7 de mai de 2015

Bolo Carinhoso


Este foi o bolo que fiz para minhas queridas amigas no primeiro encontro do Ciclo Travessia para Avalon. A receita veio de minha mãe. E na opinião dos meus meninos (o filho e o marido), é o melhor bolo de chocolate do mundo!

Tão fácil e rápido que você pode preparar enquanto bate um papo com a visita e servir quentinho para o café. Até aquelas que acham que não tem talento para a cozinha podem fazê-lo. Tem esse nome pois é gostoso como carinho de mãe.

Ingredientes:
150g de manteiga sem sal
1 xic.  de açúcar
1 xic. e meia de farinha de trigo
3 ovos
½ xic de chocolate em pó
1 colher de sobremesa cheia de fermento em pó
½ xic de leite

Modo de Fazer:
(não precisa de batedeira)

1 – Aqueça ligeiramente a manteiga no micro para ficar macia.
2 – Bata a manteiga com o açúcar até ficar cremosa, acrescente os ovos  (um a um) e o leite e vá batendo até misturar bem.
3 – Peneire juntos: a farinha, o fermento e o chocolate. Vá adicionando aos poucos ao creme e misturando até ficar homogêneo.
4 – Asse em forma média com buraco no meio por 25 minutos em forno médio. Espete um palito para ver se está pronto e retire do forno. É super fofinho e pode ser servido sem cobertura pois tem uma textura sedosa.

Dicas:

Eu costumo tirar a membrana das gemas para não ficar com cheiro de ovo.

Se quiser cupcakes, encha as forminhas só até a metade e o tempo de cozimento é de cerca de 10 minutos. Fiz em forminhas de silicone em formato de coração, ficaram lindos, não é?

Viu como é fácil? Aproveite o final de semana e experimente!



14 comentários:

  1. Ai, ai, fiquei com água na boca, Cris:
    Além de bonito, parece realmente muito saboroso.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ficaram lindos seus corações!!!!
    E vc acredita que hj eu ia fazer bolo de chocolate? Falei ontem para o meu Filho, rsrsrs...
    E vou testar a sua receita!
    Lindo dia!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  3. Hmmmmm;De babar, além de lindo! bjs,chica

    ResponderExcluir
  4. Delicia de receita, já estou copiando minha amiga e obrigada por compartilhar!
    Beijos e abraços apertados!

    ResponderExcluir
  5. Cris,
    adorei a dica e vou preparar pra próxima reunião do Pauta que será no dia 12/05.Depois te conto.
    Ficaram realmente lindos e com uma promessa de gostosuras compridas :)
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  6. Realmente ele merece o nome que tem...só imagino ele quentinho feito pela dona da casa...divino! aproveitando, feliz dia das mães para ti! bjs

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga

    Um bolo para mim,
    já tem o perfume de família.
    E se o mesmo pode ser denominado
    de carinhoso,
    então por si só, já é um presente.

    ___________________________________


    Gostaria de convidá-la a visitar o meu outro blog
    www.semvoceeunaoseria.blogspot.com.br

    Nele estou publicando textos inspirados em músicas.
    Projeto de um livro para acordar sentimentos.

    Se puder, escute a música, leia o poema
    e deixe sua valiosa opinião.
    Amigos sabem ler nossas entrelinhas,
    e muitas vezes nos veem melhor do que
    realmente somos.

    Aluísio Cavalcante Jr.

    ResponderExcluir
  8. Olá Cristiane,

    Que aspecto lindo e delicioso, não sou amante de chocolate, mas é o bolo preferido do neto e vou fazer com certeza!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu fiz e ficou uma delícia!
    Fofinho, e super saboroso! Obrigada por compartilhar!
    Pois a família toda aprovou e com certeza vou fazer muitas vezes...
    (Sábado fui para SP e comprei as forminhas de coração, rsrsrsrs....não vejo a hora de estrear, kkkkk)
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  10. Minha querida, a ideia era passar aqui ontem, queria te deixar um beijo pelo dia das mães, mas para nós que carregamos o feminino sagrado em nossa alma, todo dia é dia, não é?
    Eu amei esse bolinho de chocolate, muito amoroso, vou fazer. Interessante o bolo de chocolate, o cheiro, a textura...é muito carinho de mãe! Tenha uma linda semana! Bjs no coração

    ResponderExcluir
  11. Meus sobrinhos amam bolo de chocolate...vou anotar a receita.

    beijinhos, Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Passando para dizer que não resisti e comprei forminhas de coração, parece que ficou até mais gostoso, kkkk
    E fiz novamente e levei esse link lá no meu Post de hj tbém, kkkkk
    Eu curto muito aqui!!!!!

    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  13. Huummmm...
    Vim voando lá da Alê e fiquei com água na boca por esse bolinho...
    Agora só falta a forminha...

    Abração e ótima semana,
    Márcia.

    ResponderExcluir