O Que Eu Sei Na Medula Dos Meus Ossos - Poema de Clarissa Pinkola Estés


Não é nossa missão consertar o mundo inteiro de uma vez,
mas nos esforçarmos para reparar a parte do mundo
que está ao nosso alcance.

Qualquer coisa, mesmo sutil ou pequena,
que uma alma possa fazer para ajudar outra alma,
dando assistência a alguma parte deste pobre mundo sofrido,
ajudará imensamente.

O que é necessário para uma mudança dramática
é o acúmulo de ações.
Mais, mais, e mais....continuamente...

Sabemos que não são necessárias todas as pessoas da Terra
para trazer justiça e paz,
Mas apenas um pequeno e determinado grupo
que não desistirá durante a primeira, a segunda 
ou a centésima tempestade.

Uma das ações mais pacíficas e poderosas para intervir
num mundo tempestuoso é ficar firme e mostrar sua alma.
A alma brilha como ouro em tempos escuros.
A luz da alma atira centelhas, envia labaredas,
manda sinais de fogo e incendeia as outras.

Mostrar a lanterna da alma em tempos sombrios como estes
Ser ao mesmo tempo implacável e misericordiosa,
Ambos são atos de imensa bravura e enorme necessidade.

As almas que lutam recebem luz de outras almas
que estão completamente acesas e dispostas a iluminar o caminho.
Se você conseguir apenas acalmar um tumulto (externo ou interno), 
já será uma das coisas mais poderosas que poderá fazer.

Sempre há momentos em que nos sentimos desencorajadas.
Eu também sinto desespero muitas vezes em minha vida,
mas não lhe ofereço um assento; eu não o entretenho,
Não permito que coma do meu prato.

A razão é simples.
Na medula dos meus ossos eu sei algo que você também sabe:
Que não pode haver desespero quando
você se lembra por que veio para a Terra,
a Quem você serve e Quem te mandou para cá.

As boas palavras que  dizemos
E as boas ações que realizamos não são nossas.
Elas são as palavras e as ações Daquela que nos trouxe aqui.

Clarissa Pinkola Estés


Ela o declamou durante uma palestra. A tradução foi feita por mim, pois até o momento não foi publicado em português.

Foi postado aqui em 2014, trago-o novamente para inspirar a todas nestes tempos turbulentos e especialmente às Lobas que iniciarão a jornada em janeiro.

Um abençoado Ano Novo para todas!






4 comentários:

  1. Que maravilha e certamente,não conseguimos transformar o mundo,nem todo mundo, mas podemos nossa parte fazer...LINDO! Feliz novo ano! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Feliz 2021, querida amiga Cristiane!
    "... não pode haver desespero quando
    você se lembra por que veio para a Terra,
    a Quem você serve e Quem te mandou para cá."
    Tenho certeza de que somos enviados.
    Muito bom seu post.
    Tenha dias abençoados e felizes!
    Bjm festivo, carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    O poema eu já conhecia aquui do seu blog mesmo e adoro, mas estava doida para contar para vc que estou lendo e adorando o "Mulheres Que Correm Com Lobos", da autora. Obrigada por me levar até o livro, pois se não fosse vc, eu não chegaria até ele.
    Feliz 2021!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que legal saber que está gostando e que eu dei uma "ajudinha" pra te encorajar a lê-lo!
      Bjs

      Excluir