6 de mar de 2017

Green-Cake de Gaza: Mulheres Transformando o Mundo Nossa Homenagem Pelo Dia Internacional da Mulher


Esta história real mostra a criatividade, a persistência e a força das mulheres na transformação do mundo.

A Palestina foi devastada nos últimos 10 anos por três guerras; e desde 2014, quando houve um bombardeio aéreo que deixou a área em ruínas, uma grande parte da população continuava desabrigada, pois o bloqueio israelense torna a entrada de materiais de construção uma tarefa quase impossível.

Mas as pessoas precisam de casas, escolas, hospitais....Como fazer?

Foi então que duas engenheiras formadas na Universidade Islâmica da Palestina entraram em ação: Majd Almashharawi e Rawan Abdullatif. 


Através de muitos estudos e pesquisas descobriram como reconstruir a cidade literalmente à partir das cinzas!

Elas criaram um tijolo artesanal, ecologicamente correto, mais barato, extremamente resistente e mais leve que um tijolo comum à partir do que tinham em abundância: cinzas e escombros da cidade destruída. 

Foram muitas tentativas e vários desafios, as pessoas achavam a idéia delas absurda e as ridicularizavam, mas elas não desistiram. E isso tudo numa profissão predominantemente masculina. 

No vídeo abaixo vocês poderão ver como elas trabalham e como o tijolo é feito (está legendado em inglês, mas as imagens são auto-explicativas).



Hoje esse tijolo está sendo usado por vários países do mundo na construção civil. Principalmente em áreas carentes ou que passaram por catástrofes.

No vídeo elas dizem que não fizeram isso apenas por Gaza, mas para o planeta. É a força e a criatividade das mulheres transformando o mundo!

Deixo esta história como homenagem a todas pelo Dia Internacional da Mulher

Que possamos nos inspirar, pois temos um longo caminho a percorrer. A cura do mundo depende de nós.


Para saber como surgiu esta data, clique aqui.






8 comentários:

  1. Que beleza de post e ver esses trabalhos de quem enfrenta, FAZ! bjs, ótima semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Espetacularmente motivadora esta realização das duas bravas e persistentes engenheiras.Fizeram do caos, vida nova.É mais um exemplar feito pela dinâmica e aguerrida vontade feminina.Somos criadoras em todas as instâncias e circunstâncias do viver.
    meus aplausos pra elas e pra vc, Cris, \0/

    Bela semana por aí.
    Bjo,
    Calu

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    que história linda e que não sirva apenas para nós mulheres, mas para a raça human, pois se todos fizermos um pouco, nós teremos um mundo melhor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Una historia que motiva y nos enseña a seguir avanzando. Las mujeres somos importantes en la sociedad actual y podemos cambiarla o mejorarla a pesar de las diferencias con los hombres (en lagunas zonas del mundo injustamente)Gracias por compartir este vídeo y por tu visita.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  5. Um belo exemplo de garra, persistência e coragem, além do desprendimento de fazer pela humanidade - pensar no coletivo. Excelente postagem para o Dia da Mulher. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. as mulheres não têm só um dia, todos os dias milhares delas lutam, para um mundo melhor,
    bjs amiga e boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Cristiane , sua publicação só enaltece a nós mulheres .
    Desconhecia esta história e , consequentemente , a garra destas engenheiras .
    Estamos todas sempre aprendendo com você , amiga .
    Obrigada .
    Beijos e boa semana .

    ResponderExcluir
  8. É para emocionar! Nunca imaginei tal engenhosidade! Realmente magnífico o projeto destas mulheres notáveis. E adorei saber, ler e ver o vídeo.

    ResponderExcluir