Todos Podem Ser Grandes!


Todas as pessoas podem ser grandes, 
porque todas podem servir.
Não é preciso ter 
um diploma universitário para servir.
Não é preciso fazer concordar 
o sujeito e o verbo para servir.
Basta um coração cheio de graça.
Uma alma gerada pelo amor.
Martin Luther King

Esta frase me fez refletir muito...a maioria das pessoas sofre porque está sempre pensando no que pode obter dos outros em termos afetivos e materiais. 

Ouço freqüentemente queixas que giram em torno  "do que o outro deveria ter feito por mim e não fez..."

Ficamos contabilizando o que fizemos e o que recebemos do parceiro, dos amigos, dos pais... nos consideramos injustiçadas se a balança não pender para o nosso lado.

Conforme conversamos nos grupos, o objetivo do processo de auto-conhecimento é podermos  nos tornar pais e mães de nós mesmas. E isso só acontecerá se nos dispusermos a amadurecer, a sair da posição infantil, na qual achamos que o mundo nos deve...

Somente quando mudarmos nossa atitude e passarmos a pensar de que forma podemos nos doar, no que podemos fazer pelo outro, por nossa comunidade e pelo planeta, é que começaremos a crescer.

E o mais interessante, é que quando mudamos a perspectiva, inesperadamente recebemos mais do que havíamos imaginado!

Veja que interessante o sentido da palavra:

SERVIR = VIR a SER

No serviço a um bem maior encontramos a realização e ajudamos a elevar a consciência da humanidade. 

Eu por exemplo, senti um chamado para trabalhar pelo desabrochar do potencial feminino para cuidarmos amorosamente de nós mesmas e do planeta. Sinto também um forte chamado para proteger a natureza e os animais e passei a fazer trabalho voluntário e ativismo em várias frentes. Para isso que eu sirvo. 

Ao que servimos? Isso define o sentido de nossas vidas. 

Atenção: O Servir, não é ser subjugada nem esgotar-se em função das demandas do outro. Mas sim viver com um propósito que vai além das nossas necessidades.

Afinal o cuidado amoroso começa conosco e se extende a tudo ao nosso redor, não é? 

Tudo bem, mudar não é fácil. Mas tudo o que vale a pena merece um pouco de esforço. 

Afinal, a única coisa que cai do céu é água...




8 comentários:

  1. APLAUDINDO a escolha!!! Bem acertada para nosso momento político onde tudo que parecem fazer é o contrário,ou seja, um desserviço! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde de paz, querida amiga Cristiane!
    Estou sempre tentando me apropriar da condição de ser pai e mae de mim.
    E muito importante essa condição de autoestima.
    Seja Muito feliz e abencoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    Eu sempre me pergunto para que estou neste mundo. Um amigo meu, que tem um restaurante e trabalha muito, depois de um assalto, disse que quando chegasse no céu e São Pedro perguntasse para ele o que ele tinha sido na terra , ele diria que foi escravo, pois trabalhava demais, dormia de menos e ainda por cima, às vezes era assaltado por moleques que entravam no restaurante e quebarvam tudo por causa de trocados.
    Depois disso fiquei me perguntando, o que eu diria para São Pedro. Eu diria que tinha sido cuidadora, pois é isto que eu faço e sempre fiz na vida. Posso ter sido publicitária, advogada, blogueira, mas minha vida é de cuidaora, já cuidei de tantas pessoas e tantos bichos que acho que é essa a minha essência.
    Adorei o post e é claro que vai para os links legais.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, Betty, o cuidado traz um profundo sentido de vida! Mas não se esqueça de cuidar bem de você também...
      Bjs

      Excluir
  4. Oi Cristiane,
    Vou ser repetitiva...amo seus posts!
    Sempre, um despertar! Reflexões que nos dão um "sacode"!
    Gratidão!
    Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  5. Servir é a melhor coisa que podemos fazer. Só ganhamos com a experiência. Quem é servidor público trabalha para servir, para ver tudo funcionando e prestar serviços de qualidade.
    Parabéns pelo trabalho! Os animais e a natureza precisam muito da gente.

    ResponderExcluir
  6. Cristiane , cada post seu é lição de vida , sempre repetirei . Obrigada . Beijos

    ResponderExcluir