Para Uma Pessoa Bonita

 Tao Porchon-Lynch dançando aos 93 anos,
a professora de yoga mais velha em atividade no mundo

Todos os dias e em todos os momentos, as pessoas caminham sem se dar conta de que revelam no rosto e no corpo tudo aquilo que já viveram.

Desde o nascimento, tudo o que pensamos e falamos, todas as nossas ações e  intenções, tudo isso molda nosso corpo, nossa mente e nosso ser. Basta um simples olhar e toda a nossa caminhada, etapa por etapa, nitidamente se revela para aqueles que sabem ver.

Depois dos quarenta anos de idade, somos responsáveis por nosso rosto. De fato, é por volta dos quarenta anos que a face e o corpo, esculpidos lentamente desde o nascimento por cinzéis invisíveis, revelam o que nem roupas, nem maquiagem podem esconder.

O professor Aizu Yaichi (grande poeta japonês) escreveu certa vez a um aluno: "Meu caro amigo, em cada circunstância, agindo e pensando com tranquilidade, atenção, e o coração em paz, espero tornar-me uma pessoa bonita."

Também eu desejo ardentemente envelhecer deste modo. 

Monja Shundo Aoyama Roshi
In: Para uma Pessoa Bonita
Contos de uma mestra Zen
Ed. Palas Athena



8 comentários:

  1. Boa noite de Domingo, querida amiga Cristiane!
    Lindo demais!
    Gosto muito da danca em geral e a yoga e um otimo modo terapeutico de bem viver.
    Tenha dias abencoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Que3 lindo isso e envelhecer assim vale a pena! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  3. Cris, eu acabei de escrever um texto para meu blogue, que coincidentemente fala de uma pessoa velha e seu encanto e sabedoria. Depois fui ver a lista de publicações dos blogues amigos.

    "Para uma pessoa bonita"? Será isso mesmo? - pensei
    Outra maravilhosa coincidência! Sou encantada por esse livro, que leio e releio. A mestra de monja Coen o escreveu com tanta simplicidade e sabedoria.

    Ah! Como encheu meu coração e ainda mais ver o belo rosto da professora de yoga mais velha do mundo.
    Aplausos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris,
    Estou tentandome tornar uma pessoa bonita, é um trabalho árduo e continuado, mas espero chegar lá.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Cristiane , o texto é belíssimo e ter a imagem de uma professora de yoga dançando aos 93 anos , como pano de fundo , deixa o post perfeito . Adorei ! Agradeço a generosa partilha de sempre . Beijos

    ResponderExcluir
  6. Preciosa fotografía de esta hermosa profesora mayor, pero llena de juventud.
    Muchas gracias por tu visita.
    Saludos.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cristiane!
    Que belíssimo texto e imagem.
    Tenho visto um número crescente de pessoas voltando seu olhar pra dentro, procurando despertar e alimentar sua beleza interior.
    Linda partilha
    Um abraço com carinho
    Sônia

    ResponderExcluir
  8. Lindos, texto e foto. Estou com 62 anos e nunca estive tão plena e concentrada. Deixei de tingir os cabelos e de passar inúmeros cremes no rosto para tentar retardar os caminhos do tempo (ou rugas, como preferem chamar). Não me importo mais. Olho-me no espelho e gosto do que vejo, sinto-me bonita, sim. Ainda tenho muito a aprender, mas esta lição de amor próprio acho que veio a tempo de eu aproveitar minha maturidade em paz comigo. Gratidão. Abraço.

    ResponderExcluir