O Significado do Outono


Dia 20 de março, ocorreu o Equinócio de OutonoA palavra Equinócio vem do latim "aequus" (igual) e "nox" (noite). Portanto, é o dia em que o dia e a noite têm a mesma duração.

O Sol brilha diretamente sobre o equador e haverá quantidades quase iguais de dia e noite em todo o mundo. Este é também o primeiro dia da primavera (equinócio vernal) no hemisfério norte eo primeiro dia de outono (equinócio de outono) no hemisfério sul.

Esta estação chega trazendo brisas frescas, diminuindo um pouco as altas temperaturas do verão. Também é a época da colheita, onde temos grande abundância de frutas e vegetais. Antigamente, eram cuidadosamente preparados em conservas e armazenados para que houvesse alimento suficiente para atravessar o inverno.


Muitas árvores começam a mudar suas cores e perdem suas folhas, mostrando que é necessário preparar-se para o recolhimento que virá na próxima estação. 

O colorido das árvores, a luminosidade mais suave, a temperatura amena, poder respirar um ar mais fresco e a abundância de frutos faz com que esta estação tenha uma beleza especial. Outono e Primavera são as minhas estações preferidas.


Nos círculos de mulheres, costuma-se reverenciar a Deusa Deméter (Deusa da Agricultura) e sua filha Perséfone

Perséfone passa uma temporada com seu marido Hades no reino dos mortos (outono e inverno) e outra temporada com sua mãe Deméter, que enfeita toda a Terra para sua chegada (primavera e verão). Esta foi uma maneira poética que os antigos gregos encontraram para explicar a alternância das estações.

O Outono é o momento em que Perséfone se despede de sua mãe e se prepara para voltar para o mundo subterrâneo.


Imagens Pinterest

No Hemisfério Norte, na entrada do outono celebra-se a festa do Deus  galês Mabon, o momento da colheita e armazenamento dos alimentos para o inverno, realizando-se um ritual que deu origem ao Dia de Ação de Graças (estas festas são realizadas em datas opostas em relação ao Brasil, devido à diferença do ciclo das estações nos hemisférios norte e sul. Agora, lá é o início da Primavera).

Se os dias forem mais frios e cinzentos, crie em seu lar um ambiente aconchegante, com objetos e flores coloridas para alegrar seus dias. Capriche também na alimentação, incluindo alimentos variados e deixando-a bem colorida.

O outono tem um órgão chave que merece cuidados: o Pulmão. Se quiser saber mais sobre os cuidados com a saúde nesta época do ano clique aqui.


O significado simbólico do outono 
é que este é um período de agradecimento por tudo o que recebemos da natureza 
e por tudo o que conseguimos realizar em nossas vidas até agora. 
É também um momento de recolhimento, introspecção e reavaliação pessoal. 
Inclua momentos de quietude e contemplação no seu dia a dia 
para poder apreciar a beleza e a plenitude desta estação.


Feliz Outono!







20 comentários:

  1. Oi Cris,
    O post está maravilhoso. Vou compartilhá-lo no FB e no G+.
    Bjs e um ótimo meio de semana para vc.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristiane,

    Que postagem boa, adoro suas explicações sobre mitologia, aprendi muita coisa. As ilustrações estão lindas. Amo as cores no outono, principalmente no hemisfério norte onde a vegetação fica tão linda com todos aqueles tons de laranja. Bom aprender a olhar as estações com outros olhos, não somente como mudança de clima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristiane, ótima postagem e de maneira muito clara me ensinou muito. Obrigada por compartilhar. bjs

    ResponderExcluir
  4. Cris,
    Eu amo as estações frias estou tão feliz hahahahahaha.
    Cris, eu já vi alguns comentários aqui de algumas pessoas que não estão recebendo suas atualizações.
    Conseguiu arrumar? Porque eu não tenho recebido também =/

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. E que venha o outono estou tão ansiosa por ele
    dias mais amenos e frescos , adoro esta estação.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adoro tanto a Primavera quanto o Outono - não gosto nem de calor demais, nem de frio... Meus três filhos nasceram no Outono, uma estação naturalmente associada à frutos, então a estação tem um significado muito grande prá mim: antes de cada Inverno chegar, Deus me mandava um fruto lindo do meu ventre prá eu cuidar pela vida afora. No meu coração, a maior parte do tempo é Outono.

    Beijos, Doutora querida!

    ResponderExcluir
  7. Cris que linda postagem! Outono e inverno também são minhas estações preferidas. Gosto justamente por sugerirem esse momento de introspecção e quietude, um convite para entrar mais intimamente em contato com minha essência natural. Lembrei-me de um poema:
    Alba
    “Não faz mal que amanheça devagar,
    as flores não têm pressa nem os frutos:
    sabem que a vagareza dos minutos
    adoça mais o outono por chegar.
    Portanto não faz mal que devagar
    o dia vença a noite em seus redutos
    de leste – o que nos cabe é ter enxutos
    os olhos e a intenção de madrugar.”
    Geir Campos

    Beijo querida,
    Denise - dojeitode.blogspot.com.br
    Ah, uma pergunta: você já assistiu o filme: spring.summer,fall,winter?

    ResponderExcluir
  8. Por tudo que vc referiu o outono é a minha estação preferida. Por natureza sou muito introspectiva e não combino muito com a quase "exigência" de alegria e badalação que observa-se no verão. O outono sugere o recolhimento, que já é natural em mim, e até a sua luminosidade é mais difusa, de uma lindeza doce e aconchegante.
    Delícia encontrar tão belas imagens aqui e a simbologia explicada de modo tão simples e poético!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá,Cris!
    Cheguei até este teu encantador blog faz bem pouco tempo,mas simplesmente adorei passear pelos teus belos e inspiradores posts! Cada um deles sempre com uma mensagem carinhosa e positiva, na busca do caminho do auto-conhecimento humano e de uma melhor qualidade de vida...E eu aqui,me encontrei demais e já me senti em casa! Muito bom mesmo estar por aqui!!! E hoje, não poderia deixar de comentar sobre a minha estação preferida, o outono, que pra mim particularmente é repleta de significados afetivos e de vida! E como moro no Rio de Janeiro, nesta terra de tantos contrastes e de temperaturas mais altas, sempre vejo no outono uma esperança e um grande alívio,após os verões tão quentes que temos passados nos últimos anos. Pra mim, o outono é sinônimo de dias claros e frescos,com céus muito azuis e muitas borboletas no quintal... Ou seja,uma estação de pura poesia! Mas saiba que gostei muito deste teu post,falando dos significados e das ricas tradições outonais... Sem dúvida,tudo se traduzindo em mais encanto nesta estação do ano tão querida!
    Meu abraço carinhoso e um lindo e inspirador outono pra você!!!
    Teresa
    (do blog "Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  10. Querida amiga
    Que post mais rico - adorei!
    Como você disse, aqui começa-se a primavera e é um grande sinal que o inverno rigoroso está passando e isso causa-me muita alegria:-)
    No jardim do meu condomínio já se vê árvores floridas e os pássaros começam a cantar antes das 5 da manhã (agora são 5:55 e está uma grande cantoria lá fora)!
    Te desejo um lindo dia outonal.
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  11. Por aqui essa data é muito comemorada, é inclusive feriado pois homenageia S.Jose que é protetor das águas. Se chover nesse dia no nordeste a possibilidade de seca é menor. Por sorte que choveu. Ao contrário do sul, aqui é a estação em que as árvores se enchem de folhas, tudo fica verde e bonito. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  12. Cris, que lindo post!
    Eu, sinceramente, amo o verão e fico um tanto asim-assim quando o outono desponta, mas...vamos viver o bom, o belo, não é? Hoje me fiz um lindo prato de Mabon, com salada de lentilhas e hortelã, abóbora e batata doce cozidinhas com muita salsinha e tomatinhos. Nada com olhos, nem pai e mãe...rs
    Eu coloquei o seu blog lá na minha lista de super favoritos onde abasteço o meu www.armazemdaenergia.com.br
    Um super beijo e feliz equinócio!

    ResponderExcluir
  13. Cristiane, bom outono para si, para mim hoje entrou a primavera, tempo mais ameno, sol radioso, depois
    de um inverno rigoroso, muita chuva e frio, eu também gosto da primavera e outono, belas fotos, beijo

    ResponderExcluir
  14. Cris, voltou tudo ao normal! Acabei de receber todas as atualizações, vai dessa aqui até a postagem "jovens e velhos amantes"! Espero que agora receba as minhas também!
    Beijinhos,
    Denise

    ResponderExcluir
  15. Cristiane,
    sou outono disparado.É minha estação preferida desde sempre.Tempo de águas, de renovações e introspecções como vc narrou tão lindamente nesse iluminado post.Sinto-me tocada, inteirada com a natureza nessa estação.Quando fiz o jogo das deusas, Perséfone foi a minha primeira indicação.

    Obrigada por uma leitura tão maravilhosa.
    Bjos outonais.
    Calu

    ResponderExcluir
  16. Agradecimento
    Colheita
    Brisa
    Folhas secas, vermelhas, laranjas, amarelas
    Feiras, mesas, natureza em aquarelas
    Outonices primaveris para uma vida frondosa e feliz

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post, as palavras, as imagens e os significados...
    Também gosto do outono, do clima mais fresco, das noites maiores...
    Parece que o horário de verão deixa a gente mais agitada, fora o calor!!!

    Acho que já te falei, mas o inverno é minha estação favorita...
    As cores, o vento gelado, o friozinho... Amo!!!

    Por aqui estamos bem... Maria está linda, é uma querida, só sorrisos... Uma criança calma, feliz, abençoada... Sexta-feira faz 5 meses... Passa muito rápido!!!!

    ResponderExcluir
  18. Seus posts sempre me encantam! Beijos Cris!

    ResponderExcluir
  19. Sempre um conhecimento e um carinho em seu blog, Cristiane. A beleza do outono encanta. Bj

    ResponderExcluir
  20. É a minha estação preferida, embora também goste muito da primavera. Mas aprecio sem nada perder o inverno e como gosto. Outono e inverno eu fico ótima, muito disposta.

    ResponderExcluir