20 de mar de 2017

O Outono Chegou! Cuidados com a Saúde pela Medicina Tradicional Chinesa

"Meu espírito está sintonizado 
com o desabrochar das estações.

Quando o outono chega na natureza,
ele chega também em meu coração.

Conectando-me com as mudanças cósmicas
eu me torno o Universo."

Lu Yun
escritor e poeta, viveu no século III, 
autor do mais famoso romance da língua chinesa: A História dos Três Reinos


Dia 20 de Março teremos o Equinócio de Outono, iniciando um período de agradecimento por tudo o que recebemos da natureza, e por tudo o que conseguimos realizar em nossas vidas até agora.

É também um momento de recolhimento, introspecção e reavaliação pessoal.

Inclua momentos de quietude e contemplação, tente observar a mudança da luminosidade do dia, das cores das folhas das árvores e do canto dos pássaros. Sinta as brisas frescas.

Aproveite para cuidar da saúde incluindo mais raízes e frutas com cascas grossas (como cítricos, banana, manga) na sua alimentação para fortalecer o elemento Metal que é o elemento símbolo do outono pela Medicina Tradicional Chinesa.

O elemento Metal rege os Pulmões e o Intestino Grosso. Quando em desarmonia, podem ocorrer infecções das vias aéreas como gripes e resfriados e também alterações intestinais como prisão de ventre.

O elemento Metal coordena os processos de purificação do corpo, portanto no outono é importante começarmos a aumentar a ingestão de líquidos em várias formas, água, chás, sucos, sopas...para eliminar as toxinas acumuladas pelo excesso de calor da estação anterior.

Para prevenir as infecções respiratórias, é importante evitarmos choques térmicos ou mudanças bruscas de temperatura em nosso corpo e evitar líquidos gelados.

A medicina chinesa também destaca a importância de exercícios respiratórios para limpar e purificar as vias aéreas, prevenindo as infecções. 

Se você pratica o Tai Chi ou Qi Gong, faça a respiração embriônica. Se pratica Yoga, faça o Nadi Shodana Pranayama (respiração alternada), diariamente. 

Se você não conhece estas técnicas, simplesmente pare por alguns momentos e respire profundamente, soltando o ar devagar pelo menos três vezes, repita durante o dia.

Cuide-se bem e conecte-se com a plenitude desta estação!


Para saber mais sobre o significado simbólico do outono, clique aqui.

10 comentários:

  1. Oi Cris,
    Gostei das dicas. Nunca penso no outono como uma estação para se cuidar, mas seu post me fez pensar a respeito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristiane,

    Ótimas dica, preparar o corpo para a mudança do clima é sempre bom, do lado de cá as temperaturas começam a subir e as flores já anunciam a primavera.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo que está o blog, que maravilhas de dicas, amo o outono, acho uma estação bem romântica e inspiradora!
    Vamos indo, cuidando da alma e do corpo, tudo bem e saudável!
    Abraços apertados, agradeço o carinho da visita e comentário lá em um dos meus blogs!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cristiane!
    Adoro o outono, mas é uma estação que me traz algumas crises de rinite.
    Gostei muito de ler suas dicas.
    Um abraço e desejo de ótima semana.
    Sônia

    ResponderExcluir
  5. Ola gostei de conhecer o seu blog, cujo o titulo me chamou atenção, tendo em vista que estou lendo O Milionésimo Círculo , Um guia para círculos de mulheres, Jean Shinoda Bolen, pois gosto de trabalhos em grupos. Gostei muito do seu post. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Que lindo poster com dicas valiosas de saúde. Muito bom aprender a respirar corretamente. Parabéns pelo poster. Amei. Bjs Amo vc e Deus ainda mais.

    ResponderExcluir
  7. Me gusta tu reflexión y el color de cada nueva estación. El otoño y primavera son mis preferidas.
    Gracias por tus consejos.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  8. Cristiane , é tão bom vir ao seu espaço , não canso de repetir .
    Toda publicação nos faz refletir , seja num texto como o de hoje , seja nas
    indicações de livros e filmes , como também , nas receitas de salgados
    e doces saudáveis .
    Gratidão é o sentimento que desejo destacar .
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Dicas preciosas... Lindo o OUTONO ! Ótimo domingo pra ti e uma semana bem cheia de energias legais! bjs,chica

    ResponderExcluir
  10. Texto apaixonante!
    Sentir com o corpo e a mente as mudanças de estação!
    Aprender contemplar as sutilezas que se apresentam!
    Obrigado por compartilhar suas vivencias, tão ricas!
    O gatinho lá da foto não é meu! Ele apenas pousou para mim e aproveitei!
    Beijo carinhoso, tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir