A Busca do Sentido - Este Pequeno Livro é uma Jóia Preciosa

Resultado de imagem para Busca do sentido Marie Louise Von-Franz Livros

Acho que não vou conseguir expressar num post a beleza , delicadeza e  profundidade deste pequeno livro. São apenas duas entrevistas que Marie Louise von Franz concedeu à uma rádio francesa, mas que entrevistas!

Nas duas ela fala sobre a busca de sentido, o caminho da realização e o encontro da própria identidade. Por ser na forma de uma conversa, é bem acessível mesmo para quem não é da área. 

Ela trabalhou com  Jung por quase 30 anos, uma das maiores analistas junguianas do século XX. 
Na primeira entrevista, intitulada "O Sonho de Merlin", ela explora os significados dessa figura lendária e sua relação com o processo de auto-conhecimento, abordando também conceitos básicos de alquimia e a importância dos sonhos.

A segunda entrevista,  "Os Sonhos e o Destino", foi concedida um ano depois. Logo após o lançamento de seu livro "Os Sonhos e a Morte", onde através do estudo de centenas de sonhos de pacientes terminais, ela percebe que todos apontam para a continuidade da psique (alma) além do corpo físico. 

Por ser uma pesquisa na área de psicologia, sem conexões religiosas,  não há conclusões sobre como seria essa continuidade, apenas a percepção de que todo o arcabouço onírico, ou seja, o conteúdo dos sonhos apontam para algo além da vida física. 

Durante as entrevistas ela dá vários exemplos de casos clínicos e também compartilha alguns de seus próprios sonhos e experiências pessoais. 

Sua fala é tão envolvente que eu não conseguia largar. Ao terminar, a sensação era de estar enriquecida, com horizonte mais amplo e com uma bússola que aponta para o real sentido da existência. 

Belíssimo e importante para quem busca auto-conhecimento e fundamental para quem é terapeuta. 

Recomendadíssimo!




4 comentários:

  1. Pelo modo que apresentaste, podemos imaginar que deva ser mesmo muito bom,! Valeu a dica! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,
    Preciso deste livro, estou passando por uma fase cética.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha. Vou tentar encontrar pra comprar...

    ResponderExcluir
  4. Cristiane , vou procurar este livro que me interessou bastante . Adoro suas dicas . Obrigada . Beijos

    ResponderExcluir