Filme - The Mask You Live In

The Mask You Live In

Demorei para ver este documentário, mas depois pensei: por que não vi antes? O título em português seria algo como "A Máscara com que você vive".
O movimento feminista vem ganhando impulso e fala-se muito de como o machismo e o sistema patriarcal oprimem as mulheres, mas alguém já parou para pensar que quem educa os meninos somos nós?
Este filme fala da dificuldade que os meninos enfrentam em nossa sociedade, que criou  um estereótipo de masculinidade. 
Eles crescem ouvindo que falar de seus sentimentos ou buscar a cooperação ao invés da competição,  "não são coisas de homem". Que para ser homem devem focar na força física, sucesso financeiro e desempenho sexual. 
Quando não se enquadram neste modelo, a enorme pressão social e o bullying que sofrem podem tornar-se insuportáveis. Talvez isso explique o aumento da taxa de suicídio entre meninos, que pode chegar a ser 7 vezes maior do que entre as meninas, dependendo da faixa etária. 
Além de informações importantes sobre as diferenças entre o comportamento masculino natural e o imposto, são apresentadas várias iniciativas em escolas e ONGs para mostrar aos meninos e rapazes uma outra maneira de ver a vida, grupos onde podem expressar seus sentimentos sem julgamento, onde podem ser acolhidos, e a diferença que isso faz em seu desenvolvimento.
Na sociedade patriarcal tanto o feminino quanto o masculino são feridos, é preciso cuidar e valorizar os dois. 
Um tema importantíssimo e atual. Vamos refletir sobre como estamos agindo com os meninos...
Recomendo a todas e especialmente às professoras, às mães de meninos e terapeutas!

Tem no Youtube e Netflix.




9 comentários:

  1. Oi Cris,
    Vou procurar na Netflix e colocar na minha lista. Gostei do enfoque.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse documentário foi muito bem produzido..e traz diversas reflexões importantes, para nós mulheres, para os homens, adolescentes..tem muito a ver com tudo que a sociedade está vivendo...vale muito a pena ser visto. Ótima indicação! bjos Milena

    ResponderExcluir
  3. Realmente um tema a ser bem tratado e cuidado.Valeu a dica! bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. Cristiane , obrigada pela indicação . Agradeço também sua visita ao meu espaço onde já estou podendo postar e visualizar os comentários . Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Cristiane,

    O documentário é muito bom e deveria ser visto, por pais no geral e por pais que criam meninos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Adorei a sugestão . Vou assistir .
    Beijos

    ResponderExcluir