Você conhece Greta Thumberg? Apenas 16 anos e indicada ao Premio Nobel! - Histórias Que Curam


Esta garotinha sueca está sacudindo a luta ambiental no mundo todo! Estou cada vez mais encantada com a Greta, que luta sem usar o modelo patriarcal com uma força incrível! E que exemplo de superação...

Foi diagnosticada como portadora de  uma forma de autismo quando era bem pequena. Ela tem Síndrome de Asperger e diz: "Isso me faz diferente, e ser diferente eu diria que é uma dádiva. Me faz ver coisas além do óbvio."... 

Ela ouviu falar pela primeira vez em mudança climática na escola, quando tinha cerca de oito anos e seus professores mostraram fotos de ursos polares famintos, florestas desmatadas e plásticos nos oceanos. 

"Quando eu era pequena, tinha planos de ser várias coisas, de atriz a cientista. Até que meus professores me falaram na escola sobre a mudança climática. Isso abriu meus olhos."...

Ela passou a questionar os adultos sobre esses problemas e como não encontrava indícios de que as pessoas estavam realmente agindo para evitar uma catástrofe ambiental começou a ficar muito angustiada; isso a levou a ter uma forte depressão com apenas 11 anos. Ela parou de ir à escola e parou de falar, de tanta tristeza que sentia pela natureza. 

Seus pais muito preocupados a levaram ao médico e ela iniciou o tratamento. Assim que se sentiu um pouco melhor, decidiu que deveria fazer algo de muito bom com sua vida. E se os adultos não estavam fazendo nada para impedir a destruição do planeta, ela iria fazer.


Sentou-se no chão do lado de fora do Parlamento Sueco na época das eleições, com um cartaz pedindo ações pelo meio ambiente. No primeiro dia ela ficou lá sozinha. Mas logo outras pessoas começaram a se juntar a ela. 

Então, todas as sextas-feiras ela deixou de ir à escola para fazer a greve do clima. Era a forma que encontrou para que sua voz fosse ouvida. 

As fotos dela sentada no chão com o cartaz ao lado tornaram-se virais na internet e logo, jovens de vários países passaram a fazer a "greve pelo futuro" todas as sextas-feiras. No dia 15 de março houve uma mobilização mundial de jovens pelo clima, inclusive no Brasil.


Ela já foi discursar no Parlamento Europeu, na conferência do clima da ONU que aconteceu na Polônia e no Fórum Econômico Mundial na Suíça. Em todas as ocasiões sua fala foi contundente e direta. 

Seu ativismo tornou-se um modelo de ação e  resistência não violenta pelo meio ambiente. Tem mais de 1.300.000 seguidores no Instagram e 500.000 seguidores no Facebook. 

Pelo impacto mundial e pela pressão com mudanças nas políticas públicas de vários países, foi indicada ao Premio Nobel da Paz neste ano.

Quantos desafios já desde tão pequena!  O autismo, uma depressão grave, buscar uma saída para sua angústia pela degradação do meio ambiente... a fizeram encontrar um caminho que trouxesse sentido para sua vida dedicando-se a uma causa nobre pelo planeta e pelo futuro da humanidade. 

Greta, que sua luz continue a brilhar! Estamos juntas!

Reduzir o consumo em geral, reutilizar, reciclar, consertar objetos ao invés de comprar, incentivar a economia circular, evitar usar plástico, economizar água, cada uma de nós pode fazer a diferença.

Gostou da história da Greta? 
O que você faz no dia a dia pelo meio ambiente? 




4 comentários:

  1. Oi Cris,
    Não conhecia a história da Greta, mas achei muito inspiradora.
    Acho que faço um pouco pelo meio-ambiente, mas sei que não faço o suficiente. Eu sepro meu lixo em orgânico e reciclável, não jogo lixo nas ruas, não como carne, mas sei que isto ainda é muito pouco diante do problema que o ser humano está gerando no planeta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que história de vida linda,apesar de tão pouca idade! Muito bom! beijos, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristiane!
    História linda demais!
    Cuidar da Mãe Terra que está doente, agonizando!Que possamos nos inspirar
    nas atitudes da pequena grande Greta!
    Felicidades, querida Cristiane!
    Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha apenas ouvido falar de Greta, mas aqui você nos trouxe muito mais profundamente quem é essa garota encantadora e decidida que está conquistando o mundo.
    Que sua voz seja ouvida!

    ResponderExcluir