Conheça Os Ritmos Lunares e Viva Melhor Seus Ciclos!

Todo mundo sabe que o Ciclo Menstrual interfere no humor das mulheres, mas pouca gente sabe que há alterações específicas em cada semana do ciclo e elas podem ser utilizadas a nosso favor!

Cada semana do ciclo menstrual corresponde a uma fase da lua. Infelizmente, hoje em dia a maioria das mulheres está totalmente desconectada dos ritmos lunares.

O gráfico abaixo mostra com detalhes as mudanças durante o mês, parece complicado mas vou explicar de uma forma bem fácil.

Fonte: Departamento de Psicologia - Universidade da Califórnia

1 - Primeira Semana - Lua Nova
Começamos no primeiro dia do ciclo,  quando chega a menstruação (é aquele alívio!) o humor começa a melhorar progressivamente durante os primeiros sete dias. 

Assim como a lua se recolhe nesse período, sempre que possível, permita-se descansar um pouco pelo menos nos primeiros  2 dias da menstruação, você vai ter mais energia no resto do mês.

2 - Segunda Semana - Lua Crescente

À medida que a energia da lua começa a se fazer mais presente e nosso corpo parece acordar.

Nossa tolerância à dor aumenta, ou seja, se tiver que marcar dentista, fazer depilação ou algum tratamento que envolva desconforto, prefira essa semana, vai ser mais fácil...

Ficamos sensíveis a reações medicamentosas. Se for utilizar algum medicamento que nunca usou antes, tome cuidado nesta fase. 

Também ficamos mais desconfiadas; portanto, se ficar com a "pulga atrás da orelha" com alguém, preste atenção a isso, mas espere esta semana passar e verifique se persiste antes de tomar alguma atitude.

O desejo sexual começa a aumentar.

3 - Terceira Semana - Lua Cheia
Nesta semana acontece a ovulação, geralmente na metade do ciclo. O desejo sexual e o humor estão em alta, assim como a lua brilha cheia no céu.

Logo após a ovulação há menos desejo de fumar. Se você fuma e deseja fazer um tratamento para parar, a fase ovulatória é um bom momento para começar.

As convicções também são mais firmes, então se precisar tomar uma decisão, ficará mais fácil.

4 - Quarta Semana - Lua Minguante

A energia da lua começa a diminuir e nosso corpo se prepara para o recolhimento da próxima Lua Nova.

A TPM  chega e os nervos ficam à flor da pele. Nesse momento evite sobrecarregar sua agenda, evite também situações de conflito e desgastes desnecessários. 

A sensibilidade à dor aumenta, se possível evite os procedimentos dolorosos nesta fase. O olfato também fica sensível, então alimentos de odor acentuado podem nos enjoar (mesmo que sejam alimentos que gostamos).

Também vem aquela necessidade de chocolate... o corpo instintivamente busca o triptofano, um aminoácido importante para a produção da serotonina, o hormônio do bom humor. Mas evite os excessos e prefira o meio amargo ou 70% cacau. O chocolate ao leite tem menos triptofano, você vai precisar comer muito e as calorias...

Algumas mulheres têm avidez por coisas mais salgadas nessa fase, cuidado: quanto mais sal, maior a retenção de líquidos e pior o humor.

Aqui consideramos um ciclo de 28 dias, mas pode ser aplicado a ciclos de outra duração, basta dividi-lo em 4 partes. Por exemplo, se o seu ciclo tem 36 dias, cada uma dessas fases terá 9 dias, certo?

A diferença é que com ciclos maiores fica um pouco mais difícil perceber a influência das fases da lua. Mas à medida que se sintonizar com seus ritmos, a tendência é o ciclo menstrual seguir as fases da lua.

Sempre é bom lembrar que estes  dados são aproximados e representam a média da população, existem variações individuais.

Vou falar mais sobre os hormônios em outro post (este aqui já está bem longo), mas se tiver alguma curiosidade ou dúvida é só perguntar, OK? 

Na página "Em Paz Com a TPM" você encontrará todos os posts desta série. Com muitas dicas naturais para viver melhor seus ciclos.

Tente respeitar os ritmos do seu corpo e aproveite o melhor de cada fase, tudo ficará mais leve...

Você é afinada com os ritmos do seu corpo?


18 comentários:

  1. Ah, mulheres!
    Quantas mudanças né Cris. O melhor é acolher essas alterações e respirar.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Post maravilhoso!
    Sou sim afinada com meus ritmos, é tudo de bom.
    Beijinhos flor.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cristiane!
    Sempre prestei muita atenção aos sinais do meu corpo e sei que vou ovular pq sinto uma movimentação maior em todo o meu abdomem, até formação de gases e também tenho cólicas quando o óvulo passa pelas trompas. Daí tenho que tomar remédio e evitar lactose. Antes de menstruar, sentia que meu corpo inchava e se subisse na balança, estaria uns dois quilos à mais. Eu optei por não menstruar por causa do excesso que até me impossibilitava de sair de casa e sob o risco de desenvolver endometriose.
    Hahahaha estou fazendo uma consulta, doutora!! :D

    ResponderExcluir
  4. Nossa, doutora querida! Quanta informação magnífica! Velha do jeito que estou, tendo passado a vida inteira em consultas das mais diversas e nunca obtive uma explicação tão clara!!! Adorei, vou repassar prás minhas filhotas! Obrigada, novamente o teu blog é uma fonte de informação maravilhosa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Que legal esse post Cris! Eu só sabia da questão da depilação e a dor.
    Gostei de aprender por aqui! Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris,
    Vou favoritar entre os úteis.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Muito para mim esse assunto no momento amiga Cris. Tenho sofrido com os hormônios e alterações de humor e metabólicas.
    Estou inclusive atrás de uma tal Maca Peruana que vi a indicação para TPM no programa de Bela Gil, por aqui, tá difícil achar.
    Já ouvi falar dos benefícios do Cranberry também.

    Aceitos dicas que fujam dos medicamentos calmantes
    Tipo alimentos ou práticas
    Esses destalhes do processo já vão para minha lista de internalização para aproveitamento e fuga das armadilhas
    OBRIGADA AMADA!

    ResponderExcluir
  8. Cris... amei essa postagem e muito esclarecer. Estou dando pausa no anticoncepcional há dois meses para me reconectar ...estou menstruando na Lua Nova. Senti alguns calores e mudanças drásticas de humor... mas fiquei mais introspectiva e intuitiva... boa troca. Aguardo ansiosamente as postagens ref.: cuidados nesse período e que essa postagem seja ainda mais extensa do que essa... porque ADORAMOS. Gostaria de saber qual o melhor chá para tomar nesse período. Um ótimo dia cheio de vibrações positivas e um Carnaval cheio de paz. Um grande abração da fanzoca Rê.

    ResponderExcluir
  9. Detalhe para registro por identificações alheias e busca de respostas:
    Eu fico super a fim de coisas salgadas, não me apetece chocolate na TPM
    E também enjoo de café e adoro tomar café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tina, é verdade, muitas mulheres tem avidez por sal durante a TPM, e isso acontece devido às alterações hormonais do período, mas é uma armadilha. Quanto mais sal ingerirmos, maior a retenção de líquidos e pior vai ficando o humor. Cuidado.
      O olfato também fica sensível, então alimentos com cheiro acentuado como o café nos enjoam.
      Bjs

      Excluir
  10. Oi Dra. Cristiane!
    Precioso post!
    Como é importante prestarmos atenção no ciclo que nos rege!
    Obrigado por compartilhar!
    Felicidades para você!

    ResponderExcluir
  11. Cris,
    como estes ensinamentos me fizeram falta, puxa! Embora fora do ciclo regente, sinto ainda alguns dos sintomas descritos.Vou anotar os detalhes.Obrigada pela partilha.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  12. Muito bem explicado, parecia complicado demais ver o gráfico, mas a Cristiane tornou a compreensão mais fácil,
    beijo amiga

    ResponderExcluir
  13. Olá Cristiane,
    Essa história dos hormónios, por vezes vira a vida duma mulher de pernas para o ar.

    Quero lhe agradecer a visita lá no espaço remodelado, é uma honra para mim.
    bjn

    ResponderExcluir
  14. Querida amiga
    Esse post foi feito para mim e me vi em todas as fases.
    Comecei a tomar óleo de prímula e nesse mês já senti uma grande melhora nos sintomas da TPM!
    Todas as mulheres deveriam ler esse post - perfeito.
    Obrigada por compartilhar.
    Um grande e forte abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante. As mulheres precisam saber mais sobre elas mesmas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Que interessante, Dra. Cristiane!
    É possível observar estas 4 fases em mulheres com síndrome dos ovários policísticos (ciclos completamente irregulares)?
    Adorei conhecer o seu blog. O conteúdo é muito bom. Parabéns!
    Bjs,

    ResponderExcluir