Comunicação Não Violenta - Mudança Radical de Paradigmas

Comunicação Não Violenta
Marshall B. Rosemberg
Ed. Ágora

A última indicação de leitura do ano tem que ser especial, então escolhi um livro que pode realmente mudar nossa forma de estar no mundo e de nos relacionarmos.

Fiz recentemente o curso de Comunicação Não Violenta,  que provocou em mim uma revolução interna. Achei que iria usar essa técnica para ajudar os pacientes, que eu mesma  não precisava. Ah…que ilusão! Percebi que ainda tinha muito que aprender. 

Confundimos observações de fatos com julgamentos, sentimentos com necessidades, não sabemos pedir o que realmente queremos e muito menos receber!

A maioria de nós foi educada no sistema de recompensa e punição, acabamos aplicando esse modo de viver aos relacionamentos, à vida profissional e à educação de nossos filhos, e o resultado que estamos vendo é um verdadeiro desastre.

Muitas vezes usamos manipulações e induzimos culpa no outro para obter o que queremos. E às vezes fazemos de uma forma sutil e nem percebemos... Mas tudo o que é feito por culpa ou vergonha tem um preço alto que nos será cobrado.

Quantas crises conjugais, profissionais e quantas guerras seriam evitadas se aprendêssemos a usar os quatro princípios básicos descritos neste livro!

O autor ensina esta técnica há mais de 30 anos e já foi chamado para resolver conflitos de todos os tipos em todos os continentes. Desde guerras tribais na África até problemas no Oriente Médio, e conforme você vai ver no livro, situações aparentemente insolúveis foram resolvidas de forma muito mais simples do que poderíamos imaginar.

É uma leitura bem gostosa e dinâmica, pois foi feito à partir da transcrição de um dos workshops do Dr. Marshall, com os maravilhosos exemplos do cotidiano e os exercícios para colocarmos em prática este conhecimento fundamental. Você vai se identificar com muitas das situações descritas, eu mesma me vi em vários diálogos! 

Já estou colocando em prática com a família, os amigos,  os pacientes, e a diferença é enorme…

Há vários anos ficava planejando aprender essa técnica e sempre deixava para depois, mas agora fico me perguntando: Nossa, porque não aprendi isso antes?

Uma leitura transformadora! 

Recomendadíssimo para todas e principalmente para as participante dos grupos.

Se você é fluente em inglês, pode assistir a um workshop completo disponível no youtube (aqui), é longo,  vá vendo um pouquinho por dia e faça os exercícios. Vale à pena!




6 comentários:

  1. OI Cristiane,
    Adoro suas dicas de livros.Esse será mais um que vou comprar. O Walden, estou adorando, mas como leio muitos livros ao mesmo tempo, ainda não consegui terminar.
    Bj e ótimo fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Leitura anotada .Meu Primeiro livro para 2015.Obrigada Dra.Bjs

    ResponderExcluir
  3. Um assunto vital para todos nós. Adorei a dica. Beijão.
    Paz e Luz

    ResponderExcluir
  4. Olá,querida Cris!
    Já fiquei daqui bem interessada com esta tua bela sugestão de leitura! Pra mim é um assunto bastante importante,afinal poder evitar conflitos ou resolvê-los da melhor forma possível pode ser uma questão vital e que mexe com o destino de muitas pessoas. Eu mesma tenho vivido isso na pele e sei o quanto eu gostaria de ter mais sabedoria para resolver alguns desses tantos impasses na vida... Com certeza, uma leitura imperdível!Muito obrigada por compartilhar!!! Sempre muito bom passar por aqui!!!
    Beijo carinhoso,minha amiga, e um fim de semana de paz e alegrias pra ti!!!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  5. Cris, muito importante esse livro, há que aprimorar as nossas relações interpessoais, faz toda a diferença,
    beijo amiga e continue dando boas dicas, beijo amiga

    ResponderExcluir
  6. Cris,
    Muito interesse em ler esse livro, comunicação é tudo. E nem sempre tenho uma boa comunicação, percebo que pelo tom de voz que falo uma mesma coisa muda muito tudo. Dica anotada!
    Um beijo.

    ResponderExcluir