Filme - Mansfield Park, Palácio das Ilusões - Jane Austen

Mansfield Park
Inglaterra - 1999

Se você gosta da obra de Jane Austen, não pode deixar de ver este filme.  Foram feitas várias versões de Mansfield Park, mas esta continua sendo a melhor.
Esta obra é mais ousada, toca em temas polêmicos para a época como o adultério, a escravidão e o jogo de aparências que dominava a sociedade inglesa.
Nossa heroína, Fanny, nasceu numa família extremamente pobre. Aos 12 anos de idade é mandada para viver na casa de seu tio, Sir Thomas Bertran. Lá ela será educada e treinada para um dia tornar-se uma governanta da alta sociedade.
Mas Fanny é muito inteligente e estudiosa, se destaca em relação às suas primas fúteis e se torna amiga do seu primo caçula, Eduard.
Com o passar dos anos ela se torna uma bela mulher, com opiniões próprias e uma língua afiada. Ela chama a atenção de Henry Crawford, um aristocrata vizinho à mansão.  E os tios logo arrumam um jeito de tentar casá-la com ele. Mas ela se recusa, acha que ele não tem caráter, o que choca a todos.
A família dos tios passa a desprezá-la e a tentar de tudo para "dobrá-la", mas ela não cede. Somente seu primo Eduard parece compreendê-la e valorizar sua dignidade.
Aos poucos, vamos percebendo que naquela mansão nada é o que parece...por trás de riqueza e arrogância há muitos segredos. Todos tem algo a esconder e isso vem vindo à tona. 
Fanny mantém-se íntegra até o fim o que permite que dê uma grande virada em sua vida. 
E como em todas as obras de Jane Austen, a heroína tem um final muito feliz!
Um belo filme, com uma importante mensagem. Fanny nos mostra que ir contra nossos valores e nossos desejos seria como "vender a alma". Embora pudesse ter recompensas imediatas o preço que pagaria por isso seria muito alto.
Com o tempo, a verdade sempre é revelada, e ser fiel a si mesma vale mais do que muitos tesouros.



14 comentários:

  1. Lindo esse filme, assisti, adoro filmes assim!
    Boa dica amiga Dra Cristiane!
    Deixo abraços por aqui com votos de um lindo dia!

    ResponderExcluir
  2. Huummm Jane Austen e a cultura inglesa, coisas que amo... Vou ver!!!

    Cris estou devagar na faculdade, mas não deixei de continuar, agora estou fazendo 3 matérias... Ano q vem, com Maria na escolinha, vou fazer mais... Mas não ligo de ir devagar, hehe, uma coisa de cada vez, e queria muuuito acompanhar cada fase da Maria como está sendo...

    Já assistiu Garota Exemplar??? Gostei!!!
    E o Nos Bastidores de Mary Poppins é uma história belíssima...

    Bjãooo lindona

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris, já assisti alguns filmes baseados em obras de Jane Austen mas esse ainda não. Já anotei para ver no final de semana. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris,
    Já li qse tudo de Jane Austen, mas não conhecia este romance e não sabia deste filme. Vou procurar. Sou apaixonada por Jane Austen.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Vou pedir pro meu filho arrumar o filme prá mim, mas eu gostaria mesmo é de ler o livro... Vou ver se acho na biblioteca. Obrigada pela dica, Doutora querida. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dra. Cristiane!
    Mais um titulo que vai para milha lista.
    Tenho certeza que deve ser ótimo!
    Beijo carinhoso!
    Feliz fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. Adoro suas dicas de filmes e livros, Cristiane. Esse filme faz bem o meu gênero, principalmente pelo final feliz, rsrsr
    Espero que você esteja melhor.
    Bj e ótimo fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. Deve ser mesmo interessante o filme. Ainda não assisti. Um abraço amiga e um lindo final de semana. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, dra.Cristiane!
    Nossa, eu já vi e adoro os filmes da Austin e este também é um dos que quero assistir em breve, fico sempre de olho se está passando no meu cinema preferido lá na serra.
    Adoro os filmes ingleses, que retratam a vida e a história daquele povo!
    um ótimo final de semana e
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  10. Oi Cristiane!
    Esta autora é ótima,os livros dela estão na minha lista de leitura.
    Já vi os filmes,mas este não!Bela dica!Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Gratidão, querida! Deve ser maravilhoso, como tudo de Jane Austen.
    Um beijo no seu coração! Saudades

    ResponderExcluir
  12. Oi Cristiane. Amei vim no seu cantinho de novo. Estava revendo minhas primeiras postagem e comentários no meu 1° blog Jesus meu porto seguro http://nal-pontes.blogspot.com.br/ e encontrei um carinho seu. Obrigada pela doce visita em pedaços de mim também. Um lindo final de semana Bjs

    ResponderExcluir
  13. OI CRISTIANE!
    TIVE A IMPRESSÃO DE JÁ HAVER VISTO O FILME, MAS, COMO NÃO TENHO CERTEZA, VOU ABRI-LO NO PC PARA ME CERTIFICAR, É O TIPO DE HISTÓRIA QUE GOSTO.
    VI QUE JÁ SOU TUA SEGUIDORA.
    ABRÇS
    -http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Consegui assistir e adorei! Dando uma passada pelos canais peguei o filme pela metade, programei prá gravar quando ia passar de novo e assistimos eu e o "Marildo" - que detesta romances, mas gostou muito deste (acho que por causa da heroína, que não era uma miiolo-mole...). Guardei no HD prás crianças assistirem no final de semana... Obrigada pela dica, Doutora querida. Ah, eu naturalmente sempre penso nos 90 e deixo em segundo plano os 10 - aprendi a ser assim desde pequena, pois as coisas boas eram os 10 e eu já as valorizava mais de qualquer maneira (quem tem pouco e é esperto, prá não se desesperar se apega ao melhor que tem, de um jeito ou de outro...). Beijos.

    ResponderExcluir