Filme - Moana - Um Mar de Aventuras

Moana
Um Mar de Aventuras
Disney - 2016

Este belíssimo filme tem tudo a ver com o tema que trabalharemos no encontro deste mês. 

Chega de princesas esperando pelo príncipe encantado. Agora as meninas têm outros interesses na vida, como por exemplo...salvar o mundo!

O roteiro é bem criativo e baseado na mitologia da Polinésia, vai encantar adultos e crianças. Sem falar nos efeitos especiais maravilhosos.

Mostra que a força da natureza, representada pela Deusa Te Fiti,  pode ser criativa ou destrutiva, dependendo do respeito com que for tratada.

Fala sobre atender ao chamado interior e descobrir seu lugar no mundo, apesar das dificuldades.

Todas as personagens femininas são fortes, cada uma à sua maneira: a avó com sua "loucura",  seus enigmas e histórias; a mãe com sua constância e apoio no momento certo; e Moana é claro, com uma determinação invencível. 

Não há a madrasta malvada e a mocinha passiva, vítima do destino...Os tempos estão mudando até na Disney!

Achei interessante ver que mesmo o Semi-Deus Maui, que seria o vilão, tem muitos aspectos humanos: contradições, dúvidas, angústias, vaidade...Na verdade, ele tem um papel que na psicologia é denominado "trickster",  ou seja, um personagem que age de formas não convencionais para que o herói ou heroína se desenvolvam.

Através dos obstáculos que ele cria, Moana cresce e se fortalece. Mas no final ele consegue perceber seu erro e torna-se um aliado para que ela possa completar sua missão.

Ela é ótimo exemplo do que Clarissa Pínkola Estés chama de "a mulher selvagem", ilustra bem os temas que serão discutidos no capítulo 10.

Uma delícia de filme, recomendo a todas!




6 comentários:

  1. Deve ser bem legal! Não assisti.Boa dica! bjs, chica, linda semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,
    Uma colaboradora, a Denise, resenhou o filme no meu blog, mas até agora não assisti. Preciso muito ver!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Cris, como você está?
    Eu não conhecia nenhuma das duas, acredita.
    Inclui em minhas futuras leituras os livros de ambas, mas sem pressa. E obrigada também por sua observação rs, ás vezes não estamos mesmo para algumas leituras.
    E minha pilha só cresce, haha.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Cris, boa noite!
    Como o mundo está mudando! Tenho notado, até as histórias mudaram, as vítimas são ultrapassadas. E são mudanças em tempo bem acelerado.
    Gostei da sugestão do filme.

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua reflexão e análise. Também me lembrei da história de Jonas e a baleia. Sobre seguir sua missão e enfrentar os desertos para se conectar com ela. Grata pela indicação.

    ResponderExcluir
  6. A “magia da Disney” que fez e faz parte de tantas infâncias não é um truque, mas a consequência de muito trabalho. Amei a participação Dwayne Jhonson no filme. Lembro dos seus papeis iniciais, nos filmes de comedia e vejo muita evolução, mostra personagens com maior seguridade e que enchem de emoções ao expectador. Também desfrutei muito sua atuação neste filme Jumanji Bemvindo A Selva cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção e muito bom elenco.

    ResponderExcluir