Em Paz Com a TPM - Medicina Chinesa - Parte 1



"Eternamente, a mulher tem derramado a si mesma para quem tem sede, 
raramente permitindo-se o tempo, a quietude e a paz,
para que o jarro possa encher-se até a borda."

Anne Morrow Lindbergh

Para a Medicina Chinesa, a Tensão Pré Menstrual é resultado de uma desarmonia dos órgãos, principalmente do fígado, causada por estresse e má alimentação.

No momento da ovulação, a energia do fígado é predominante para estocar sangue e nutrir o óvulo caso seja fecundado, e este órgão continuará trabalhando bastante até chegar a menstruação.

O fígado é um órgão muito sensível ao estresse e às emoções. Ele é afetado principalmente pela raiva e sentimentos reprimidos.

Se o fígado estiver em desarmonia, poderemos ter vários sintomas de Tensão Pré Menstrual. Dependendo do quanto foi afetado ele afetará outros órgãos também, podendo causar irritação e/ou tristeza, inchaço, dores nas mamas, alterações nos intestinos, alterações de pele e desejo de comer doces.

Então, vamos harmonizar o fígado? 

O segredo da harmonia do fígado é cuidar do nosso estado de espírito, evitando estresse e nos permitindo algumas pausas para respirar durante o dia.

Se puder incluir alguns minutos de meditação diariamente verá que a mudança é incrível!

As atividades físicas leves e moderadas também são muito benéficas, pois a ativação da circulação sangüínea e  a transpiração ajudam a eliminar toxinas, facilitando o trabalho desse órgão e melhorando muito os sintomas da TPM.

Sem falar que a atividade física promove a liberação de endorfinas que aliviam o estresse e melhoram o humor!

O fígado é muito sensível à alimentação. As mudanças na dieta costumam ter um resultado rápido.  Siga as dicas que já dei aqui e acrescente as dicas a seguir.

Especificamente para o fígado, retire completamente da sua dieta após a ovulação e até descer a menstruação: cafeína, bebidas alcoólicas, carne vermelha e gorduras. 

Você já vai notar uma boa diferença...Se puder evitar esses alimentos sempre, melhor ainda!

A técnica do Do In (Acupressura) ou acupuntura com as mãos também é muito eficaz para harmonização. 
Faça uma pressão firme (mas sem causar muita dor) nestes pontos dos pés diariamente por pelo menos um minuto ao acordar e antes de dormir. Finalize massageando suavemente o ponto depois da pressão.

Faça isso sempre, principalmente à partir da ovulação até menstruar.

Este ponto é o Fígado 3, um ponto que harmoniza todo o meridiano do Fígado.

Aliás, massagear regularmente os pés e fazer escalda pés é um dos segredos da longevidade dos mestres chineses! Massageie sempre seus pés, principalmente antes de dormir e tenha o sono dos anjos...

A desarmonia do fígado, quando severa, acaba afetando o baço, os rins e os pulmões causando outros sintomas comuns na TPM.

Como este post já está longo, vou deixar o restante das dicas para o próximo.

Aguardem!

Quer ver todos os posts da série TPM? Tem muitas dicas legais... Clique aqui.




6 comentários:

  1. Boas dicas e sempre é boa a harmonização, nos deixa mais leves...Linda semana! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante e útil
    Obrigada
    Bjs baianos

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    Nunca tive grandes problemas com TPM, mas infelizmente minha filha não puxou para mim e sai de perto quando está na TPM! ////gostei das dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante! Gostei de saber sobre o ponto nos pés a ser pressionado e sobre o escalda pés, pois eu desconhecia essa informação de que é o segredo da longevidade dos chineses.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Essas orientações servem para adolescentes meninos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina,
      Estas orientações são específicas para o ciclo menstrual feminino, e se aplicam a mulheres de qualquer faixa etária, desde que estejam menstruando.
      Mas harmonizar o fígado é sempre benéfico, independente do sexo.
      Abraço

      Excluir