anual mesmo, vamos ter que fazer um terrorismozinho básico aqui em casa...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Que bom fazer essa lembrança, os homens são mais«casmurros» não querem fazer exames, ir ao médico nem
    pensar, mas não é só aos outros que as coisas acontecem, por isso palavra de ordem PREVENÇÃO, BEIJO

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cristiane!
    É preciso desmestificar esse exame e isso somente pode ser feito através da veiculação de informações. A iniciativa do Novembro Azul é bem-vinda!
    Meu tio morreu de câncer de próstata porque se recusava a fazer o exame. Deu no que deu! Pagou com sua vida, mas anterior a isso, muito sofrimento e dor!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  9. Que ela ecoe e se espalhe como o outubro rosa. Tenho assistido a vários programas de tv trazendo o assunto à pauta e assim incentivar o exame e desmestificá-lo.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. É muito válida essa campanha!

    Saúde em primeiro lugar...para todos!!

    beijinhos, tenha uma noite repleta de paz!

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Acho ótima essa campanha, Cristiane. Os homens também precisam ter essa conscientização da prevenção.Afinal, como voc~e mesmo escreveu, " esta fase da vida é quando começamos a colher os frutos e para isso é preciso saúde".
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir