Em Paz Com a TPM - Fitoterapia - Parte 2


Amigas, estava devendo a segunda parte deste post, então vamos lá! 
Só para lembrar: mesmo os fitoterápicos podem ter efeitos adversos, busque sempre a orientação médica.

Angelica sinensis

Angélica é conhecida como Dong Quai e Ginseng Feminino. Uma das plantas mais populares na fitoterapia chinesa, só perdendo para o próprio Ginseng.

A parte mais utilizada é a raiz na forma de seu extrato seco, que pode ser encontrada em cápsulas ou em pó. Geralmente utilizada em associação com o gengibre. A dose e a forma de administração devem ser definidas para cada caso.

Ela tonifica o sangue,  o baço e o fígado;  também fortalece o sistema imunológico.  Atua como um fitoestrogênico suave. Indicada principalmente para regularizar a menstruação (em relação à duração do ciclo), mas também para reduzir o inchaço e as cólicas. 

Atenção: Não pode ser utilizada por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. E nem por pessoas com problemas de coagulação ou que estejam tomando anti-coagulantes. Deve ser suspensa antes de procedimentos cirúrgicos.

Vitex Agnus Castus

Também chamada de vitex, pimenta de monge, verbena lilás. A parte utilizada é o fruto. Disponível em forma de cápsulas nas drogarias.

Por ter uma ação progestogênica suave, atua principalmente regulando a menstruação com relação à quantidade de fluxo (excesso  ou falta) e normaliza os ciclos muito curtos.

Ajuda nos casos de infertilidade por falta de ovulação ou insuficiência do corpo lúteo. É indicada também para aliviar as dores nas mamas e ajuda a corrigir a hiperprolactinemia (excesso de prolactina no sangue).

É contra-indicada para mulheres grávidas ou que estejam amamentando e para quem tem excesso de progesterona no sangue.

Deve ser utilizada sob supervisão médica principalmente nas pacientes que realizam terapia de reposição hormonal ou tratamentos endocrinológicos.

Valeriana officinalis

Valeriana é um fitoterápico bastante popular, também conhecida como erva-de-são-jorge e erva-de-amassar. 

A parte utilizada é a raiz na forma de extrato seco, facilmente encontrado em cápsulas nas drogarias, pode ser também utilizada na forma de chá (encontra-se raiz de valeriana desidratada em casas de produtos naturais).

É um sedativo suave, indicado para aliviar a ansiedade, o estresse, a irritabilidade e insônia em qualquer fase da vida e também na TPM.

Neste caso a única contra-indicação é para pessoas alérgicas à valeriana e ter cuidado para evitar super-dosagem.

Passiflora incarnata

Também conhecida como maracujá doce, maracujá silvestre e flor da paixão. Todas as partes desta planta têm usos medicinais diversos: folhas, flores, frutos e sementes.

Para a TPM, são utilizadas as folhas secas em forma de cápsulas ou comprimidos, também podem ser consumidas em forma de chá.

Tem uma ação sedativa suave, aliviando a irritabilidade, a ansiedade e a insônia. Também é anti-espasmódico, ajudando a aliviar as cólicas.

Se for ingerida em excesso pode causar sonolência.

Uma dica importante na preparação de chás medicinais:
Para ter efeito medicinal as plantas não podem ser fervidas. Coloque a erva na xícara e despeje água quente (não fervendo) e abafe por 2 a 3 minutos.

Bom amigas, essas são as ervas utilizadas para a TPM. Mas na Série  " A Sabedoria da Menopausa" vamos ter fitoterapia específica para essa fase também. 

Então meninas, esta série está sendo útil a vocês?


Se você perdeu a primeira parte da Fitoterapia, clique aqui.

Se você quiser ver a série da TPM com todas as dicas publicadas até agora, clique aqui.


12 comentários:

  1. Bom dia Dra. Cristiane, excelente matéria, agradeço.
    Ando preparando a minha terra, para começar a plantar, algumas ervas medicinais.
    Tenho alecrim, manjericão, carqueja, picão, que conheço. O fogo destruiu e as formigas acabam com meus canteiros, mas têm muitas que ainda não sei identificar, agora vou prestar mais atenção, obrigada.
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,
    Adorei as dicas. Vou esperar pela continuidade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dra. Cristiane!!
    Já salvei a dica nos favoritos, pois preciso e demais! rs
    Normalmente a TPM começa a me atacar uma semana antes, eu fico com um mau humor que nem eu mesma me aguento! Depois, passados dois dias com mau humor, chega a fase do chororô, até comercial de margarina me faz chorar...passados mais dois dias, chega a vontade absurda de comer doce...rsrs
    Nunca tive vontade de passar a tomar remédios alopáticos...quanto menos química, melhor! Mas os fitoterápicos são muito bem vindos por aqui! =)
    Beijos e ótima semana!!!
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Cris, adoro ler sobre as ervas, sobre as plantinhas.

    Grata pela postagem, estou adorando!!

    E, parabéns ao seu marido pela data de ontem, por ser um super paizão!

    beijinhos, tenha uma semana bem bonita!

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas e bom ver a imagem das flores,que são lindas. Eu só conhecia a flor de maracujá.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Cristiane,

    Que postagem legal, muito útil, fácil e natural, já passei para as filhas que gostaram muito.
    beijinho e boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Estou adorando esta nova abordagem...parabéns! beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Está sendo muito útil!!! Obrigada...
    Adorei saber mais sobre as plantas que podem nos auxiliar nesta fase difícil de nossos dias, a TPM!
    Beijos, tenha um excelente dia.

    ResponderExcluir
  9. oi, pesquisando na internet sobre o filme Valente, encontrei o teu blog e fiquei encantada. copiei o texto com os créditos como costumo fazer, mas se não permitires retiro. te convido a conhecer o meu blog infantil, e já vi aqui mt material que poderei usar com a trua permissão e sempre citando a fonte. bjs

    http://mentesinfantisfuturodapaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. olá Cris, tenha a certeza que seguirei teu desejo, tb pesquiso mt e o fato de às vezes copiar é só pra dar fidedignidade a temas que não tenho domínio, respeito demais os leitores bem como amigos da blogosfera. meu blog é simples pq não vou além do que domino totalmente. Imagina, estou seriamente doente, inclusive estou no hospital no momento e o blog tem sido meu suporte, já que não posso mais trabalhar com as crianças pelo menos fico perto do universo infantil. como disse, já te sigo e sempre terei inspiração por aqui. :))) bjs

    http://mentesinfantisfuturodapaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. respondi ao comentário lá no blog,rsrs está tudo certo, fica com Deus e uma ótima quarta, bjs

    http://mentesinfantisfuturodapaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir