Novembro Azul - Não Se Esqueça Deles...


Depois do Outubro Rosa, agora é a vez de cuidar da saúde deles.

Este mês é dedicado à prevenção das doenças masculinas como o câncer de próstata e de testículo, que se detectados precocemente podem ser curados.

Esse movimento surgiu em 2003 na Austrália, pelo fato do dia 17 de Novembro ser o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Próstata.  Essa campanha se espalhou pelo mundo.

Muitos  homens fogem do check-up por preconceito em relação ao exame de toque, mas existem também exames de sangue e de imagem que podem auxiliar no diagnóstico. 

Todos os homens com mais de 50 anos devem realizar o check-up. Se houver histórico familiar de câncer de próstata, recomenda-se a prevenção à partir dos 40 anos.

Como os homens procuram menos por cuidados de saúde, durante esta campanha, aproveita-se a ida ao médico para fazer também o exame para a detecção do diabetes.

Cuide amorosamente dos homens importantes em sua vida: marido, namorado, pai, irmão….e incentive-os a se cuidar.

Esta fase da vida é quando começamos a colher os frutos da jornada e para desfrutá-los é  preciso saúde, não é?


5 comentários:

  1. Belo alerta, importante! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Muito importante, conscientizar a importância da prevenção!
    Precisamos cuidar de nossos filhos, orientando sobre os cuidados básicos de saúde.
    Obrigada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  3. Ótimo alerta, meu marido sempre faz exames de sangue e ultrassom, através desses pode-se detectar se há algo anormal, pelo menos é o que o médico diz todos os anos quando ele faz check-ap geral!
    Abraços amiga Dra Cristiane, tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir
  4. Acho que meu marido é como todos os homens: só vai ao médico empurrado ou se não estiver aguentando mais... Sorte a dele que eu sou chata, pego no pé mesmo, não deixo ele faltar, marco dermatologista prá ver as pintas que surgem, marco nefrologista por causa das recorrentes pedrinhas nos rins, gastro por causa dos pólipos intestinais e não deixo faltar à consulta com o especialista em próstata, uma vez ao ano. Esposa tem que ser meio mãe também, pois os homens nunca deixam de ser crianças, não é mesmo, Doutora querida? Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom todos precisam esta sempre alerta. Viva novembro azul que os homens lembrem e se cuidem. Bjs

    ResponderExcluir