Ingênua ou Inocente? Qual a Diferença?

arte: Ale Passarim

O post anterior despertou a curiosidade de muitas mulheres que não conseguiram diferenciar uma da outra. E então?  

Bom, vamos desfazer esse nó...

Ingenuidade vem do latim "ingenuitas", que significa não saber, não conhecer.

Esta é uma característica da criança, que precisa aprender sobre o mundo e necessita de um adulto que a ampare e proteja, que a oriente. Ela desconhece o mal e se não for cuidada pode correr riscos ao ficar exposta a perigos no ambiente e à maldade alheia.

Inocência vem do latim "non nocere", que significa, não lesar, não fazer mal. Ela é uma qualidade do adulto e das pessoas sábias. Significa que a pessoa aprendeu sobre o bem e o mal, conheceu a alegria e a tristeza, experimentou o mundo e conscientemente escolhe o bem, conscientemente escolhe o amor. A inocência envolve sempre uma escolha consciente.

Veja a diferença: na ingenuidade estamos à mercê do ambiente e dos outros, presas à reatividade; na inocência somos livres para fazer escolhas conscientes.

Nossa sociedade valoriza a ingenuidade como se fosse uma virtude. Ouço tantas mulheres dizendo: Sou ingênua, sou do bem, e os outros é que me fazem mal...

Querer manter-se ingênua é recusar-se a ser uma mulher adulta.

Algumas justificam-se: Ah...mas eu não quero perder o olhar ingênuo da criança para o mundo...Não quero perder o encantamento pela vida...

Como se ao deixar de lado a ingenuidade, a vida deixasse de ter graça. Mas é justamente o contrário!

Na inocência, o encantamento é ainda maior, porque compreendemos a efemeridade da vida e valorizamos cada momento, cada gesto de carinho, cada experiência de beleza.

Mas sabemos nos proteger, não nos expomos a situações ou relacionamentos que nos façam mal, percebemos melhor a natureza humana e agimos com sabedoria.

Não se trata de negar nossa criança, nosso lado lúdico, mas de andar de mãos dadas com a velha sábia. Caminhando alegremente pela vida: a sabedoria e doçura da velha com a vitalidade e frescor da criança.

Este é o nosso caminho.

A querida amiga Marisa Giglio deu uma definição maravilhosa para estas duas características na vida adulta: 

"A inocência traz a luz e a ingenuidade a escuridão."

E agora, ingênua ou  inocente?







9 comentários:

  1. Vendo a imagem que cabe bem à explicação, encontramos as duas em nossa vida..LINDO! beijos, chica e ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Encantei-me com a definição de inocência; quanta legitimidade insere!Não tinha ainda me dado conta da grandeza deste significado: da inocência em sua ampla tradução.
    É meu querer "andar de mãos dadas com a velha sábia caminhando alegremente pela vida".
    Tem-me sido de primordial importância buscar as mãos da velha anciã-sábia e neste contato deixar fluir a intuição aguçada da minha criança interior.

    Obrigada, Cris, por mais esta reveladora mensagem.
    Bjs e boa semana.
    Calu

    ResponderExcluir
  3. Às vésperas de me tornar avó, felizmente inocente!... de mãos abertas para receber a frescura do novo e para compartilhar a sabedoria do vivido, misto de doçura e frescor :)
    Beijo&Carinho!

    ResponderExcluir
  4. Querida Cristiane , fiquei feliz por ter mencionado minha descrição .
    É um presente que recebo de uma médica de almas como você .
    Muito obrigada . Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu pensei em pedir para você, Cris, fazer um post sobre as diferenças. Não precisei pedir, pois aqui está, tão claro e precioso. Mais uma vez, muito obrigado por tanta generosidade e amorosidade.

    ResponderExcluir
  6. Definitivamente este texto arrasou !!!! Uau , que fisgada deu no meu coração... "Na inocência somos livres para fazer escolhas conscientes"

    ResponderExcluir
  7. OI Cris,
    Vendo a retrospectiva dos posts mais lidos, descobri este aqui e achei sensacional. ainda não tinha lido. A frase final é o fecho de ouro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Hoje com 63 anos vejo a reflexão desta definição e lembrei dos meus Pais(Já falecido), dos meus tios(Já falecidos), dos meus primos e dos meus amigos e até da minha filha na minha orientação educação que caiu muito bem este texto e eu entendi !!! Antes tarde do que nunca para se aprender e se corrigir ! Eles sempre me diziam que eu sou ingenuo , criança ,puro, sincero .etc Obs: No mundo que estamos vivendo hoje temos que enxergar além da curva!! Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir