O Palhaço e o Psicanalista



Nunca imaginei que um encontro como este fosse possível e ainda mais que o resultado fosse tão bom!

O psicanalista Christian Dunker e o palhaço Claudio Thebas se encontraram de forma inusitada: numa palestra para pais em uma escola; a sintonia foi imediata, tanto que saíram de lá com a idéia de escrever um livro juntos.

Eu já admirava o trabalho de cada um deles individualmente, agora virei fã. 

O livro fala sobre o poder da escuta. Coisa cada vez mais rara hoje em dia, não é? Todas as formas de escuta: entre casais, pais e filhos, chefe e subordinados, cidadãos e políticos, entre o terapeuta e seu paciente, e claro, entre o palhaço e o seu público. 


É escrito na forma de uma conversa gostosa que se alterna ora na fala do psicanalista e ora na fala do palhaço. Com  vários exemplos do cotidiano de cada um: histórias engraçadas, "saias justas" que já passaram e histórias inspiradoras também!

Eles dão muitas dicas práticas sobre o processo de escutar e como melhorar nossa escuta no dia a dia. Também tem uma seção sobre liderança, e como ela pode ser transformada pela escuta correta. 

Devorei o livro em um final de semana, porque a cada capítulo surge uma curiosidade sobre o próximo e a gente não quer largar...

Livro fundamental para todas as pessoas que trabalham em profissões de ajuda e também para os pais.  E logicamente,  para quem busca ter um papel de liderança na sociedade. 

Acabou de ser lançado e está disponível em todas as livrarias. 

Recomendadíssimo! 

Se você já leu, conte aqui o que achou, vou adorar saber...




11 comentários:

  1. Bah! Parece incrível.Ótima dica!! Valeu! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Gostei da proposta!!
    Mas eu definitivamente morro de medo de palhaço rs
    Só olhar pra imagem que já me arrepio toda.
    mas gostei da indicação

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que tem um capítulo só falando sobre o medo que as pessoas têm dos palhaços? Acho que você iria gostar...
      Bjs

      Excluir
    2. Clayci, eu não morro de medo, mas a figura do palhaço tradicional me traz uma tristeza, uma angústia.

      Os clowns modernos são mais "palpáveis" pra mim.

      Mesmo assim fiquei bem interessada neste livro! Uma amiga já havia falado sobre este trabalho. Agora fiquei mais instigada!

      Excluir
  3. CRISTIANE,
    Grata pela indicação.
    Hoje em dia, a escuta está
    cada vez mais rara.
    Vou comprar.
    Não tenho medo de palhaços.rsrsrs
    beijo
    Cristina

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cristiane!
    Sempre nos dando boas dicas de leituras e nos presenteando com assuntos que torna nosso dia a dia mais rico.
    Cada vez se torna mais difícil encontrar pessoas que realmente sabem ouvir, sem julgamentos, sem apressar a fala do outro.
    Obrigada pela dica.
    bj
    Sonia

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris,
    ainda não vi este livro nas livrarias por aqui, mas gostei da indicação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Sou mais uma a agradecer a indicação . Beijos

    ResponderExcluir
  7. Cris,
    tomei conhecimento deste livro no fim de semana passado que foi o lançamento do livro de poesia da Norma Emiliano(pensandoemfamilia.com) e, já fiquei curiosa; agora ainda mais com tua motivadora indicação. Vou adquirir logo, rs.

    Bjão,
    Calu

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cristiane! Chegando aqui através da Ana Paula!
    Eu já olhei tantas vezes pra capa deste livro e tão curiosa. Que bom saber mais dele. A escuta é tão necessária e anda tão escassa. Pra mim que trabalho em hospital, é diária essa necessidade, mas também acredito que o seja para todos nós, em todos os níveis. Já coloquei na minha listinha! Muito obrigada pela indicação!
    Beijos

    ResponderExcluir