A Senhora dos Dez Mil Nomes - Primeiro Encontro - Ísis, A Grande Mãe


Abrimos este novo Ciclo com Ísis, a Grande Mãe, a fonte da vida. Uma das principais representações do Arquétipo do Feminino Sagrado. Conversamos bastante sobre a história de Ísis, Osíris e Horus e seus significados simbólicos.

E a pergunta que nos fizemos foi a seguinte: O que a história desta  Deusa adorada há mais de 5000 anos tem a dizer para as mulheres do século XXI?

Começamos por sua função criadora e regeneradora da vida; afinal, ela conseguiu ressuscitar seu marido Osíris da morte e curar as doenças de seu filho Horus. Tudo através de uma profunda comunhão e harmonia com a natureza.

Mater (Mãe em latim) tem a mesma raíz das palavras Matéria e Matriz. A Terra é nossa mãe. Portanto, a primeira lição é que a Deusa não é um paralelo ao Deus Pai. Ela não rege o mundo, Ela é o Mundo, que se manifesta em toda a Natureza e em cada uma de nós.


Aprendemos também com Ísis que o Amor é como as águas do Nilo que reverdece a terra e renova a vida; e a sua ausência é a seca, o deserto, o caos. O Amor é a única possibilidade de vislumbrarmos a transcendência. "O que a gente ama vira eterno." - bem disse Adelia Prado.

E que o oposto do amor não é o ódio, mas o poder. Sim, onde se disputa o poder, o amor não entra. E onde reina o amor, não há necessidade de poder (Marion Woodman).

A cultura patriarcal excluiu o Feminino Sagrado da consciência desrespeitando o que está relacionado a ele: a Natureza, as Mulheres e a própria Vida. E tudo virou instrumento de exploração e poder.

A única forma de reverter esse processo é integrar os ensinamentos da Deusa, despertando o Amor e passando a reverenciar a vida e o nosso planeta.

Então ela poderá ser conhecida internamente por cada ser humano em sua magnífica diversidade. 


Por este breve resumo vocês podem ter uma idéia de como nossa Roda de Conversas foi rica. Depois de um breve intervalo realizamos as práticas básicas da Medicina Energética para harmonização física, emocional e mental.

E depois fizemos a meditação guiada onde cada uma pôde encontrar com a sua Ísis interna e expressar esse encontro através de uma imagem (que vocês podem ver aqui).

Mais uma vez foi maravilhoso estar com vocês e juntas realizarmos este lindo percurso. 
No mês que vem tem mais! 



11 comentários:

  1. Acredito que todas devam ter saído bem melhores e mais ireflexivas após esse encontro! Gostei! bjs, linda semana! chica

    ResponderExcluir
  2. Com certeza esse foi um encontro muito proveitoso para todas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Deve ter sido muito legal esse encontro Cris. Gostei muito do tema do encontro, e adorei ler teu post.
    Tenha uma ótima semana amiga, bjus!

    ResponderExcluir
  4. Um encontro iluminado mesmo... Que reflita no mundo todo!
    Bom dia!
    Mariângela

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris,
    Sei muito pouco sobre a história de Isis, mas adoro mitologia e vou procurar saber mais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que trabalho mais lindo...maravilha! beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Lindo encontro.
    Infelizmente percebemos ao ler tudo isto, que estamos com uma carência enorme de amor neste momento...
    Mas ele brotará em todos os corações em algum momento, eu acredito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Muito lindo o que foi dito acerca do Amor, muito verdadeiro... Realmente nós mulheres temos esse dom mesmo, de trazer cura através do amor, seja ela física ou espiritual - vejo isso aqui em casa: tanto meu marido quando meus filhos sempre me ligam quando acontece algo chato com eles, estando fora de casa, como se buscassem uma palavra minha prá restabelecer o equilíbrio perdido... Dá uma sensação muito boa, de utilidade e de dever cumprido...

    Beijos, Doutora querida.

    ResponderExcluir
  9. Amada Cris! Que belo post! Preciso te contar uma coisa, queria tê-lo feito pessoalmente, mas o nosso café ainda está encantado...rs...
    Domingo eu viajo, vou fazer o Caminho para Avalon; melhor dizendo, vou completar o caminho, pois ele já começou há muito tempo. Agora preciso por os pés na montanha, beber a água do poço sagrado...e me apaixonar por coisas que ainda nem sei que vou encontrar...
    Quero muito vê-la na volta e poder compartilhar tudo que será sentido, registrado. As pessoas que a gente gosta de verdade sempre vão conosco, dentro do nosso coração!
    Tenha um lindo final de semana!
    Bjs

    ResponderExcluir