Prática Para Lidar com o Medo e a Raiva



     Esta é uma prática simples que ajuda muito quando estamos com dificuldade de lidar com um problema ou questão que nos causa raiva ou medo. Ela é feita em pé.
 1 - Respire normalmente. Perceba como está sua respiração e como está o seu corpo.

 2 - Inspire elevando os braços até a altura do peito. Cerre os punhos  e prenda a respiração. Mantendo os pulmões cheios, soque o ar com força imaginando que a fonte do seu medo e/ou sua raiva está diante de você. Imagine que tem um saco de areia na sua frente. Bata com vontade, o ar não machuca.

 3 - Quando quiser soltar o ar, solte de uma vez pela boca com um soprão e relaxe soltando todo o corpo à frente. Volte lentamente à posição inicial. Se quiser, pode soltar o ar com um som como “Ah!” em voz alta.

Não prenda a respiração por muito tempo pois pode causar tonturas. Somente o tempo que você normalmente aguenta, sem forçar.

Repita este exercício de três a cinco vezes e depois observe como ficou sua respiração e o seu corpo.  Finalize com três respirações profundas. 
Se quiser aumentar seu bem estar,  faça a Respiração da Árvore (aqui), é uma delícia.

Esta prática traz grande alivio... 
Conseguimos lidar melhor com o problema, com mais clareza e centramento. E o medo e a raiva foram embora!


4 comentários:

  1. Que legal essa prática...O melhor seria não sentir raiva ou medo, mas nem sempre conseguimos...Deve aliviar.. A respiração da árvore é muito boa! bjs, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,
    Poucas vezes na vida eu senti raiva. Fico deprimida, sofro quando vejo algo errado que não posso mudar, mas raiva mesmo eu não tenho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristiane!
    Acredito muito nas praticas que concentram na respiração! Não sei nada, tecnicamente falando, mas para mim funciona. Suas dicas, sempre muito preciosas!
    Obrigado!
    Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  4. Gosto das práticas, aonde a respiração está envolvida. Obrigado pela dica, Cris.

    ResponderExcluir