Está Cansada de Falar?


“Quando você fala, apenas repete o que sabe. 
Quando ouve, pode aprender algo novo.”

Falar consome muita energia, perceba como ficamos cansadas quando falamos demais. Quanto mais observo as pessoas, percebo que a maioria usa a fala como uma cortina de palavras que oculta a si mesma.

Ouvir nos permite voltar ao centro, encontrar um lugar de repouso e aquietar nossa alma. Mas somente se ouvirmos de verdade, recebendo a fala do outro com total disponibilidade, sem ficar ao mesmo tempo pensando na resposta que vamos dar depois.

Quando uma pessoa está falando, saberemos que o outro está realmente ouvindo se a fala for seguida de um momento de silêncio antes da resposta, sinal de que realmente prestou atenção e somente depois elaborou seus pensamentos para responder. 

Faça este teste: comece a observar se consegue esperar que a pessoa termine seu pensamento, se há pausas entre as falas nas conversas ou se interrompemos ou somos interrompidas no meio de uma frase.

Se você é ansiosa, comece permitindo uma respiração completa para poder absorver a fala do outro antes de responder qualquer coisa, já será diferente. 

E quando estiver diante de algo mais complicado permita-se dizer “não sei, vou pensar”. 

É um exercício maravilhoso para ser feito nestes tempos de velocidade e imediatismo, vale por uma boa meditação e evita muitos mal entendidos que acabam consumindo tanto tempo e energia para serem resolvidos... pense nisso…



14 comentários:

  1. Oi Cris:
    Creio que o "não saber" não seja sinônimo de ignorância ou burrice.
    Muito pelo contrário, é uma ótica chance de aprendizado.
    Por isso, ouvir e manter um diálogo aberto é um grande oportunidade de exercitar nosso conhecimento e abrir as portas para novas aprendizagens.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  2. Preciosas dicas, como sempre. Gratidão. Bons dias.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Cris, o MUNDO está falando demais, não é?
    Na internet, na vida, em tudo...me parece que PRECISAMOS emitir opinião sobre tudo...
    Confesso que ando sentindo uma falta de energia muito grande. Estou precisando ficar mais quieta...
    Bem contrário ao nosso tempo atual.
    Adorei o post, Cris! Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo exercício, que deve virar prática e necessário alerta
    Ter paciência para ouvir, escutar além de ouvir, ñ interromper, não ficar "completando", ñ presumi...
    Processar e ponderar antes de opinar
    Dizer ñ sei, ñ tenho nenhuma opinião formada, tenho opinião comum com resalvas ou tenho opinião totalmente avessa e respeito a sua
    Isso tudo fortalece e faz fluir a comunicação, o entendimento, a evolução individual e coletiva

    ResponderExcluir
  5. Verdade absoluta, Cris,
    apesar de muitos desconfiarem que estão falando demais, ainda assim não conseguem desacelerar e acabam por atropelar a razão.Gosto demais do texto do Rubem Alves: Escutatória, onde entre muitas reflexões ele aponta que todos nós somos ensinados a falar e não a ouvir.Precisamos equilibrar ambos os sentidos.

    Hj teremos aqui nossa 2ª reunião. Reservei um texto do Jean- Yves Leloup para o debate.
    :) um bom dia pra vc.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  6. Foi bom ter tocado nesse assunto, sou ansiosa, às vezes atropelo tudo. Vou começar a pausar, obrigada por compartilhar, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  7. Dra Cristiane, amei ler esse texto, nossa, minha mãe me ensinou desde quando eu era criança a aprender a ouvir, assim poderia enriquecer muito mais meus conhecimentos, ela era calada, ouvia muito e aprendia sempre, agora aqui me lembrei muito dela, ela morreu faz vinte e quatro anos, tinha a minha idade hoje, mas deixou um grande legado para mim!
    Aprender a ouvir é muito melhor do que falar muito, não gosto de falar muito, adoro ler e escrever muito!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu preciso desse exercício urgente, sempre fui muito quieta não sei o que está acontecendo ando falando demais e quando se fala demais se diz coisas que se arrependemos depois,
    Bjos tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  9. Fantástico Cristiane! é um eterno exercício de volta para casa! amooo bjs

    ResponderExcluir
  10. Amiga, sabe que fico cansada de falar mesmo?
    Acho que falo demais, assunto demais!! Realmente o hábito de ouvir pode ser muito mais prazeroso!! Vou fazer esse exercício!! As vezes canso da minha voz!!
    Saudades!
    Beijos mil e linda quinta!
    Cris

    ResponderExcluir
  11. Oi Cris,
    Adorei o post, mas meu problema não é falar de mais, é falar de menos. Sou quietinha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Esse deve ser um exercício diário,o qual muitas vezes esquecemos de praticar.
    Abraços,
    Sônia

    ResponderExcluir
  13. Muito bom, Cristiane.Esse exercício, do menos falar e mais ouvir, venho praticando há algum tempo e vejo o quanto é necessário e nos faz bem.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  14. Sou uma pessoa calada porque sou mais contemplativa. Entretanto, essa dica do exercício é muito boa até para mim. Vou começar já! Beijos.

    ResponderExcluir