A Menopausa Coloca Sua Vida No Microscópio

Foto Pinterest

É comum ouvirmos que a menopausa gera crises nos relacionamentos, carreira e etc., o que parece muito assustador para algumas mulheres, principalmente para as que têm a ilusão de estar no controle de suas vidas.

Na meia idade, nosso cérebro passa por transformações tão radicais quanto as que vivemos na adolescência. Isso começa alguns anos antes da última menstruação e muda completamente a forma como nos vemos e como vemos o mundo!

O véu dos hormônios se levanta e revela uma sabedoria que estava oculta, há uma quantidade de energia psíquica disponível como nunca antes. 

Começamos a olhar cada aspecto de nossas vidas de forma muito atenta e diferente, como se a vida tivesse sido colocada num microscópio e tivéssemos acesso a detalhes e sutilezas que antes passavam despercebidas.

Percebemos crenças limitadoras e destrutivas que nos afastaram do que nossa alma nos pedia, e o quanto nos ferimos desnecessariamente.

Apesar de ser difícil encarar esses fatos, neste momento descobrimos também que temos dentro de nós tudo o que precisamos para nos reinventar de forma mais saudável e amorosa, para vivermos de forma alegre e realizada a segunda metade de nossas vidas.


Para conseguirmos, é fundamental primeiro: assumir total responsabilidade por nossas vidas. Sair do papel de vítimas, das lamentações do tipo "olha o que ele/ela/a vida fez comigo...". Essa atitude não vai mudar nada e agora temos muita consciência de que não temos tempo a perder.

Segundo: abandonar o "E se..." 
"E se eu tivesse estudado mais...", 
"E se eu tivesse ficado com fulano...", 
"E se eu tivesse tido filhos..." ou "E se eu não tivesse tido filhos..."
"E se eu tivesse aceitado aquele emprego..."

Precisamos fazer o luto e desapegar das coisas que ficaram para trás, para descobrirmos as possibilidades de realização que ainda temos pela frente.

Ao soltarmos o fardo de culpa, raiva, mágoa, podemos resgatar partes lindas de nós que ficaram esquecidas. Principalmente nossa criatividade, vitalidade, curiosidade e alegria.


Podemos nos dar a chance de aprender coisas novas sem medo de errar e sem ter de provar nada para ninguém. Somente pelo prazer de brincar!

Podemos nos relacionar de forma mais leve e sem cobranças. 

E principalmente, podemos nos dedicar a fazer algo que faça diferença no mundo e apoiar uma causa nobre.

Não importa o que esteja acontecendo na sua vida agora, conecte-se com seu coração e ouça o que ele te diz. Olhe para você e cuide do que necessita cuidado. Dê um lugar de descanso para o passado.

E faça como milhares de mulheres ao redor do mundo que estão transformando suas vidas e sua cultura, vivendo a sabedoria da menopausa e além....

Vamos juntas?



12 comentários:

  1. Amei este texto e compartilhei com minhas amigas no facebook.
    Obrigada, Cristiane.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,
    A Dona Menô me fez gostar mais de mim hoje. Hoje eu vejo que tinha tudo quando era mais jovem, mas usava muito pouco deste tudo. Hoje sei que não tenho tudo, mas sei usar muito bem o que tenho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto, e plenamente, é uma nova fase da vida e sim, mais sábia, mais
    experiente e muito feliz, bjs amiga

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosamente reveladoras declarações e, profundamente verdadeiras, Cris.Livrar-nos dos fardos engessantes,abraçarmos nossa infinita potência pessoal trançando todas as possibilidades, sem medo de errar e com toda motivação para brincar...É isso aí!
    Somos Poderosas em todas as fases da vida!

    Um texto primoroso, Cris.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  5. Adorei passar por aqui e ler um texto tão lindo, no fundo me identifico um pouco.
    Beijinho grande e Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. Cris

    Eu não trocaria a fase de agora devido ao que já conquistei, psicológicamente falando, nesse tempo vivido. Estou na 2ª fase da vida e quero sempre continuar me renovando e aprendendo com a vida, com as outras pessoas. Esse texto é magnífico!! :-D

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cristiane! Apesar de algumas chatices da menopausa, como ondas de calor e às vezes, insônia, os ganhos espirituais e psicológicos são enormes. bjs

    ResponderExcluir
  8. Adorei este texto!! Lindo e leve, como a vida deve ser.
    Deixar o passado descansar... me soa como um bálsamo.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Que lindo isso! Ver a vida num microscópio!
    Em cada detalhe, com suas falhas e delicadezas, imperfeita e linda, na forma que é!
    Adoro ler aqui! É uma imersão em algo bom, feito abraço!
    Sinta-se abraçada por mim!
    Obrigado pelo bem que me faz!

    ResponderExcluir
  10. Oi Cris!
    Texto maravilhoso e muito pertinente.
    Já estou começando nesta fase apesar do meu ciclo estar normal. Em março completarei 49 anos, e estou tentando prestar muita atenção nesta transição para que seja da melhor maneira possível.
    Gratidão pelo texto flor, amei!
    Beijinhos.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  11. Amei o texto. Estou a viver esse momento... e é muito bom viver apenas pela alegria, sem ter que provar coisas alguma. Ah! Eu sempre soube que a maturidade seria um fruto doce... só não imaginava o quanto!

    ResponderExcluir
  12. Vamos! E adorei: 'dê um lugar de descanso ao passado'.

    ResponderExcluir