11 de abr de 2018

Insônia...


Um dos desafios na menopausa é ter uma boa noite de sono. Eu que era a própria Bela Adormecida de repente  vi a noite passando, o dia raiando e nada de dormir!

Comecei a cuidar da higiene do sono, usar chás de ervas calmantes e fazer algumas práticas que  têm ajudado bastante. 

E uma gotinha de óleo de lavanda no peito dá um bem estar...relaxa...

Compartilho o passo a passo de uma vivência de Langhana, a primeira fase da cura na Medicina Ayurvédica. É ótima para aliviar o estresse e a insônia. Todo mundo termina esta sequência bocejando...
1 - Sente-se em uma cadeira de forma que seus pés fiquem bem apoiados no chão, com os  joelhos afastados (se precisar, sente-se na ponta da cadeira, longe do espaldar). Deixe suas mãos relaxadas  sobre os joelhos.

2 - Inspire profundamente à medida que abre os braços com os cotovelos flexionados, abrindo bem o peito, como se quisesse juntar as escápulas.

3 - Solte o ar pela boca lentamente à medida que vai flexionando seu corpo à frente, deixando-o  solto entre as pernas. Relaxe também  a língua e o  pescoço. Apóie suas mãos no chão ou nos pés ou vá até onde puder.

4 - Inspire lentamente e vá levantando devagar, desenrolando a coluna e abra os braços como no início.

5 - Solte o ar pela boca lentamente e repouse os braços nos joelhos, voltando à posição inicial.

6 - Repita esta sequência 5 vezes.  À medida que for se familiarizando com esta prática, pode aumentar até 8 vezes
     Algumas dicas de higiene do sono:
Tente seguir o ritmo da natureza, deitando-se cedo e levantando-se  ao amanhecer, mesmo nos finais de semana, para que o corpo encontre seu ritmo.

Tome sol todos os dias, pelo menos 20 minutos sem protetor solar (se for ficar mais tempo, aplique o protetor) mesmo que seja dentro de casa, próximo a uma janela ou varanda.

Ao anoitecer, evite luzes fortes, ilumine sua casa com abajur ou luzes suaves. O ciclo de sono e vigília é regulado por um hormônio chamado melatonina que está relacionado ao ciclo claro/escuro.

Tome um banho morno e mantenha a temperatura do quarto agradável.

Massagem nos pés ou escalda pés são excelentes para relaxar.

Não leve celular nem computador para o quarto. Para não cair na tentação, compre um pequeno despertador, assim não tem a desculpa de que usa o celular para acordar... 

Antes de dormir evite programas de TV e leituras muito estimulantes.

Tenha uma alimentação balanceada, com frutas, legumes, verduras e grãos e não coma muito antes de dormir.

Evite bebidas alcoólicas ou outros estimulantes como cafeína presente no café, no chá mate, preto e verde, e também nas bebidas à base de cola. 

Tenha um bloco de papel e uma caneta na mesa de cabeceira para anotar alguma pendência ou preocupação que surja e deixe para resolver no dia seguinte.

Evite o sedentarismo, faça exercícios moderados regularmente (como caminhadas), mas não perto da hora de dormir, pois o estímulo pode tirar o sono.

Bons Sonhos!



6 comentários:

  1. Sugestões importantes e a insônia atrapalha muito o rendimento no dia seguinte... beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristiane,

    Ótima dica, também tenho noites de insônia são raras, mas me deixam exausta no dia seguinte.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    Eu não tenho insônia, mas meu período de sono diminui. antes eu dormia 8 horas por noite, agora duro 6 horas. Vou favoritar este post para o caso de precisar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. A luz do abajur à noite é excelente, eu sinto a diferença. E o banho, tenho que tomar bem antes de dorir, mesmo que morninho. As dicas são ótimas.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, obrigado! Escalda pés é tudo de bom!
    Meu sono também mudou bastante!
    Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir