20 de mar. de 2019

O Outono Chegou! Harmonize-se com a Medicina Tradicional Chinesa

"Meu espírito está sintonizado 
com o desabrochar das estações.

Quando o outono chega na natureza,
ele chega também em meu coração.

Conectando-me com as mudanças cósmicas
eu me torno o Universo."

Lu Yun
escritor e poeta, viveu no século III, 
autor do mais famoso romance da língua chinesa: A História dos Três Reinos


Dia 20 de Março teremos o Equinócio de Outono, iniciando um período de agradecimento por tudo o que recebemos da natureza, e por tudo o que conseguimos realizar em nossas vidas até agora.

É também um momento de recolhimento, introspecção e reavaliação pessoal.

Inclua momentos de quietude e contemplação, tente observar a mudança da luminosidade do dia, das cores das folhas das árvores e do canto dos pássaros. Sinta as brisas frescas.

Aproveite para cuidar da saúde incluindo mais raízes e frutas com cascas grossas (como cítricos, banana, manga) na sua alimentação para fortalecer o elemento Metal que é o elemento símbolo do outono pela Medicina Tradicional Chinesa.

O elemento Metal rege os Pulmões e o Intestino Grosso. Quando em desarmonia, podem ocorrer infecções das vias aéreas como gripes e resfriados e também alterações intestinais como prisão de ventre.

O elemento Metal coordena os processos de purificação do corpo, portanto no outono é importante começarmos a aumentar a ingestão de líquidos em várias formas, água, chás, sucos, sopas...para eliminar as toxinas acumuladas pelo excesso de calor da estação anterior.

Para prevenir as infecções respiratórias, é importante evitarmos choques térmicos ou mudanças bruscas de temperatura em nosso corpo e evitar líquidos gelados.

A medicina chinesa também destaca a importância de exercícios respiratórios para limpar e purificar as vias aéreas, prevenindo as infecções. 

Se você pratica o Tai Chi ou Qi Gong, faça a respiração embriônica. Se pratica Yoga, faça o Nadi Shodana Pranayama (respiração alternada), diariamente. 

Se você não conhece estas técnicas, simplesmente pare por alguns momentos e respire profundamente, soltando o ar devagar pelo menos três vezes, repita durante o dia.

Cuide-se bem e conecte-se com a plenitude desta estação!


Para saber mais sobre o significado simbólico do outono, clique aqui.




2 comentários:

  1. Boa noite de paz outonal, querida amiga Cristiane!
    Um maravilhoso outono acolhedor para você.
    Tenha dias venturosos!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    🍂🍂🍂

    ResponderExcluir
  2. Tão lindo e esclarecedor teu post! Adorei! Feliz OUTONO! Bjs chica

    ResponderExcluir