Leituras


.
"Todo livro que vale à pena ser relido,
foi escrito pelo espírito."
                                  
 Jorge Luís Borges
   escritor argentino




"Vejo um grupo de sete ou oito meninos remando numa canoa:

Os meninos remavam de maneira compassada, todos tocavam o remo na superfície da água com muita calma e harmonia: estavam exercitando a infância deles no sentido do que o seu povo, os Yudjá, chamam de se aproximar da antiguidade. 

Um deles falou: "Nossos pais dizem que nós já estamos chegando perto de como era antigamente".

Eu achei tão bonito que aqueles meninos ansiassem por alguma coisa que os seus antepassados haviam ensinado, e que a valorizassem no instante presente.

Esses meninos que vejo em minha memória não estão correndo atrás de uma ideia prospectiva do tempo nem de algo que está em algum outro canto, mas do que vai acontecer exatamente aqui, neste lugar ancestral que é seu território, dentro dos rios."


Assim começa este livro belíssimo, delicado e fundamental no caminho do cuidado amoroso.  Idéias maravilhosas para ampliar nosso olhar em vários aspectos da vida!

Recomendo para inspirar a todas neste início de ano.

Um presente precioso ✨💗✨




Alguns textos nos fazem reviver memórias impressas em nosso corpo e alma e, dessa maneira, têm o poder de nos transformar e curar.

Este livro maravilhoso traz um olhar ampliado sobre todas as formas de amor e não apenas sobre o amor romântico; embora uma desilusão amorosa tenha movido a autora a buscar compreendê-lo sob novas perspectivas.

Ela desconstrói vários conceitos equivocados e nos apresenta uma forma muito mais criativa e consistente de viver o amor. 

Para você o amor é um sentimento? A maioria das pessoas acredita que seja uma intensa afeição. Mas a afeição é apenas um aspecto do amor.

Na verdade, o amor é uma ação. Uma vontade de se empenhar ao máximo para promover o próprio crescimento ou o de outra pessoa. Isso implica responsabilidade e trabalho.

Durante e leitura parecia que estava conversando com ela, ouvindo seus relatos pessoais, juntamente com as descobertas em sua pesquisa. 

Desde as experiências da infância em uma família disfuncional, que dificultaram o aprendizado do amor; até descobrir já adulta o caminho de retorno a esta força vital.

Meu exemplar está todo grifado e anotado, tem passagens belíssimas e muitos temas para reflexão: 

"Viver com simplicidade intensifica nossa capacidade de amar."

"Quando temos clareza na mente e coração, somos capazes de conhecer o prazer, de nos envolver no mundo sensual à nossa volta com um prazer que é imediato e profundo. Ser sensual é respeitar e se alegrar com a força da vida, e estar presente em tudo o que se faz, do esforço de amar até a partilha do pão."

Ao final, uma sensação gostosa de encantamento e ampliação da consciência, uma vontade de ler novamente. Realmente transformador, tantos insights...

Recomendo a todas!




Feito com muito capricho para você!

As dicas e práticas mais pedidas agora disponíveis gratuitamente.

Clique aqui para baixar o seu e-book.

Espero que goste e use com carinho.


💖  🌱  💖  🌿  💖  🌳  💖




Uma história de esperança em tempos de incertezas, o re-encantamento do mundo. 

Como descrever um livro tão belo e extraordinário, mas ao mesmo tempo singelo e delicado?

Embora seja ricamente ilustrado e conte uma história pelo olhar da criança, sua mensagem será melhor compreendida pelos adultos.

O encontro inusitado entre estes quatro seres dá início a uma aventura com aprendizados para todos, sempre pontuada pelo bom humor da toupeira que é louca por bolo!

Li e reli.  Agora fica na mesinha de cabeceira e abro aleatoriamente em um página antes de dormir. Sempre há uma imagem bela e um trecho ou frase que suavizam a alma. 

Os desenhos são de uma leveza...linhas que emergem direto do coração






Chegou num momento difícil e trouxe alento. Como disse Dostoiévsky: "a beleza salvará o mundo." Sem dúvida ela nutre e encanta nossa alma. 

Que você se encante e se alegre com as descobertas deles também...




Pensa num livro maravilhoso...pois este é um dos melhores livros de Constelações Sistêmicas que já li! 😍

E olha que eu li dezenas de livros desta área...📚📚📚

A autora foi a primeira a defender uma tese de doutorado sobre Constelações na Alemanha, e a partir da tese e de sua vasta experiência, escreveu este livro.

Uma leitura gostosa, que flui super bem.

Muito didática na apresentação dos conceitos e repleta de histórias de sua trajetória pessoal e de pacientes.

No final de cada capítulo ela propõe um exercício prático para o constelador e várias perguntas para reflexão...

Em vários momentos sentia que estava sendo constelada e muitos insights vieram na forma de sonhos e percepções profundas.

Recebi cura para feridas antigas que ainda não consigo expressar em palavras...✨✨✨

É um livro para quem está fazendo a formação ou já é constelador, pois ela parte do princípio que o leitor conhece a técnica e as leis sistêmicas.

Uma preciosidade! 💎

Você já ouviu falar das Constelações Sistêmicas? Já experimentou esta modalidade terapêutica?




Admito que não esperava que este livro tivesse tanto impacto sobre mim...Achei que seria um livro de auto-ajuda focado no mundo corporativo. Ainda bem que me enganei!

É uma leitura agradável, com histórias reais compartilhadas ao longo de todos os capítulos, mostrando uma forma diferente de encarar situações do cotidiano. Algumas delas são tão inspiradoras que já valem a leitura.

Explicações claras de padrões de comportamentos, o que está por trás de ações aparentemente banais que na verdade são auto-sabotagens e também aborda as influências subliminares em nossas decisões.

"Onde está o conhecimento que perdemos com informações?"
T. S. Eliot

Aponta um caminho para discernir as muitas trivialidades do que é essencial para nossa alegria e realização.

Por exemplo: Sabia que a palavra prioridade só existia no singular? Sempre significou a primeiríssima coisa, a mais importante. Na metade do século XX passou a existir no plural, como se ao modificarmos a palavra pudéssemos alterar a realidade. Mas quando muitas tarefas são prioritárias no mesmo momento, na verdade, nenhuma delas é.

"Metade dos problemas da vida decorre de dizer "sim" depressa demais
 e não dizer "não" cedo o bastante."
Josh Billings

Vamos percebendo e alterando padrões de comportamento que vemos como normais e até elogiados pela sociedade, mas que são nocivos para nossa saúde mental. 

É preciso ter paciência, pois muitos destes padrões foram criados no calor das emoções, é normal ter alguma dificuldade para criar uma nova rotina. Por isso, o importante é focar em um passo por vez, mesmo que seja um passo pequeno, e persistir no caminho.

"Só é realmente livre quem sabe colocar limites."
Greg McKeown

Meu exemplar está todo grifado e anotado, são tantos destaques interessantes...Estou relendo e dando atenção a estes pontos, um exercício de auto-conhecimento. 

Para começar, pergunte-se: "Se neste momento eu só pudesse fazer uma única coisa, o que seria?

Uma leitura que realmente fez diferença.

Recomendo!



Este é um livro pequenino e cerca de 100 páginas, mas super importante para quem deseja começar a entender a complexidade da estrutura racista no Brasil. 

Embora Djamila Ribeiro seja uma grande intelectual, o livro é bem didático e fácil de ler, a autora apresenta com exemplos do cotidiano alguns comportamentos aparentemente inofensivos que na verdade são manifestações de racismo. 

Quantas possibilidades de mudança e construção de novas atitudes se descortinaram! Nosso horizonte se amplia.

Li super rápido, mas as idéias ficaram ecoando em minha mente, tanto de quis fazer este post e recomendar a leitura para todas.

Os tempos pedem mudanças urgentes. Não basta dizer que não é racista, é preciso ser anti-racista e agir como tal.

Este livro é um ótimo começo para quem deseja uma sociedade mais justa.

Recomendadíssimo!


A Sabedoria da Natureza
Roberto Otsu
Ed. Ágora

Este é um livro maravilhoso! Com lindos ensinamentos das tradições orientais para o bem viver, à partir da sabedoria da natureza.  

Recheado de exemplos do nosso cotidiano e portanto, muito gostoso de ler. O autor escreve como se estivesse conversando com o leitor. 

Dividido em cinco capítulos: As Lições das Estações, As Lições da Água, A Lição do Bambu, A Lição da Árvore e A Lição do Céu.

Em cada capítulo ele começa de forma suave e vai nos levando para uma compreensão cada vez mais profunda desta sabedoria, como se fosse aos pouco retirando véus de nossos olhos.

Difícil resumir em um post toda a riqueza deste livro, pois a forma como os temas são desenvolvidos tem muito a ver com o desenvolvimento da feminilidade consciente. Só posso dizer que foi uma experiência transformadora.

O meu livro está inteirinho grifado de tantos trechos belos e inspiradores...

Recomendo a todas, especialmente às participantes dos grupos!

Compre livros semi-novos, quanto mais um livro circula, menos árvores são cortadas. 



A Pedagogia da Ternura
Luiz Schettini Filho
Ed. Vozes

Este é um livro precioso, pequenino em tamanho e enorme em conteúdo.

Apesar de usar o termo "Pedagogia", não se refere somente à questão da educação, mas a todos os tipos de contatos humanos.

Já reparou como falta ternura nos relacionamentos? Onde deixamos nossa ternura? 

Nesta compilação de palestras dadas pelo autor (que é psicólogo, filósofo e teólogo), vamos conhecendo os conceitos de ternura, aprendemos sobre o analfabetismo afetivo, sobre como dizer a verdade no compasso da ternura, evitar o uso de respostas prontas...

E tem um capítulo muito interessante sobre o efeito destrutivo do "arquivo morto" num relacionamento. Sabe quando uma pessoa abre o baú do passado e começa a desenterrar coisas que aconteceram há muito tempo e as lança sobre o outro? 

Pois é...

Veja o rico conteúdo dos capítulos:

Sobre a ternura - Analfabetismo afetivo - Como dizer a verdade em compasso de ternura - Palavras impensadas - Acolhimento x Encolhimento - Arquivo Morto - Respostas prontas para situações inacabadas - Críticas sistemáticas - Necessidades especiais...

Ele nos faz refletir bastante e mostra uma nova paisagem, onde floresce o cuidado amoroso com a nossa vida e a dos que nos cercam. 

Alguns belos trechos selecionados para reflexão:

"Fraqueza, debilidade, fuga e conveniência não se confundem com ternura. Ao contrário, a ternura se irmana com vigor, determinação e persistência. "

"Sendo forte, não constrange; sendo persistente, não irrita; sendo determinada, não produz desânimo. A ternura é a expressão da espera pelo outro, sem que seja interpretada com indiferença ou descaso. "

"A ternura é a conquista de quem já conquistou a si mesmo, livrando-se das cargas desnecessárias que só exaurem as energias. Como ser afável com o outro se não aprendemos a nos acarinhar, a tratar dos nossos ferimentos e esperar pela cura das dores sem a impaciência dos egoístas? "

Lindo demais, não é? 

Recomendo!



Sabedoria Chinesa Para a Saúde da Mulher
Dra. Xiaolan Zhao
Ed. Nova Era

Uma delícia de leitura! 

A Dra. Xiaolan vai apresentando a medicina chinesa junto com as histórias de sua vida e de suas pacientes. Assim fica muito mais fácil compreender, pois o livro é para todas as mulheres.

Ela dá dicas ótimas de alimentação, automassagem, ervas, exercícios, meditações e vários cuidados que tornam a vida das mulheres mais harmoniosa e saudável.

O Livro é dividido em Seções para cada tema, com os nomes chineses que são bem poéticos: Água Celestial para a Menstruação, Nutrindo o Fruto para a Gestação, Mês de Ouro para o pós parto e Segunda Primavera para a Menopausa.

Ela também trata de um tema pouco explorado na medicina ocidental: os cuidados com a mulher que teve sua gestação interrompida. 

Ela mesma perdeu seu primeiro bebê no início da gestação e à partir daí passou a ter um cuidado especial com as mulheres que passaram por isso. Neste capítulo ela dá dicas preciosas.

O primeiro capítulo é uma introdução aos conceitos da medicina chinesa. Se você achar difícil, não se preocupe, nos capítulos seguintes ela vai explicando tudo de uma forma muito fácil e gostosa de ler, falando de sua própria vida e das situações vividas pelas pacientes.

Só tenho uma ressalva: ela dá algumas receitas muito antigas de caldos revitalizantes usando carnes e ossos. Hoje sabemos que podem ser feitos com outros ingredientes que os substituem perfeitamente sem matar animais. A quinoa, o milho ou o amaranto ao invés da carne; e ao invés dos ossos utilizamos a casca de ovo moída.

Mas isso não diminui o valor do livro. Aprendi coisas bem interessantes e práticas.
Recomendo a todas!



Plantando as Árvores do Quênia
Claire A. Nivola
Ed. SM

Em um dos encontros deste mês lembramos das ganhadoras do Premio Nobel da Paz ao longo da história. 

Falamos de Wangari Maathai, que foi agraciada em 2004, a primeira mulher da África a receber esse Prêmio.

Foi concedido pela conexão que ela fez entre a saúde do meio ambiente e o bem estar do seu povo. Foi através da mobilização das mulheres  que houve uma transformação social e política de todo um país. 

Devido à política de devastação das florestas promovida pelo governo da época, o país mergulhou numa seca terrível, com a maior parte de suas terras transformando-se em desertos. Com isso, a escassez de água e comida flagelava a população.

Ela então começou a mobilizar as mulheres, mostrando que onde houvesse verde, haveria água. E começou a criar mutirões de plantio e proteção de áreas verdes em todas as vilas e aldeias.  Elas chegavam a cavar poços com as próprias mãos (!) e instrumentos rudimentares para conseguir água para regar as mudas. 

Em 1977 criou o "Movimento Cinturão Verde", com programas educacionais que transformaram os quenianos em cidadãos ativos e bem informados, que começaram a cobrar do governo o cumprimento de suas responsabilidades, principalmente a proteção das áreas verdes.

Isso logicamente gerou uma reação dura do governo (na época, uma ditadura) que os perseguia, mas ela manteve-se firme e com o apoio da população finalmente triunfaram.

Hoje o Quênia está coberto de florestas, muitas são reservas, e a prosperidade voltou. 

Wangari Maathai faleceu em 2011, mas deixou um legado precioso que continua inspirando a todos.

Este belíssimo livro, totalmente ilustrado com aquarelas maravilhosas, conta a sua vida. Embora tenha sido escrito para o público infantil, encanta os adultos.

Não me canso de ler e recomendar!


"Lembrem-se sempre do que milhões de mãos podem fazer."
Wangari Maathai


P.S.: Está disponível nas melhores livrarias.




Um livro pequenino, em formato de bolso, com apenas 80 páginas, mas é precioso! 

Quanta inteligência, criatividade e delicadeza nestas três palestras que foram realizadas em Portugal e transcritas para formar o livro...

A primeira é a que dá nome ao livro: Idéias para Adiar o Fim do Mundo, na qual ele faz perguntas muito perspicazes e fundamentais para nossa época. 

"Como é que construímos a nossa idéia de humanidade?

Será que essas idéias não limitam nossa capacidade de invenção, de criação, existência e liberdade? 

Será que não estamos atualizando uma disposição para a servidão voluntária?"

Ele segue trazendo algumas respostas da cosmovisão indígena para elas, que nos fazem refletir e ver as coisas sob outro ponto de vista. 

A segunda palestra é: Do Sonho e da Terra, na qual ele fala  sobre o nome de sua tribo - krenak - que significa "cabeça da terra", e nos conta um pouco sobre como os krenaks se relacionam com o mundo.

"Quando despersonalizamos o rio, a montanha, quando tiramos deles os seus sentidos, considerando que isso é atributo exclusivo dos humanos, nós liberamos esses lugares para que se tornem resíduos da atividade industrial e extrativista. Do divórcio com a nossa mãe Terra, resulta que ela está nos deixando órfãos, não apenas os índios, mas a todos."

A terceira é A humanidade que pensamos ser, onde ele fala de nossa relação com a natureza. 

"Por que tanto medo assim da queda, se a humanidade não fez outra coisa nas outras eras, senão cair?

Então, ao invés de ficar com medo de cair, vamos construir paraquedas. De onde se projetam os paraquedas? Do lugar onde são possíveis a visão e o sonho... no qual o casulo humano se abre para outras visões de vida não limitada."


Airton Krenak é jornalista,  é também um lider indígena respeitado no Brasil e no exterior. Atua como educador e ambientalista.

Como o livro transcreve suas falas, tem um tom bem coloquial, muito agradável de ler. Ele nos passa a impressão de força e suavidade ao mesmo tempo, com trechos muito belos, como os que destaquei aqui no post. 

Muito interessante ver alguém questionar conceitos que temos como certos e imutáveis!... me fez pensar bastante e perceber que existem outras possibilidades e saídas para os impasses atuais. 

A sensação ao final é que nosso horizonte se amplia muito e encontramos novos sentidos para a existência.

Recomendo! Lindo e profundo...Tudo a ver com nossa proposta de buscar o cuidado amoroso com a existência.



"Não me interessa saber como você ganha a vida.
Quero saber o que mais deseja 
e se ousa sonhar em satisfazer os anseios do seu coração.
Não me interessa saber sua idade.
Quero saber se você correria o risco
de parecer tola por amor, pelo seu sonho,
pela aventura de estar viva..."

Assim começa este livro lindo que acabei de ler e já estou lendo de novo! 

Nele, a autora compartilha histórias e também experiências próprias ligadas a cada um dos temas que dão nome aos capítulos: Desejo, Medo, Alegria, Tristeza, Traição, Beleza, Fracasso, Compromisso, Fogo, Sustento Interior e Encontrando o Caminho de Casa.

Mas não é só o conteúdo que encanta, é o como ele é apresentado! Ela conversa com o leitor de forma intimista, parece que estamos sentadas juntas tomando um chá e conversando...Delicadeza, beleza e poesia em cada página!

Meu exemplar está todo grifado nos trechos lindos que quero reler sempre. Ele funciona também como oráculo. Podemos abrir em qualquer página e ler a história que ela conta; sentindo como aquela mensagem ressoa em nós. 

Mas na primeira leitura, recomendo ler na ordem dos capítulos porque todos juntos formam uma história maior. 

Ele está esgotado, mas fácil de achar nos sebos virtuais por um precinho bem em conta. Eu comprei o meu aqui.

Recomendo a todas que buscam auto-conhecimento e transformação pelo amor, pela beleza e poesia. 





Nunca imaginei que um encontro como este fosse possível e ainda mais que o resultado fosse tão bom!

O psicanalista Christian Dunker e o palhaço Claudio Thebas se encontraram de forma inusitada: numa palestra para pais em uma escola; a sintonia foi imediata, tanto que saíram de lá com a idéia de escrever um livro juntos.

Já admirava o trabalho de cada um deles individualmente, agora virei fã. 

O livro fala sobre o poder da escuta. Coisa cada vez mais rara hoje em dia, não é? Todas as formas de escuta: entre casais, pais e filhos, chefe e subordinados, cidadãos e políticos, entre o terapeuta e seu paciente, e claro, entre o palhaço e o seu público. 


É escrito na forma de uma conversa gostosa que se alterna ora na fala do psicanalista e ora na fala do palhaço. Com  vários exemplos do cotidiano de cada um: histórias engraçadas, "saias justas" que já passaram e histórias inspiradoras também!

Eles dão muitas dicas práticas sobre o processo de escutar e como melhorar nossa escuta no dia a dia. Também tem uma seção sobre liderança, e como ela pode ser transformada pela escuta correta. 

Devorei o livro em um final de semana, porque a cada capítulo surge uma curiosidade sobre o próximo e a gente não quer largar...

Livro fundamental para todas as pessoas que trabalham em profissões de ajuda e também para os pais.  E logicamente,  para quem busca ter um papel de liderança na sociedade. 

Acabou de ser lançado e está disponível em todas as livrarias. 

Recomendadíssimo! 

Se você já leu, conte aqui o que achou, vou adorar saber...



Resultado de imagem para Busca do sentido Marie Louise Von-Franz Livros

Acho que não vou conseguir expressar num post a beleza , delicadeza e  profundidade deste pequeno livro. São apenas duas entrevistas que Marie Louise von Franz concedeu à uma rádio francesa, mas que entrevistas!

Nas duas ela fala sobre a busca de sentido, o caminho da realização e o encontro da própria identidade. Por ser na forma de uma conversa, é bem acessível mesmo para quem não é da área. 

Ela trabalhou com  Jung por quase 30 anos, uma das maiores analistas junguianas do século XX. 
Na primeira entrevista, intitulada "O Sonho de Merlin", ela explora os significados dessa figura lendária e sua relação com o processo de auto-conhecimento, abordando também conceitos básicos de alquimia e a importância dos sonhos.

A segunda entrevista,  "Os Sonhos e o Destino", foi concedida um ano depois. Logo após o lançamento de seu livro "Os Sonhos e a Morte", onde através do estudo de centenas de sonhos de pacientes terminais, ela percebe que todos apontam para a continuidade da psique (alma) além do corpo físico. 

Por ser uma pesquisa na área de psicologia, sem conexões religiosas,  não há conclusões sobre como seria essa continuidade, apenas a percepção de que todo o arcabouço onírico, ou seja, o conteúdo dos sonhos apontam para algo além da vida física. 

Durante as entrevistas ela dá vários exemplos de casos clínicos e também compartilha alguns de seus próprios sonhos e experiências pessoais. 

Sua fala é tão envolvente que eu não conseguia largar. Ao terminar, a sensação era de estar enriquecida, com horizonte mais amplo e com uma bússola que aponta para o real sentido da existência. 

Belíssimo e importante para quem busca auto-conhecimento e fundamental para quem é terapeuta. 

Recomendadíssimo!



O Filho de Mil Homens
Valter Hugo Mãe

Um dos livros mais belos que já li. Li em dois dias, não conseguia largar!

O personagem principal, Crisóstomo, é um homem que ama por grandeza, ele tem um palácio interno e é capaz de pendurar e acender lustres nos corações mais escuros. 

Este pescador chegou aos 40 anos sem uma companheira, mas deseja muito ser pai e ter uma família. 

Ao longo da história, as vidas de vários personagens vão se entrelaçando, e as feridas que parecem ser motivo de desesperança, tornam-se na verdade o caminho para a cura e a redenção pelo amor. 

Crisóstomo, sendo homem, encarna o princípio feminino por natureza, como diz Marion Woodman: "O princípio feminino é o que tudo abarca, o que nada exclui."

Cada personagem simboliza um aspecto do ser humano com sua luz e sombra. A história é uma aula de psicologia profunda. O autor coloca tanta beleza em frases aparentemente simples, que nos emociona. 

O livro fala também da questão do perdão e de suas muitas faces. 

Do ponto de vista das constelações familiares, é um maravilhoso exemplo de que os excluídos de um sistema precisam ser honrados para que se encontre a harmonia. 

Fala também de como podemos nos alienar dos nossos sentimentos em função do preconceito coletivo, apenas para manter uma imagem. E de que sair disso é como uma volta para casa. 

Os personagens são tão reais, que ao final do livro parecia que eram parte de minha família, já estou com saudades!

Aprendi tanto com esses personagens, com essa história incrível...

Se você quiser conhecer um pouquinho mais sobre o autor, assista a este episódio de Conversa com Bial, no qual ele entrevista Valter Hugo Mãe.  É ótimo!



Recomendo a todas! 

Você já leu esse livro ou algo desse autor? Conte para nós!



Mandala Lunar
Um Caminho Para o Auto Conhecimento Feminino

Este foi um achado nas minhas férias! É uma ferramenta incrível para percebermos a influência da lua em nosso corpo e alma. 
A mandala deste ano foi feita em forma de agenda e diário, com lindas ilustrações e belos textos sobre a lua e sua influência na natureza, ciclo menstrual, saúde da mulher, influências astrológicas e muito mais...


O mais interessante é que ela não é dividida em meses, mas em lunações. O calendário é baseado na lua e nos trânsitos astrológicos.

Logo no início, um panorama do ano todo.



Na abertura de cada Lunação está a mandala onde podemos registrar nossas percepções físicas e emocionais ao longo dos dias.
Ao lado tem uma página para semearmos nossas intenções e projetos para cada período. Depois seguem-se páginas com datas, dia da semana, fase da lua e o trânsito astrológico de cada dia. Pode ser usada como agenda ou diário.
No final, tem um diagrama para mostrar como preenchemos a mandala. É muito fácil. Basta perceber como se sente ao longo do dia, energia física, emocional, foco, libido e etc...e vamos colorindo a mandala.


Com o passar dos ciclos, percebemos que cada uma de nós tem um padrão único que se repete ao longo de cada fase da lua! 

Ao percebermos como nosso corpo e mente se comportam ao longo das lunações podemos planejar melhor nossas atividades, saber quando precisamos de mais descanso, quando estamos mais focadas ou mais distraídas... podemos cuidar melhor de nós mesmas.

Esta ferramenta serve para todas, mesmo que não menstrue mais, não tenha útero nem ovários, podemos observar que mudamos ao longo de cada fase da lua pois tudo na natureza recebe essa influência.

Estou adorando e recomendo!

Ela foi criada com muito carinho por um grupo de mulheres do Rio Grande do Sul. Saiba mais sobre ela e como adquirir a sua aqui.



A Arte de Comer
Thich Nhat Hanh
Ed. Agir

Este livro encantador foi um presente da querida Ana Fanelli.

O monge budista Thich Nhat Hanh traz a técnica da atenção plena para o cotidiano e foca na arte de comer de forma muito prática.

O livro já encanta pelo visual delicado: pequeno, em formato de bolso, com capa dura e detalhes em cores, como a cor da lombada combinando com o título e as páginas de rosto.

Textos curtos sobre a maneira consciente de comer e também contemplações para fazermos enquanto estamos comendo, buscando um relacionamento alegre e sustentável com todos os aspectos da alimentação. Tudo isso acompanhado de belas ilustrações.

Ele também tem dicas para usarmos a atenção plena numa refeição em família e com as crianças.

Estou colocando em prática e percebi que fiquei mais presente e calma durante as refeições. Com o tempo essa tranqüilidade foi se estendendo para todo o meu dia.

Passei a selecionar melhor o que colocar no prato e ficou mais fácil perceber quando estou satisfeita, evitando comer mais do que necessito. 

Cada página traz delicadeza, poesia e contemplação, nos faz desacelerar e respirar mais fundo. Uma delícia de leitura...

Recomendo a todas!


Coisas de Mãe para Filha
Várias autoras
Ed. Outono

Um verdadeiro tesouro. Com depoimentos e intervenções gráficas e visuais, este livro reúne os pensamentos de vinte e três mulheres sobre a beleza e o mistério de ser mãe de outra mulher, e sobretudo, sobre o significado desta experiência em suas vidas.  
Como uma colcha de retalhos, costurada pelas diferentes visões de mundo de cada uma, o que une todas essas mulheres é a vontade de transmitir um legado a suas filhas.
Um livro belíssimo, mesmo para as que não são mães e para aquelas, como eu, que são mães de meninos. Ao final da leitura,  nos sentimos também como filhas recebendo um carinho especial destas mães.
    Este livro complementa muito bem o que estudamos no Capítulo 6 - O Patinho Feio, no Grupo Correndo com Lobos. Ajuda a curar a filha e a mãe dentro de nós.


A Biologia da Crença
Bruce H. Lipton
Ed. Butterfly

O encontro do grupo deste mês foi muito rico e intenso, o capítulo da Vasalisa trata do poder da intuição e discriminação sutil, para podermos expressar a sabedoria em nossas vidas. 
Levei muito material extra, mas como as discussões em torno do capítulo se alongaram, não pude compartilhar com o grupo. Este livro é uma das recomendações para este mês. Não poderia deixar de indicá-lo aqui, pois é maravilhoso. 
O Dr. Lipton é um especialista em genética,  que passou a estudar a influência que nossa mente e nossas crenças exercem nas células e nas reações químicas de nosso corpo, alterando inclusive a expressão dos genes! 
Neste livro ele apresenta de forma bem simples e gostosa de ler, todas as descobertas científicas sobre a relação entre a mente e o corpo. Tanto a mente consciente quanto a inconsciente.
Cheio de exemplos práticos e entremeado de suas próprias experiências, contando também como as descobertas científicas que foi fazendo mudaram o curso de sua vida.
No último capítulo ele divulga uma metodologia própria para desenvolver o potencial da mente, chamado Psych-K, em torno da qual ele faz um segredo. Fui pesquisar sobre isso e descobri que na verdade não é nada novo, trata-se simplesmente de meditação e técnicas de relaxamento já conhecidas. Mas isso não diminui o valor do restante do livro.
Excelente para todas as pessoas interessadas em se aprofundar no caminho do auto-conhecimento e principalmente para as participantes dos grupos.
Recomendo!


Os Doze Sentidos
Josef David Yaari
Ed. Pro Libera

Doze sentidos? Como assim, não são cinco? 

Pois é...

Este pequeno livro descortinou um novo horizonte para mim. Em formato de bolso e apenas 180 páginas, o conteúdo é precioso!

Nascemos com um equipamento fantástico para nos relacionarmos com o mundo, com os outros e com nós mesmos. Mas não o conhecemos e portanto, não sabemos como usá-lo da melhor forma.

Escrito de forma simples, como se fosse uma conversa, com vários exemplos e exercícios para tirarmos o melhor proveito de cada um dos nossos sentidos. 

É baseado na Medicina Antroposófica e na obra de Rudolf Steiner.

Os doze sentidos nos permitem acesso ao sentido vital e ao sentido da vida. Dar atenção à eles nos devolve a alegria de viver e nos coloca no caminho da realização.

Uma leitura que enriquecerá a todos os que buscam uma vida de qualidade e importantíssimo para terapeutas.

Adorei e recomendo!



O Que Eu Sei de Verdade
Oprah Winfrey
Ed. Sextante

Acabei de ler e me inspirou demais...

Este livro reúne suas melhores crônicas publicadas na seção "O Que Eu Sei de Verdade", que sai mensalmente em sua revista, "The O Magazine".

Uma crônica mais linda que a outra! 

Onde ela fala de tudo um pouco: de suas experiências de vida, do trabalho na TV, das viagens, dos relacionamentos amorosos, de sua busca espiritual, das amizades...enfim, da vida! 

E no final do texto, vem o aprendizado que obteve com cada situação. 

As crônicas foram reunidas por temas: Alegria, Perseverança, União, Gratidão, Possibilidade, Deslumbramento, Lucidez e Poder.

Admiro a Oprah, uma mulher forte, que saiu do interior do Mississipi e se tornou uma das pessoas mais influentes nos Estados Unidos, e que destina parte de sua fortuna para uma obra social linda, mantendo escolas para meninas em lugares do planeta onde elas não teriam acesso à educação.

Recomendo a todas, uma leitura deliciosa, leve e inspiradora!



O Potencial Erótico de Minha Mulher
David Foenkinos
Ed. Rocco

A primeira indicação de leitura do ano é especial! Se você assistiu ao filme "A Delicadeza do Amor" (baseado em seu outro livro: "A Delicadeza"), já conhece o autor. 

E neste aqui ele se supera em criatividade e humor e ainda faz belas reflexões sobre a natureza do amor e dos relacionamentos.

Hector é um homem obcecado por coleções, ele coleciona qualquer coisa, desde selos até embalagens de sabonete. Cercar-se de objetos inúteis é para ele quase uma religião...

Até que um dia ele tem uma crise, percebe que se trata de uma compulsão e tenta se curar freqüentando os "Colecionadores Anônimos", mas não consegue melhorar nadinha...

Ele só será bem-sucedido, paradoxalmente, quando começar uma nova coleção, de um item só, ao conhecer a bela e sensual Brigitte, por quem se apaixona e com quem se casa. 

Ao resgatar a capacidade de amar, ele supera a neurose; passa assim a colecionar a própria mulher, seus movimentos, as expressões de seu rosto, as variações de sua respiração, os momentos em que ela limpa sensualmente as janelas de sua casa, de pé sobre uma banqueta.

Essa "colecionite" de sua própria mulher o levará a confusões e situações hilárias, tive que parar a leitura várias vezes pois não conseguia parar de rir...

E em meio a tudo isso, o autor nos presenteia com belas reflexões sobre nosso medo de amar e ser amados, sobre a natureza do amor e sobre as fantasias que criamos em relação àqueles que amamos.

Uma leitura deliciosa! Recomendo a todas!




Masculino Feminino
Experiências Vividas
Leonardo Boff e Lúcia Ribeiro
Ed. Record

Este livro é pequeno e tem apenas 80 páginas, mas não se engane pelo tamanho, ele é enorme em conteúdo. Foi a leitura recomendada às participantes dos grupos neste mês. 

É a transcrição de uma conversa entre o teólogo Leonardo Boff e a cientista social Lúcia Ribeiro, tem um tom bem coloquial e gostoso de ler. Dá a impressão que estamos na sala conversando com eles.

Cada um conta suas experiências em relação ao sexo oposto; desde a forma como foram criados, as repressões, até a descoberta da sexualidade e da complexidade da relação entre homens e mulheres. Compartilham inclusive experiências íntimas, mas com muita delicadeza e sinceridade.

Ambos já com 80 anos, fazem também um panorama das transformações  culturais, dos comportamentos  e da sexualidade que foram observando na sociedade ao longo de suas vidas. 

Suas narrativas são acompanhadas de belas reflexões que nos estimulam a ampliar nossos horizontes.

É um pequeno tesouro que compartilho com vocês. Recomendo a todas!



Viver Agora
Um Programa Revolucionário de Combate ao Estresse, à Ansiedade e à Depressão
Sarah Silverton 
Ed. Alaúde

Este livro é um verdadeiro tesouro. 

Um guia para a prática da Atenção Plena,  técnica simples e muito eficaz que nos ajuda a viver de forma mais tranqüila e positiva.

De forma bem acessível o livro apresenta o programa utilizado em diversos países no tratamento do estresse, ansiedade, depressão e doenças crônicas.

Além de ensinar a técnica, esclarece as armadilhas mentais que criamos em diversas situações que nos fazem sofrer e nos explica como evitá-las.

Também nos ensina a usar esta prática nos relacionamentos e com as crianças. 

Os exercícios são simples e explicados passo a passo. Impresso em papel de qualidade fotográfica, com lindas fotos e ilustrações.

É uma leitura bem gostosa, repleta de exemplos do cotidiano. Depois de ler, selecione uma prática que combine com suas necessidades e comece. Com alguns minutinhos por dia você poderá experimentar uma grande melhora na qualidade de sua vida.



Comunicação Não Violenta
Marshall B. Rosemberg
Ed. Ágora

A última indicação de leitura do ano tem que ser especial, então escolhi um livro que pode realmente mudar nossa forma de estar no mundo e de nos relacionarmos.

Fiz recentemente o curso de Comunicação Não Violenta,  que provocou uma revolução interna. Achei que iria usar essa técnica para ajudar os pacientes, que eu mesma  não precisava. Ah…que ilusão! Percebi que ainda tinha muito que aprender. 

Confundimos observações de fatos com julgamentos, sentimentos com necessidades, não sabemos pedir o que realmente queremos e muito menos receber!

A maioria de nós foi educada no sistema de recompensa e punição, acabamos aplicando esse modo de viver aos relacionamentos, à vida profissional e à educação de nossos filhos, e o resultado que estamos vendo é um verdadeiro desastre.

Muitas vezes usamos manipulações e induzimos culpa no outro para obter o que queremos. E às vezes fazemos de uma forma sutil e nem percebemos... Mas tudo o que é feito por culpa ou vergonha tem um preço alto que nos será cobrado.

Quantas crises conjugais, profissionais e quantas guerras seriam evitadas se aprendêssemos a usar os quatro princípios básicos descritos neste livro!

O autor ensina esta técnica há mais de 30 anos e já foi chamado para resolver conflitos de todos os tipos em todos os continentes. Desde guerras tribais na África até problemas no Oriente Médio, e conforme você vai ver no livro, situações aparentemente insolúveis foram resolvidas de forma muito mais simples do que poderíamos imaginar.

É uma leitura bem gostosa e dinâmica, pois foi feito à partir da transcrição de um dos workshops do Dr. Marshall, com os maravilhosos exemplos do cotidiano e os exercícios para colocarmos em prática este conhecimento fundamental. Você vai se identificar com muitas das situações descritas, eu mesma me vi em vários diálogos! 

Já estou colocando em prática com a família, os amigos,  os pacientes, e a diferença é enorme…

Há vários anos ficava planejando aprender essa técnica e sempre deixava para depois, mas agora fico me perguntando: Nossa, porque não aprendi isso antes?

Uma leitura transformadora! 

Recomendadíssimo para todas e principalmente para as participante dos grupos.

Se você é fluente em inglês, pode assistir a um workshop completo disponível no youtube (aqui), é longo,  vá vendo um pouquinho por dia e faça os exercícios. Vale à pena!




Walden ou A Vida Nos Bosques
Henry David Thoreau


Faz um tempinho que não recomendo a vocês uma boa leitura…

Estou relendo Walden,  que li pela primeira vez há alguns anos e desde então está entre os meus preferidos. Este livro foi um divisor de águas em minha vida. Depois dele fiz muitas mudanças em meu cotidiano, buscando a simplicidade, eliminando os excessos, abrindo espaços para o que realmente importa: saborear a vida.

Publicado pela primeira vez em 1854, ele se tornou uma bíblia secreta, lida e amada  em todo o mundo. Inspirou desde Gandhi até os movimentos ecológicos.

Conta a experiência real de H. D. Thoreau, filósofo e professor de Harvard, que aos 28 anos teve uma crise existencial e se retirou para a floresta, passando a viver numa cabana que ele mesmo construiu à beira do lago Walden. 

Lá ele passou quase três anos, vivendo de forma frugal em total harmonia com os ritmos da natureza. Foi um período muito fecundo onde ele incubou toda a  obra de sua vida. 

O livro é como um diário onde ele registra a sua experiência: desde coisas práticas como a logística para a manutenção de sua subsistência e as dificuldades que enfrentou,  até coisas mais poéticas como a beleza das diferentes estações do ano, suas reflexões sobre a vida, a solidão, os sentimentos, a busca de sentido….

Tem passagens belíssimas em quase todas as páginas! O meu exemplar está todo grifado. Tem certos momentos em que me encontro com um destes  trechos e paro um pouquinho, para respirar e absorver toda essa delicadeza e sabedoria.

Este é um livro que nos alimenta e faz nossa alma dançar…

Recomendo a todas e principalmente às participantes dos grupos. 

Como é um clássico, talvez você já tenha lido. Se já leu, conte para nós qual foi sua experiência, qual o trecho que mais te marcou?

Compre livros semi-novos, quanto mais um livro circula, menos árvores são cortadas. Encontrei o meu aqui.




A Lavanda Como Caminho
Claudia E. Obenaus
Ed. Novo Século

Quem me conhece sabe que sou fã da aromaterapia e a uso bastante, os resultados são ótimos. Minha querida amiga Claúdia, tem um lindo blog de aromaterapia que estou sempre visitando. Leio os posts, anoto algumas coisas, mas sempre pensava: como seria bom se ela escrevesse um livro com todas essas dicas preciosas

E não é que ela escreveu? Acabei de ler e adorei!

Ela escreve de forma envolvente contando lindas histórias (fiquei emocionada com a história de sua mãe), também fala de seu encontro com a aromaterapia, suas experiências... e claro, sobre o óleo essencial de lavanda e suas incríveis propriedades terapeuticas.

São várias possibilidades de uso, de acordo com o problema de saúde  físico ou emocional a ser cuidado e tudo está bem explicadinho.

Além disso, há também sugestões de uso de outros óleos essenciais que podem ser associados potencializando os efeitos, bem como práticas respiratórias para aquietamento e belas meditações  para serem feitas com o auxílio dos aromas.

Ela estará autografando na Bienal de São Paulo, dia 28 de agosto às 15 horas. Mas você também pode encomendá-lo nas boas livrarias.

Uma leitura inspiradora e importante para quem busca saúde e bem estar.



O Retorno e Terno
Rubem Alves
Ed. Papirus

Como  disse a vocês em outro post, já li quase todos os livros de Rubem Alves e tenho dois que são os meus preferidos. Na minha modesta opinião, este é um dos melhores de toda sua obra.

São crônicas  que  nascem sempre de uma experiência de alegria, não importa qual seja o assunto. 

Estas belas crônicas falam do amor, amizade, riso, alegria, e sobre o que é essencial para o sentido de nossas vidas.  

Se você nunca leu nada dele, comece por este aqui, vai ficar encantada…se já é fã, vai gostar ainda mais.

Belíssimo, delicado e profundo. É daqueles que queremos ter sempre por perto para abrir e ler um trecho.

Recomendadíssimo!




O Homem que Amava as Gaivotas
Osho
Ed. Verus

De toda a sua obra, este é um dos meus livros preferidos. É também, um dos livros mais bonitos que já li. 
Aborda um tema aparentemente desgastado: a busca de uma vida autêntica e feliz; mas ele o faz de maneira criativa, totalmente reveladora, criando espaço para o novo.
São parábolas, histórias, anedotas e até piadas, para desestruturar conhecimentos dados como fixos e acabados, ampliando nossos horizontes.
São tantos trechos lindos, o meu exemplar está todo grifado e anotado. Às vezes o abro aleatoriamente e encontro sempre uma pérola de sabedoria.
Uma leitura bem gostosa, pois são compilações de palestras com aquele tom coloquial, típico de Osho.
Uma pequena amostra: 

“Deixe a vida acontecer, não tente forçá-la. Através do fazer, só coisas sem valor são alcançadas; através do não-fazer, pode-se alcançar tudo o que é belo, tudo o que é sagrado, tudo o que é divino."

“E este é o segredo de toda a vida: não só as gaivotas, mas a felicidade, a meditação e o êxtase - tudo isso vem quando você está num estado de total entrega, numa disposição profundamente amistosa, numa atitude amável para com a existência. Quando você está de coração aberto, tudo isso vem.”

Não é uma beleza?
Recomendo a todas! 
Leitura fundamental para as que estão finalizando o Ciclo Mulheres que Correm com os Lobos.


Compre livros semi-novos, quanto mais um livro circula, menos árvores são cortadas. Encontrei o meu aqui.





A Princesinha Medrosa
Odilon Moraes
Ed. Cosac & Naif

Faz tempo que não indico um livro da série infanto-juvenil,  aqui está uma dica preciosa!
É uma linda fábula sobre uma princesinha muito rica e poderosa, mas muito infeliz, pois tinha medo de tudo…
Um dia ela se perdeu da comitiva durante um passeio e então teve que enfrentar seus medos; no meio desta aventura encontrou um grande amigo, que lhe mostrou uma nova forma de ver o mundo.
A história é escrita com uma beleza poética que encanta a todos, e embora seja  destinada às crianças a mensagem do livro toca o coração dos adultos.
Foi escrito e ilustrado por Odilon Moraes, com aquarelas delicadas, numa edição caprichada em capa dura.
Confira!




As Cidades Invisíveis
Ítalo Calvino
Cia. das Letras

post anterior é um conto deste livro que despertou a curiosidade de algumas amigas, então resolvi indicá-lo a vocês porque é um dos melhores livros que já li! Está na minha estante especial, o meu panteão, onde ficam somente os  livros inesquecíveis.

Ítalo Calvino foi um dos escritores mais importantes e instigantes da segunda metade do século XX e nesta obra conta a história do famoso viajante Marco Polo, que descreve para Kublai Khan as incontáveis cidades do imenso império do conquistador mongol. 

Neste livro, a cidade deixa de ser um conceito geográfico para se tornar um símbolo complexo e inesgotável da existência humana.

São pequenos contos, escritos de forma concisa e poética, dando margem a muitas interpretações.

Cada cidade seria uma mulher? Uma experiência de vida? Um olhar sobre a condição  humana?

Leia e tire suas próprias conclusões….Uma obra de gênio.




As Mensagens da Água
Masaru Emoto
Ed. Ísis

Este livro é um tesouro que me acompanha há quase uma década, mudou minha forma de ver o mundo.

Só quando a querida Alê (Passarim), nossa companheira do grupo, enviou um vídeo de uma palestra do Dr. Emoto é que percebi que nunca tinha recomendado esta leitura a vocês. (Há vários vídeos com suas palestras no Youtube).

Este livro é resultado do trabalho de toda uma vida. O Dr. Emoto coletava água dos mais diversos lugares e congelava, estudando as formas dos cristais de gelo. Ele também  pegava algumas amostras e colocava intenções na água (amor, ódio, gratidão, raiva, etc…). Depois congelava as amostras e observava num microscópio os cristais de gelo formados.

Percebeu que o tipo de energia que a água recebia modificava a configuração dos cristais! Quando recebia boas vibrações, os cristais eram bem formados e simétricos. Quando recebiam energias negativas, os cristais eram deformados e às vezes nem se formavam.

Ele pegava também os cristais malformados (que haviam recebido más vibrações) e aguardava que derretessem, depois colocava essa água em contato com boas energias, como uma oração, ou um mantra, ou uma foto da natureza, etc…

Ao ser congelada novamente, a água “se recuperava”, formando belos cristais! 

Dá para imaginar o impacto dessa descoberta, sabendo que nosso corpo é constituído de mais de 70% de água? Imagine a  importância dos sentimentos e pensamentos que cultivamos no dia a dia!

O livro é repleto de fotos maravilhosas dos cristais obtidos em cada experiência.

Recomendo a todas, principalmente para as terapeutas e interessadas no trabalho de cura.




Travessia para Avalon
Jean Shinoda Bolen
Ed. Planeta

Este é um dos meus livros de cabeceira. Um dos livros mais lindos que já li!

A autora é psiquiatra e psicoterapeuta junguiana e dedicou toda sua vida ao trabalho com o feminino.

Ela leu o clássico "As Brumas de Avalon" e queria muito fazer uma viagem pela  Inglaterra, visitando os locais mágicos do livro, que coincidentemente são os locais por onde esteve o Santo Graal.

Isto não é por acaso, porque o Graal já existia e era sagrado muito antes do cristianismo chegar à Inglaterra. O cálice do Graal era o símbolo do útero da Deusa para a religião druídica, que era a religião nativa.

Quando os cristãos chegaram, eles incorporaram várias lendas e costumes locais para atrair os pagãos e convencê-los a abraçar a fé cristã. E transformaram o cálice da Deusa no cálice no qual Jesus teria bebido na Santa Ceia.

A autora ficou anos tentando fazer essa viagem, mas nunca se concretizava. Eis que aos 50 anos, acabando de entrar na menopausa e tendo passado por um divórcio doloroso, essa oportunidade se realiza!

Embarcamos com ela e percorremos todos aqueles lugares maravilhosos nessa aventura única. Durante a viagem ela vai nos contando as histórias e os segredos de cada local e compartilha conosco suas vivências, seus insights e seus sonhos...

E como sua relação com o Feminino Sagrado se transformou após essa jornada! E ao final da leitura, a nossa também...

Eu o leio e releio de tempos em tempos, meu exemplar está todo grifado e anotado, são tantos trechos maravilhosos, que nos tocam profundamente.

Fundamental para aquelas que buscam a Feminilidade Consciente! 

Este livro está esgotado em português, mas é fácil de encontrar nos sebos. Tem uma outra edição (também esgotada) com o título "O Caminho para Avalon".  Eu encontrei o meu aqui



Meditando na Cozinha
Sonia Hirsch
Ed. Correcotia

Li este livro nas férias e adorei.

São pequenas crônicas sobre os mais diversos assuntos ligados à alimentação saudável, de forma leve e bem humorada, e o que é melhor: recheadas de receitas simples e deliciosas. Já testei algumas e gostei!

São temas bem variados: alimentos ideais  para  cada estação do ano, para auto-regulação, para desintoxicação, como harmonizar os sabores, noções da sabedoria oriental, a relação entre a comida e as emoções, dicas sobre alimentos medicinais, curiosidades…

Ela também conta sobre a sua própria relação com a comida, com a arte de preparar os alimentos e como isso pode ser uma prática meditativa!

Temos a sensação de estar com ela na cozinha, conversando e temperando, misturando…

Uma leitura leve, delicada e saborosa!





Encontrei este lindo livro no blog da Cristina Sá, que é um deleite para quem gosta de literatura infantil.

É a história da menina Aletéia, que mora numa ilha com sua avó. Ela é uma menina muito esperta e imaginativa e começa a se perguntar se Deus existe.

A avó vai lhe dando algumas respostas que não a satisfazem.  Afinal, ela não consegue vê-lo...

As duas então partem para uma aventura pela ilha para ver se O encontram.

Achei muito interessante o autor ter escolhido este nome para sua personagem, pois Aletéia em grego quer dizer Verdade

A história é delicada, cheia de sutilezas, como a diferença quanto à passagem do tempo: a criança anseia chegar o mais rápido possível. Já a avó percorre o caminho sem  pressa, apreciando ao máximo a paisagem.

Nesse caminho, vão encontrando surpresas e respostas para as coisas realmente importantes da vida.

As ilustrações têm cores vivas e traços fortes, como se fossem feitas pela própria Aletéia.

Um belo livro, com muitas mensagens…para ler e reler  várias vezes.

Ele só existe na versão digital e você pode lê-lo gratuitamente aqui.

Adorei!



Brilho Súbito
Tales Nunes
Ed. Ganapati

Este livro é um verdadeiro tesouro! 
O autor é antropólogo, escritor e praticante de yoga, e durante suas práticas meditativas foi anotando os insights que surgiam.
O resultado é uma coleção de textos e frases de incrível beleza e poesia, e que nos provocam a ter um outro olhar para a vida.
É um daqueles livros que ao terminar a leitura queremos ter por perto, para abrir aleatoriamente e ler algo inspirador a qualquer momento do dia.
Veja algumas amostras:

“Quando o olho da mente encontra o olho do céu, você brilha.”

“Não se cria amor. Flui-se nele.”

“A lógica dos relacionamentos deveria ser: ajude-me a lembrar de mim, ajudo-o a se aproximar de você.”

“Se quer conquistar algo, permita-se ser conquistado por ele.”

“O relógio nos lembra do tempo findo.
O silêncio nos lembra do tempo infinito.”

“Atente para o que os seus olhos atraem e para o que são atraídos.”

“O polo norte e o polo sul encontram-se exatamente onde você está.”

“Uma poesia vibra em você.
Conhecer-se é se ler,
poder se reescrever.
Com tinta no papel do destino
teça a sua rima.”

Não é lindo? 

Eu o encomendei aqui.



O Verão Sem Homens
Siri Hustvedt
Cia. das Letras

Esse livro é uma delícia de leitura! 
É um daqueles que a gente só solta quando lê a última página, eu li em apenas dois dias, porque ia fazer outra coisa e a cada vez que tinha uns minutinhos lá estava eu com ele. A história é tão envolvente e tão cheia de surpresas...
A autora é uma das principais escritoras americanas da atualidade (e ainda é mulher do Paul Auster...).
Conta a história de Mia, uma mulher na meia idade que vive em Nova York, poeta premiada, casada há 30 anos com Bóris, um  neurocientista.  Eles pareciam muito felizes, tinham  bastante cumplicidade e amor. Um dia, sem dar qualquer sinal de que havia algum problema na relação, Bóris chega e lhe pede uma Pausa no casamento. Como assim? Ele quer se afastar um pouco, ou seja, sair de casa.
Ela fica confusa, mas quando descobre que a "Pausa" tem nome e sobrenome, é 20 anos mais jovem e trabalha com ele, aí ela literalmente surta e vai parar num hospital psiquiátrico onde permanece por alguns dias. 
Depois da alta, decide passar o verão na cidadezinha onde nasceu. Ela conviverá com a mãe idosa e suas extravagantes amigas.
E ainda consegue um trabalho dando uma oficina de poesia para adolescentes, todas meninas.
Lá ela encontra tranqüilidade, e ao conviver com mundos tão diferentes (a velhice e a adolescência) ela viverá ricas experiências que a ajudarão a curar suas feridas e a reavaliar sua existência.
São várias personagens, cada uma com sua própria história, e ao mesmo tempo as diversas tramas se entrelaçam.
Confesso que fiquei com inveja da autora, como escreve bem! Que criatividade! O meu exemplar acabou todo grifado, pois tem passagens lindas, para reler muitas vezes..
Um livro que aborda questões importantes da vida e principalmente do universo feminino, com beleza, leveza e humor.


Adorei!



Poesia  é Fogo, é Terra, é Água, é Ar!
Sandra Lopes
Ed. Rocco

Este livro é simplesmente lindo!
Um livro de Haicais belíssimos com ilustrações super delicadas. Embora seja da linha juvenil, poesia não tem idade!
Haicai é um poema de origem japonesa que tem o objetivo de transmitir num mínimo de palavras o máximo de emoções. Ele tem a magia de transformar três versos em um clique fotográfico.
A autora, de sensibilidade muito apurada, agrupou seus haicais de acordo com os elementos da natureza.

Veja alguns exemplos  desta beleza:

"Sobre o mar flutua
Fita prateada.
Distração da lua?"
----
"Cheiro de terra molhada
Sobe no último andar
Vem me enraizar."
----
"Pipa  no céu
amizade
de cola e papel."
----
"Com uma pedra
brincam: um lago 
e um menino levado."

Temos a sensação de estar numa viagem, apreciando lindas paisagens. 
À medida que vamos lendo, nossa mente vai se aquietando, vamos respirando mais fundo, a paz se instala e vamos ficando mais leves...
Recomendo!



Homens no Divã
Serge Hefez
Ed. Benvirá

     Este livro é excelente!
     A grande pergunta que o livro tenta responder é: O que é ser homem nos dias de hoje? 
   O autor é um psiquiatra francês, especializado em terapia de casais e famílias. Tive a oportunidade de conhecer seu trabalho quando estive fazendo um curso em Paris e adorei, mas suas obras não existiam por aqui. 
   Embora seja um livro com bastante informação, é gostoso de ler pois ele não usa termos técnicos, sua linguagem é clara e acessível. O conteúdo é ilustrado com histórias de pacientes que  atende no consultório, o que torna o livro envolvente.
    Ele começa botando abaixo as simplificações baratas do tipo: Homens são de Marte e Mulheres são de Vênus...
   Mostra desde o nascimento, toda a evolução física e psíquica para que o menino se torne homem, as questões da definição da identidade sexual e o papel dos pais em todo esse processo; depois passa para a fase adulta: a forma de ver o mundo, o papel do trabalho, do sexo, as dificuldades nos relacionamentos, a relação  com os filhos...
    O curioso é que ao falar do funcionamento masculino, ele mostra muito da psicologia feminina.
   Outra coisa importante: ele também tem experiência no atendimento de casais homossexuais e famílias homoparentais, há relatos de casos muito interessantes.
  Um livro fundamental  para quem deseja compreender melhor os universos masculino e feminino e as interações entre eles. Se você tiver conhecimentos básicos de psicologia vai conseguir aproveitar muito.
  Uma leitura que realmente amplia horizontes e desfaz equívocos.
    Recomendo a todas e principalmente às participantes dos grupos! Se você é terapeuta, esta leitura é indispensável.


Preserve a natureza, compre livros semi-novos, quanto mais um livro circula, menos árvores são cortadas. Sem falar que sai bem mais em conta...Comprei o meu em ótimo estado aqui.



O Clube do Biscoito
Ann Pearlman
Ed. Bertrand Brasil

Este livro, comecei a ler no finalzinho das férias e adorei!
Todos os anos, doze amigas se reúnem para uma festa, trazendo um montão de biscoitos caseiros cuidadosamente embalados.
Cada uma dessas mulheres tem uma história para contar.
Elas viveram todos os tipos de situações: paixões, desilusões, as mudanças que vem com a maternidade, traições, questões sobre a carreira, a perda de um filho, mudanças da idade, arrependimentos e reparações, mas sobretudo o amor que sentem umas pelas outras.
Embora alguns assuntos sejam delicados, a autora trata os temas com leveza, e o livro tem um tom bem afetivo. 
Cada capítulo é dedicado  a uma das integrantes do clube e tem a receita do seu biscoito (um mais gostoso que o outro, já fiz dois!).
À medida que vamos avançando na leitura, as histórias vão se entrelaçando, formando um lindo quadro composto por tudo o que as fez rir e chorar.
Achei bem interessante o fato deste livro ser baseado em fatos reais, pois a autora  participa do clube do biscoito em sua cidade e estas mulheres existem, só tiveram seus nomes e alguns detalhes trocados para preservar sua privacidade.
Além de destacar a beleza da amizade entre mulheres de várias faixas etárias, traz um panorama bem interessante do universo feminino nos dias de hoje, celebrando a coragem, a alegria de viver, e principalmente o amor.




Fragmentos do Sol Chuvoso
Lauro Henriques Jr.
Ateliê Editorial

Estou relendo este livro maravilhoso.  
São poemas curtos, quase hai-kais. 
Imagens e sons em forma de versos de extrema beleza e profundidade. 
Veja que delicadeza: 


"o que chamam de rugas, eu chamo raízes..."
que de seus olhos brotem flores,
e sussurros de caules azuis."

e mais um:

"calma, meu amor...o mistério não se mostra
a uma platéia feita de gritos e espasmos - 
a casa do milagre é um coração tranquilo."

São poemas curtos, frases, aparentemente banais , mas de repente você percebe que há alguma coisa aqui escondida que te leva à uma segunda leitura, e a uma doce surpresa.

Um carinho para os sentidos, merece ser lido muitas e muitas vezes...




Um Gato de Rua Chamado BOB
James Bowen
Ed. Novo Conceito

Pessoal, este livro é demais! Mais um dos que li  nas férias.
A história é tão linda e envolvente que não conseguia largá-lo...(li em apenas dois dias!). 
E ainda tem mais: é verídica.
Muito bem escrito, num tom coloquial e ágil.
Conta a história de James, o autor, que vivia nas ruas de Londres, lutando contra a dependência química de heroína. Num certo dia ele encontra um gato ferido no corredor de seu alojamento, e tendo dificuldades para conseguir até sua própria comida,  a última coisa de que ele precisava era de um animal de estimação.
Mas ele acaba socorrendo o animal e o chama de BOB, que se revela um gato muito incomum...


O autor é bem franco em seu relato e faz um ótimo retrato das dificuldades por que passam os dependentes químicos e também da dureza da vida nas ruas.
BOB acaba se tornando a razão para que James acordasse todos os dias e continuasse na luta para tornar-se limpo. 
Eles vivem muitas aventuras juntos, algumas bem divertidas, outras perigosas, que contribuíram para mudar suas vidas para sempre.
Esta história comovente nos mostra que o amor  pode curar feridas profundas e nos trazer esperança. E essa cura pode ser desencadeada até por um gatinho...
Adorei! 





O Jardim Sagrado
A Dimensão Espiritual da Vivência Feminina
Sherry Ruth Anderson
Patricia Hopkins
Ed. Saraiva

Este foi um dos  livros que li nas férias, é maravilhoso...Um verdadeiro bálsamo.
Fala da busca espiritual feminina, os padrões religiosos patriarcais passaram  a ser questionados, as mulheres começaram a olhar além do passado ditado pelos homens, buscando um horizonte espiritual mais amplo. 
As autoras (que estavam enfrentando dificuldades pessoais como divórcio, perda de entes queridos, mudanças  no trabalho...) atravessaram os Estados Unidos entrevistando dezenas de mulheres que redefiniram as crenças tradicionais e redescobriram sua própria herança espiritual.
Elas  utilizaram a  metáfora da jardinagem para descrever essa jornada.
As entrevistas mais bonitas fazem parte do livro. São inesquecíveis...
Maravilhosas lições de vida, amor, amizade e coragem para viver a profunda ligação com a face feminina de Deus. 
As conversas têm um tom de intimidade que nos envolve, como se estivéssemos participando. E ao mesmo tempo, como se o Feminino Sagrado se revelasse  através delas.
Tem trechos lindos que fui grifando para reler depois.
Um livro fundamental, para ler e reler muitas vezes.
Super recomendado, principalmente para as participantes dos grupos!




Uma Prova do Céu
Dr. Eben Alexander
Ed. Sextante

Este livro é impressionante!
O Dr. Eber é um neurocirurgião respeitado na comunidade  científica e deu muitas contribuições para a ciência, tendo sido inclusive professor da prestigiada Universidade de Harvard.
Um cientista, cético com relação à espiritualidade e para quem a matéria era a base de tudo, ou seja, a consciência era um subproduto do cérebro.
Um dia, ele tem uma meningite bacteriana gravíssima e entra em coma profundo. Mesmo com os melhores antibióticos, seu organismo não reagia, e a morte era iminente.
Após uma semana, sem resposta, a equipe médica comunica à família que não havia mais nada a ser feito e o tratamento seria suspenso, porque mesmo que sobrevivesse teria uma vida vegetativa, pois seu cérebro havia sido muito danificado. 
No momento em que iriam suspender seu tratamento, ele abriu os olhos! Estava de volta, consciente, sem seqüelas...
E nos conta a mais incrível jornada espiritual durante os sete dias em que esteve em coma. Esta experiência que viveu "do outro lado"  o  transformou completamente.
Ele buscou todas as explicações científicas possíveis para o que acontecera, mas  nenhuma  era suficiente para explicar a complexidade de sua jornada.
Então ele teve que admitir que havia algo mais...mesmo enfrentando críticas de seus colegas, decidiu contar sua história. Um ato de muita coragem, pois arriscou  sua carreira e sua reputação.
Decidi ler para tirar minhas próprias conclusões.
Durante toda a leitura percebi que ele estava sendo muito sincero e reconhecia a limitação atual para explicar fenômenos desse tipo. 
Já li inúmeros relatos de experiências  de quase morte, mas nenhum como este. É fascinante!
Se você quer conhecer um pouquinho mais sobre os mistérios da vida e da morte, recomendo!





A Arte Interior do Psicanalista
Walter Trinca
Ed. Vetor

Terminei de ler este livro há alguns dias e estou relendo, porque é lindo demais...

Embora o título tenha a palavra psicanalista, na verdade a obra trata do processo de terapia independente da linha seguida e também do relacionamento entre dois seres.

O Prof. Walter foi titular do curso de Psicologia da USP (atualmente aposentado) e tem um modo muito especial de transmitir conhecimento.

Em cada capítulo ele aborda um aspecto do fazer analítico e o relaciona ao processo de criação artística. Tudo ilustrado com exemplos de casos clínicos e de sua própria experiência pessoal.

Vários capítulos são compilações de palestras, o que dá um tom coloquial e gostoso de ler. Sem falar na forma poética  de sua escrita. 

Pelo título dos capítulos você pode ter uma idéia: O Lugar da Imaginação, Atmosfera de Sonhos, Harmonia dos Movimentos, Sentimento de Presença de Vida, a  Experiência da Luz, O Ser e a Verdade, a Dimensão Cósmica...entre outros.

Um livro belíssimo, que ao abordar o processo terapêutico, transborda sabedoria de vida.

Imprescindível para terapeutas e para todos aqueles  interessados em ampliar seus horizontes!



As Emoções no Processo Psicoterapêutico
Rafael López-Pedraza
Ed. Vozes

Acabei de ler este livro que considero fundamental para pessoas que  queiram conhecer melhor a natureza humana.
Não se engane com o tamanho: tem formato de bolso e  apenas 80 páginas, mas vem concentrado...

Feito a partir de  uma palestra dada por López-Pedraza na Universidade da Venezuela, tem um tom coloquial e muito agradável de ler.

Rafael López-Pedraza, falecido no ano passado, foi um dos mais destacados analistas pós-junguianos, juntamente com James Hillman e Marion Woodman.

Neste pequeno livro, ele parte da lista básica de emoções de Aristóteles, e acrescenta mais algumas que considera importantes para o processo psicoterapêutico. 

Faz uma descrição de cada emoção desde a Grécia antiga (os primeiros registros das emoções humanas no Ocidente estão na Ilíada de Homero) até os dias de hoje, acompanhada  de exemplos de casos clínicos e de sua própria experiência pessoal.

Bem interessantes as comparações entre as várias emoções, que muitas vezes confundimos no dia a dia. Ele ainda alerta para as  armadilhas emocionais em que podemos cair e dá dicas importantes para o manejo das emoções que surgem na prática clínica.
Uma leitura riquíssima e envolvente, não consegui parar de ler até terminar...
Recomendo a todas, principalmente às terapeutas e às participantes dos grupos. 





Histórias de Mulheres
Rosa Montero
Ed. Agir
     Acabei de ler este livro incrível que ganhei da querida Aliny do  Ler e Amar, um blog ótimo para amantes dos livros como eu.
      Fazia tempo que eu não ficava levando um livro para todo lado para aproveitar todos os minutinhos para ler...
   Rosa Montero (autora do ótimo A Louca da Casa), escreveu sobre 15 mulheres incomuns de forma tão envolvente que parece que as conhecemos. Dedica um capítulo para cada uma.
   Não se trata de meras biografias, mas de crônicas bem elaboradas com detalhes biográficos, análises precisas das condições da sociedade  e da época em que cada uma viveu e destaques de aspectos psicológicos importantes de cada uma. 
   Adorei conhecer melhor Agatha Christie, Frida Kahlo, as Irmãs Bronté, Margareth Mead, Simone de Beauvoir, Camille Claudel, George Sand, Mary Wollstoncraft (a mãe de Mary Shelley) e outras que se destacaram tanto por sua luminosidade quanto por seus aspectos sombrios.
   Rosa faz considerações e perguntas instigantes, que nos fazem refletir sobre a nossa própria trajetória na vida.
    É um daqueles livros em que vamos grifando trechos belos e interessantes para reler. 
    Uma obra que me tocou pela profunda humanidade.
     Recomendadíssimo!
     
   Obrigada amiga, adorei o presente! 
       



A Doce Vida na Úmbria
Marlena de Blasi
Ed. Sextante
     Este é o terceiro livro da trilogia que conta as aventuras de Marlena e Fernando, desde que se conheceram em Veneza
     É admirável, como ela consegue manter a qualidade e a beleza das histórias nos três volumes!
  Depois de passarem Mil Dias na Toscana, onde descobriram os prazeres simples da vida e construíram fortes laços de amizade chegou a hora de partir.
    Muita coisa mudou e terão que aprender lições importantes sobe a vida na Itália, e particularmente na Úmbria.
    Deixaram sua casinha feita a partir de um estábulo reformado para trás e compraram uma casa na Úmbria cuja sala fora um antigo salão de baile! 
       Só que as coisas não são tão fáceis, e a espera pela realização desse sonho dura anos...
   Durante essa espera, eles vivem muitas novas experiências. Ela tem uma inesgotável capacidade de se encantar pela vida e conquistará o coração de pessoas das mais diferentes classes sociais, quebrando várias barreiras de preconceito arraigado através dos séculos.
        Com seu enorme coração e seu talento na cozinha ela provará que é possível superar diferenças e  acabar com rancores de uma vida inteira.
        Mais uma lição desta mulher extraordinária que ama a vida e sabe viver!
        Conheci a Marlena  através da querida Aliny, do Ler e Amar
        Obrigada amiga, foi uma experiência inesquecível!




Pra Que Ter Razão Se Eu Posso Ser Feliz?
Isabel Losada
Ed. Alaúde

Este é para ler deitada na rede, e se divertir!

Descasada, sem dinheiro e sem trabalho, Isabel sentia que a vida patinava. Sem coragem para mais nada, decide seguir o conselho de uma amiga e se inscreve em um “curso para reorientar a vida”. 

É o divertido relato da jornada de uma cética à procura de iluminação. Com seu humor britânico, Isabel descreve os apuros pelos quais passa e as mudanças que acontecem em sua vida. 

E ela se mete em cada uma...De cada experiência, tira um ensinamento. Só que o que ela queria mesmo era arranjar um namorado...

Além de interessante, algumas passagens do livro me fizeram dar gargalhadas...

Rir faz tão bem...



Corações Descontrolados
Ciúmes, raiva, impulsividade,
o jeito borderline de ser
Ana Beatriz Barbosa Silva
Ed. Fontanar

      Todas nós conhecemos pessoas com personalidades "intensas", aquelas que sofrem demais, são muito ciumentas, têm explosões de raiva, de desespero, descontrole emocional e instabilidade de humor. 
     Não é raro ouvirmos que alguém é "de lua", que "nunca se sabe como vai reagir", ou ainda que "conviver com ele/ela é estar sempre pisando em ovos"...
       Ser um borderline ou conviver com alguém com essas características é exaustivo.
      Este livro da Dra. Ana Beatriz foi escrito para leigos, mas é um dos melhores que já li sobre o tema!
     Ela tem um estilo envolvente, vai contando casos clínicos, explicando o funcionamento dessas pessoas, com orientações de tratamento e dicas muito práticas para aqueles que convivem com pessoas portadoras desta condição. 
     No final há um capítulo inteiro dedicado às celebridades portadoras deste transtorno como Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor, Amy Whinehouse, Janis Joplin, Tony Curtis...
      Um livro interessante e esclarecedor para todos e essencial para terapeutas!
      Recomendo!




Mil Dias na Toscana
Marlena de Blasi
Ed. Sextante

     É muito difícil a continuação de uma história ser tão boa quanto o primeiro livro, mas este caso é uma exceção.
     Se você gostou de Mil Dias em Veneza, vai adorar este! 
  Neste, Marlena e Fernando já estão casados, mas Fernando entra numa crise existencial. Percebe que passou a vida toda num emprego que não gosta e resolve dar uma virada, como apoio de Marlena.
     Após pedir demissão, vendem o apartamento de Veneza e deixam pra trás toda a segurança. Conseguem alugar uma casinha num vilarejo da Toscana. A casa não é mais do que um estábulo reformado.
    Começam a buscar um caminho para fazer algo que gostem e garantir seu sustento. É um passo de grande coragem, pois eles não são mais jovens. Estão numa idade em que a maioria das pessoas só pensaria em se aposentar e sossegar.
    Eles se entregam à simplicidade da vida no campo, aprendendo a conviver com os costumes da região e criando fortes laços de amizade com alguns moradores que começam a revelar-lhes vários segredos de suas vidas...
    É um livro que nos ensina a amar os pequenos e preciosos prazeres do dia a dia. Uma deliciosa viagem a um tempo quase perdido, uma ode à amizade e às coisas que realmente importam na vida.
     Eu adorei! 



Viver com Fé
Cissa Guimarães
Patrícia Guimarães
Ed. Leya

    Finalmente o  maravilhoso programa do canal GNT apresentado por Cissa Guimarães virou livro!
   São inúmeros  relatos de superação e esperança, mesclados com depoimentos das próprias autoras. A fé aparece de muitas formas: fé na vida, no amor, na liberdade, numa missão e até a fé religiosa.
      Leia e se emocione com as histórias de Maria Bethânia, Virgínia Diniz Carneiro, Ian Mecler, Milton Nascimento, Ciro Barcelos, Miguel Falabella, Gilberto Gil, Leonardo Boff, Duda Ribeiro, Daniel Camaforte e tantos outros que descobriram que a fé não costuma falhar.
     O livro tem as entrevistas da primeira temporada. Em breve sairão todas as temporadas em DVD.
     Recomendadíssimo!




Mil Dias em Veneza
Marlena de Blasi
Ed. Sextante
     Este é um livro maravilhoso! Daqueles que quando vai terminando a gente diminui o ritmo da leitura para não acabar logo...
   Conta a história de amor entre um homem e uma mulher maduros, e também de amor pela comida e por uma cidade, que embora pareça um conto de fadas, é real e foi vivida pela própria autora.
      Além da trama envolvente e bem escrita há aspectos do livro interessantes para aquelas que buscam auto-conhecimento: primeiro o exemplo desta mulher, que encontrou o verdadeiro amor já na meia idade e teve coragem de dar-lhe uma chance, o que implicaria em grandes mudanças (inclusive de país...) às quais ela teria que se adaptar.
     É notável também sua trajetória: quando jovem, se viu sozinha para criar os filhos. Tentando achar um meio de se sustentar, descobriu seu amor pela comida e construiu uma carreira como chef e crítica gastronômica.
    Sem falar na descrição apaixonada que ela faz de Veneza, dá a impressão de que estamos lá...
    No final, estão todas as receitas dos pratos que  preparou para o seu amor e dicas para um tour pela cidade.
     Recomendadísimo!

Foi indicado pela querida Aliny, do blog Ler e Amar.
Obrigada amiga, adorei!



Pequenas Felicidades
Vários Autores
Ed. Panda Books

        Este é um livro pequeno em tamanho, mas grande em conteúdo. 
    São 12 contos de autores consagrados da literatura brasileira abordando o tema Felicidade. Entre eles: Moacyr Scliar, Guimarães Rosa, Raquel de Queiroz, Tatiana Belinky, Ivan Angelo e outros.
      Você descobrirá que a felicidade talvez dependa apenas de um outro modo de ver o mundo, de um olhar novo para o que está à nossa volta, de transcender o imediato.
    Afinal, lembrando Guimarães Rosa, "infelicidade é uma questão de prefixo". 
     Recomendo!




Paula
Isabel Allende
Ed. Best Bolso
    Um dos livros mais envolventes que li neste ano! 
    Eu já era fã de Isabel Allende, mas depois deste livro...
  Aos 28 anos de idade, sua filha Paula, entrou em coma vitimada por uma rara doença. Isabel passou longos meses em hospitais acompanhando a filha e começou a escrever cartas para que Paula soubesse de  tudo o que acontecera quando acordasse. 
  Mas como excelente contadora de histórias que é, acaba escrevendo um dos melhores livros de sua carreira! Um relato auto-biográfico que abrange quatro gerações da sua  família. Ela vai reunindo histórias  emocionantes,  outras engraçadas, aventuras mirabolantes, entremeadas com fatos da história recente do Chile e da América Latina, formando uma grande  e colorida tapeçaria.
    Tem passagens muito belas, daquelas que grifamos para reler várias vezes.
    Sem falar na força que ela demonstra para enfrentar esse momento tão difícil. É um daqueles livros que quando vai chegando no final, vamos diminuindo o ritmo da leitura para que não acabe...Fiquei com saudades dos personagens e sentindo uma admiração enorme por esta mulher tão humana e sábia. 
     Inesquecível! 

Asssita também ao ótimo vídeo: Isabel Allende conta histórias de Paixão, é só clicar na lista de postagens antigas. 





O Coração e a Garrafa
Oliver Jeffers
Ed. Salamandra

       A Eliz me mostrou este livro hoje e eu fiquei apaixonada! Acho que é o livro mais bonito que li neste ano.  Embora seja um livro infanto-juvenil, a história é para adultos. 
     Fala de uma garota alegre e curiosa, que gostava de saber tudo sobre o mundo. Mas algo acontece que a faz querer guardar seu coração num lugar seguro. Pelo menos é o que parece... Só que a partir  daí nada mais faz sentido. Será que ela saberá trazer de volta seu coração?
     Esta história comovente, com ilustrações lindas, nos traz um sopro de alento  e de vida. 
     Recomendadíssimo! 
     Eliz, muito obrigada por compartilhar esta beleza de livro.



Estes três livros são a literatura recomendada para este 
semestre, durante o ciclo Eros-Psiquê


Psiquê
Angela - Lago
Cosac-Naif

     Este é um dos mais lindos livros que já vi!

     A melhor apresentação são as palavras de Adélia Prado : " Psiquê, de Angela-Lago me remete à criança que vendo o mar pela primeira vez implora socorro: "alguém me ajude a ver o mar".  Eu também procuro ajuda, não quero ferir a delicadíssima força deste livro feito de pura beleza. Rendo-me ao seu clima de sonho. Estou cheia de gratidão por estar na quarta capa do livro dizendo como é possívle alguém perfurar um papel de fundo preto e me obrigar a dizer: é um céu estrelado!"
    É preciso dizer mais alguma coisa? 




Sobre Eros e Psiquê
Rafael Lopez-Pedraza
Ed. Vozes

 Este é um livro pequenino em tamanho, mas grande em conteúdo. É a compilação do Seminário dedicado ao Mito de Eros e Psiquê ministrado por este grande analista junguiano falecido no ano passado. É de leitura acessível e agradável, pois foi feito a partir de gravações de suas falas. Traz uma aproximação vivencial de imagens que narram a iniciação da alma no caminho do amor. Excelente, recomendo a todas!

 Amor e Psiquê
Erich Neumann
Ed. Cultrix

     Este livro precioso  traz o conto de Apuleio na íntegra, acompanhado de uma análise detalhada de cada um dos aspectos do mito.  Mostra o caminho da transformação através do amor. Infelizmente está esgotado na editora, somente poderá ser encontrado em sebos.







Mulheres - Por que será que elas...?
Leila Ferreira
Ed. Globo


     Acabei de ler este livro divertidíssimo e interessante. Leila Ferreira é uma jornalista que o  escreveu inspirada por conversas que teve com mulheres que têm bom humor e sabem rir de si mesmas. A partir de perguntas como: Por que as mulheres...usam roupa de abotoar atrás?...além de deprimidas estão comprimidas?...acham normal fazer quatro coisas ao mesmo tempo?...se olham com lupa?...fazem tão pouco o que querem?...tem que aguentar suores, secura e a fúria?  Ela vai desfiando casos  de mulheres que fizeram verdadeiras loucuras. A gente começa o livro sorrindo e termina às gargalhadas, ainda mais quando sabemos que todas as confusões e sufocos  são verídicos!  Para rir e refletir sobre as dificuldades de ser mulher hoje.




As Três Perguntas
Jon J. Muth
Ed. Martins Fontes


      Este belo livro  foi utilizado em nosso encontro de Março de 2012. O menino Nikolai quer encontrar a resposta a três perguntas: qual é o momento certo para fazer as coisas? Quem é mais importante? Qual é a coisa certa a ser feita? Ele parte em uma jornada acompanhado de seus amigos, pois acha que alguém tem as respostas. Mas é a sua reação diante do grito de socorro de um estranho  que permite essa descoberta.  Este livro simples e profundo nos fala sobre estar no momento presente e  sobre a compaixão, e ainda é totalmente  ilustrado com  aquarelas maravilhosas. 
 




A Arte de Amar
Eric Fromm - Ed. Martins Fontes


           As informações contidas neste livro poderiam evitar muitas confusões criadas em torno do amor e facilitariam os relacionamentos de todos os tipos. 
     Eric Fromm foi um grande psicanalista, faleceu nos anos 80. Neste ensaio, ele é especialmente franco e claro, com uma linguagem bastante acessível, e exemplos  retirados da literatura, das artes e do cotidiano. Foi escrito em 1956, mas como toda grande obra, é atemporal.  
     Ele descreve todos os tipos de amor (amor fraterno, materno, paterno, erótico, amor a si mesmo e amor a Deus) na teoria e na prática e mostra os grandes erros  que cometemos. O capítulo final - A prática do amor - merece ser lido muitas e muitas vezes.  
     Uma leitura fundamental, para todos os profissionais que lidam com as questões da alma humana e para  aqueles que buscam o auto-conhecimento.
     Recomendadísimo!




Mulheres que Brilham
Maria Cândida
Ed. Original


          A jornalista Maria Cândida entrevistou mulheres de países como África do Sul, Filipinas, Vietnã, Tailândia, França, Holanda, Finlândia, Lituânia, Peru, Estados Unidos, México e Brasil e após selecionar as 50 histórias que mais lhe marcaram, recontou-as, dando forma a um retrato da mulher moderna - uma mulher perseverante, que abraça a família, trabalha, ama, chora, entrega-se a paixões e ideais e enfrenta desafios diários, sem perder a feminilidade.  Entre as várias personagens há cantoras, bailarinas, escritoras, atletas,  empresárias, médicas, artistas, donas de casa,  e outras. São mulheres surpreendentes, que com pequenos gestos transformam seus pequenos mundos e as pessoas que neles orbitam.  Eu adorei! Uma ótima  leitura para as férias que estão chegando.







Histórias que Curam
Rachel Naomi Remen
Ed. Ágora 

      É uma obra de reflexão e de histórias sobre pessoas, contadas em tom intimista, como as antigas conversas nas mesas de cozinha, ao pé do fogão. É um lindo livro sobre a vida, nossa única verdadeira mestra'. Rachel N. Remen é médica e terapeuta, especializada em psico-oncologia.  Durante a leitura nos pegamos rindo, depois nos comovemos, e terminamos enriquecidas. É um livro inesquecível, um companheiro para toda vida.





 As Bênçãos de Meu Avô
Rachel Naomi Remen
Ed. Sextante
     Este é o segundo livro da Dra. Rachel e ainda melhor que o primeiro. A história que lemos no encontro de Novembro foi retirada deste volume, pg 77.  Fala sobre a força e a beleza dos relacionamentos  humanos. Como o verdadeiro encontro pode transformar completamente  nossas vidas. Um dos livros mais lindos que já li.



Sons que Curam
Mitchell L. Gaynor
Ed. Cultrix


     O Dr. Mitchell é diretor do Setor de Oncologia  e Medicina Integrativa no New York Hospital. Desenvolveu um trabalho inovador sobre o potencial curativo dos sons. Ele descreve a visão da ciência de como as vibrações sonoras podem afetar nossa fisiologia, descrevendo uma série de experimentos realizados durante vários anos. Além disso descreve como  diferentes tradições culturais e espirituais utilizam o som para curar o corpo e a mente.  É um livro cheio de descobertas e surpresas. A vivência com as tigelas tibetanas que realizamos neste mês foi baseada neste trabalho.




  
O mundo inteiro
Liz Garton Scanlon e Marla Frazee
Ed. Paz e Terra

     Este livro encantador, com imagens maravilhosas, que por si mesmas contam uma história, acompanhadas de um texto que traz uma mensagem de humanismo e harmonia. O mundo inteiro está aqui. Está ali. Está em todo lugar. O mundo inteiro é tudo o que se encontra a nossa volta. Agora.


Livro - Vento, O
O Vento
Rui de Oliveira
Ed. DCL


Este  livro conta uma linda história somente com aquarelas maravilhosas. Fala sobre o vento, sempre de passagem e sempre presente. Leva coisas para além da imaginação sem dizer nenhuma palavra. Foi o livro utilizado em nosso encontro de Outubro.





Vasos Sagrados

Mitos Indígenas Brasileiros e 
o Encontro com o Feminino
Maria Inês do Espírito Santo
Ed. Rocco


Através da riqueza da mitologia indígena brasileira  a autora lança um olhar diferente para a vida da mulher contemporânea, reunindo relatos transmitidos de geração em geração que trazem em si diversas conexões e possibilidades de interpretação. Cada um mito indígena,  é comentado  com seus possíveis desdobramentos  e significados para nós. Assim, de relato em relato, o livro mostra maneiras de interpretar textos ancestrais e de relacioná-los com o cotidiano, abrindo caminhos para a reflexão sobre o feminino na contemporaneidade.  Uma leitura apaixonante. Se você gostou de "Mulheres que Correm com os Lobos", vai se encantar com este livro.


Filandras
 Adélia Prado
Ed. Record
Nossa maior escritora e poeta  viva. 
           À primeira vista, parece um livro do contos, mas é uma brincadeira que Adélia Prado faz com o leitor.
        Filandras são fios provenientes da teia de uma pequena aranha, os quais, isoladamente ou enovelados, flutuam no ar e se prendem em ervas e arbustos.      
     As histórias podem ser lidas separadamente, mas ganham outra dimensão quando se começa a unir os detalhes que revelados em cada uma delas permitem construir a vida de  seus personagens.
      A autora desfia o dia-a-dia previsível e trivial de mulheres e homens da cidade do interior.
    Mas que mulheres!  Demonstram sua força e solidariedade em situações aparentemente corriqueiras, mas fundamentais para a própria existência de seu mundo.  Elas se tornam os elos e  pontos de equilíbrio para o funcionamento de toda uma comunidade.
          Belíssimo, para ser lido e relido. Recomendo!




Grande Sertão: Veredas
João Guimarães Rosa
Nova Fronteira


Uma das maiores obras de nossa literatura e um dos melhores compêndios de psicologia. Se você abrir o livro em qualquer página, aleatoriamente, encontrará passagens belíssimas e de profundo conhecimento da alma humana.  Através da história de amor entre Riobaldo e Diadorin,  e da guerra entre os jagunços,  vamos nos deparando com as grandes questões da existência . No encontro passado falamos das aventuras de Guimarães Rosa e Aracy em Berlin  durante a Segunda Guerra,  e das situações que  provocaram os questionamentos que deram origem a este livro.  Para se ler sempre!



O Casaco de Pupa
Elena Ferrándiz
Ed. Jujuba
      Com imagens deslumbrantes, este premiadíssimo livro nos conta a história de Pupa, uma menina que usava um pesado casaco coberto de medos.  Os medos eram tantos que o casaco foi ficando pesado demais e ela já não conseguia ir a lugar algum.  Aí então ela tem que enfrentar o maior medo de todos para poder ser livre.  Não se engane, parece um livro infantil mas é para adultos.  Maravilhoso e transformador. 





O Poder das Palavras - Volume Brasil         
Lauro Henriques Júnior
Ed. Leya


Este livro me achou. Eu estava passeando pela Livraria Cultura e de longe avistei um livro lá no fundo que parecia piscar para mim. Quando me aproximei vi que o autor era Lauro Henrique, nem olhei o título e levei, pois sei que dele só saem coisas maravilhosas. Exatamente o que este livro é: Maravilhoso!

Ele reproduz as conversas que teve com alguns dos nomes da espiritualidade e do autoconhecimento no Brasil e no mundo. A cada encontro, o autor traz uma conversa reflexiva, buscando revelar a essência da sabedoria do interlocutor. As conversas são acompanhadas de muitas referências a filmes, livros, letras de músicas, poemas e etc...

De forma bela e poética, cada entrevistado revela qual foi o seu maior aprendizado na vida, para que possamos usufruir de sua sabedoria.  Uma delícia de leitura!




O Poder das Palavras - Volume Mundo     
Lauro Henriques Júnior
Ed. Leya


Este é o irmão do anterior, tudo que já falei do Volume Brasil vale para este também.  Excelente!









Nasrudin
Regina Machado com Ilustrações de Angela Lago      
Cia. das Letrinhas

Originário do folclore da Turquia, o personagem Nasrudin é um mulá (que em árabe significa 'mestre'). É um herói curioso - parece ingênuo de tudo, mas é mais esperto do que todos nós. Alguns de seus contos são dignos de um verdadeiro sábio oriental, com enigmas lógicos e soluções mirabolantes. Outros são casos de simpática malandragem, de confusões que só se resolvem com muita esperteza.







Histórias da Tradição Sufi
Ed. Dervixe


       As maravilhosas histórias reunidas neste livro são histórias-ensinamentos. Elas são parte integrante do patrimônio cultural da humanidade e foram criadas com o propósito deliberado de transmitir e preservar conhecimento. Como metáforas do comportamento humano, estas histórias nos conduzem através de seus personagens, elementos e lugares, a uma experiência de apredinzagem, ampliando recursos e capacidades potenciais



Seis Propostas para o Próximo Milênio
Ítalo Calvino
Cia. das Letras

                                                                                                     

As excelentes e  poéticas conferências que Calvino preparou para a Universidade Harvard representam o testamento artístico de um dos protagonistas literários do fim de milênio. Em meio à crise contemporânea da linguagem, cada vez mais aguda, o escritor italiano identifica as seis qualidades que apenas a literatura pode salvar - leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade, consistência -, virtudes a nortear cada um dos gestos de nossa existência.  Um livro essencial.




História Meio ao Contrário
Ana Maria Machado
Ed.  Ática


Maravilhoso.  '... E então eles se casaram, tiveram uma filha linda como um raio de sol e viveram felizes para sempre.' É o fim da história? Não, é o começo. Mas não é por isso que a história é meio ao contrário, quer dizer, não é só por isso. Entre muitas risadas, você vai descobrir que 'ser feliz para sempre' não é tão fácil assim e pode ser até meio chato. E que de nada adianta o poder do rei, a beleza da princesa, a coragem do príncipe... se não puderem fazer sua própria história. E por falar em história, esta é uma das mais criativas que já li. Já virou um clássico, com as belíssimas ilustrações de Renato Alarcão , é uma das mais premiadas da literatura infanto-juvenil. Mas os adultos também irão adorar.







Montanha Russa 
Martha Medeiros
Ed. L&PM

Leitura deliciosa e provocadora. Um passeio de montanha -russa, que dá um frio na barriga, mas vontade de dar mais uma volta. Assim a autora nos convida a um passeio através de crônicas sobre coisas corriqueiras do mundo feminino, trazendo à luz o inusitado, fazendo confissões politicamente incorretas e muitas reflexões sobre a vida. Há histórias  engraçadíssimas, outras  provocadoras,  poéticas  e reflexivas.   Ótimo. Fiquei com vontade de ler todos os livros dela.
  


O Livro Negro das Cores                           
Rosana Faria e Menena Cottin
Ed. Pallas


Uma experiência única. Uma leitura que explora os sentidos. Por meio de uma história, em que o personagem principal Tomás nos guia, conheceremos o mundo através dos cheiros, sabores e sons. Para podermos "ver" as imagens, precisamos tocá-las.  Ilustrações em relevo tem objetivo de nos fazer  experimentar várias texturas e também de nos desafiar a recriar as cores, a pensar no cheiro, no som ou no sabor que cada uma delas pode ter.  Somos convidadas a perceber um outro universo. Um livro maravilhoso, que nos faz refletir sobre nossas certezas e  verdades foi utilizado no encontro de Maio. Belíssimo e comovente.    


         



Abrindo Caminho
Ana Maria Machado
Ed.  Ática

Lindo e inspirador para adultos também. Este livro foi lido em nosso encontro de abril,  é maravilhosamente ilustrado e tem uma história simples, porém belíssima. Fala de pessoas de verdade, que conseguiram transformar obstáculo em caminho, inimigo em amigo, fim em começo. E quantos caminhos foram abertos e quantos existem ainda por descobrir! Super recomendado!
     Comer, Rezar, Amar                
     Elizabeth Gilbert
     Ed. Objetiva

      Uma ótima viagem.  Não costumo falar de best-sellers, e este livro até já virou filme (com direito a  Júlia Roberts e Javier Barden),  mas vale à pena ser lido. Primeiro porque é uma leitura deliciosa,  e segundo, porque a busca de Liz  é semelhante à de muitas de nós: encontrar sentido e alegria na vida.
     Liz é uma jornalista bem sucedida, que faz uma matéria na ilha de Bali . Quando ela entrevista  um  dos últimos curandeiros que mantinham viva a tradição, é surpreendida por revelações que ele lhe faz. Sem nunca tê-la visto antes diz que ela teria dois casamentos, um que iria durar pouco e outro que duraria muito. Que ela atravessaria vários sofrimentos e que depois retornaria lá para vê-lo.
     Ela não o leva a sério e retorna à sua rotina, alguns meses depois enfrenta um divórcio complicado. Ainda sofrendo bastante, vende tudo o que tem  e decide passar um ano na Itália aprendendo  a língua e descobrindo os prazeres da vida.  Depois vai para um retiro de um ano em um ashram na Índia, e no final   retorna à ilha de Bali onde reencontra o velho xamã,  passa por situações inusitadas e encerra seu ciclo de aprendizado  transformada.
    Uma leitura gostosa,  que nos prende  e acrescenta muito.
    Viaje com ela!


   Vôo Livre
     Ignez Baptistella
     Ed. Via Letras

     Lição de vida. Lançado na data de seu aniversário de 80 anos, o livro serviu como uma resposta para as muitas pessoas que a criticaram e a chamaram de louca. Aos 50 anos, a dona de casa, mãe de seis filhos, deu um basta no casamento de 27 anos, abdicando de vida confortável para simplesmente viver - e destituída dos bens e pensão.
     Ela, porém, não se intimidou e se mandou para a Europa com uma mochila nas costas, sem saber uma palavra em inglês. Com coragem e determinação, matriculou-se em uma escola e passou a se manter com bicos. Fez de tudo: de babá a faxineira. Com o que ganhava, viajou por vários países, sempre sozinha. Tirou certificado de proficiência em inglês pela conceituada Universidade de Cambridge. Depois de 10 anos mundo afora ela retornou ao Brasil e passou a viver dando aulas particulares do idioma e conta toda sua aventura de forma muito franca neste livro.  É uma oportunidade de saber do que somos capazes, que somos maiores que a própria pequenez.  Indicado pela Rosângela, em nosso encontro de Março.



Parem de falar mal da rotina    
Elisa Lucinda
Ed. Leya Brasil


Delicioso.  O livro traz a adaptação da peça de mesmo nome que está fazendo sucesso em várias cidades do Brasil desde 2002.  Ela vai falando de cenas do cotidiano que presenciou ou viveu  e nos faz refletir sobre  a importância de cada momento da vida, principalmente da tão falada rotina . Combina humor e poesia na medida certa. Há momentos em que nos surpreendemos dando gargalhadas com as situações descritas e outros momentos nos comovemos com a beleza das histórias. Ela escreve como se estivéssemos conversando, à medida que a leitura avança vamos ficando íntimas e quando o livro acaba dá vontade de continuar ...


Uma Floresta de Histórias                         
Rina Singh e Helen Cann
Ed. Martins Fontes

Belíssimo. São sete contos de árvores mágicas do mundo todo.  Os contos são lindos e as ilustrações maravilhosas, feitas em aquarela. São delicadas, ricamente coloridas e cheias de detalhes em todas as páginas do livro. Embora seja classificado como infanto-juvenil, encanta os adultos  também. Agrada aos olhos e ao coração.


Sobre o Silêncio                      
Andrea Bomfim Perdigão
Ed. Pulso

É um dos meus livros de cabeceira. Como os  seres humanos ocidentais, urbanos e contemporâneos se relacionam com o silêncio? Nós o desfrutamos? Nós o evitamos? Há espaço para o silêncio em nossa vida moderna, ou faz-se de tudo para preenchê-lo? Que sentimentos surgem quando  o silêncio vem à tona? Há diferentes tipos de silêncio? Em busca de respostas a autora  entrevistou  15 personalidades de várias áreas  como: Fernanda Montenegro, Ferreira Gullar, Egberto Gismonti, Gilberto Safra, Marcelo Gleiser, Flávia Schilling, Arnaldo Antunes entre outros.
É um livro delicioso,  quando terminamos  não somos mais as mesmas, fomos modificadas  por essas conversas. Super recomendado!





Intimidade                        
Miriam Goldenberg
Ed. Record


Um livrinho pequeno em tamanho, mas grande em conteúdo. A autora, uma antropóloga brasileira, constrói neste livro um mosaico das relações sentimentais do povo brasileiro. São artigos breves, mas afiados, sobre temas como fidelidade, casamento, sexualidade,  corporeidade, relações entre gêneros, envelhecimento. Com muita clareza e argúcia ela desvela o jeito brasileiro de lidar com os afetos. É  virtualmente impossível não nos identificarmos com algumas das situações apresentadas.   Uma leitura muito interessante.

                                                                                           


A flor do lado de lá          
Roger Mello
Global Editora


Livro infantil para adultos também.  Este livro não tem palavras, esta  história  divertida é contada pelas lindas ilustrações  de Roger Mello.  Trata do súbito interesse de uma anta por uma florzinha, mas ela parece inalcançável pois existe um grande obstáculo entre elas: a água e uma baleia. Ele nos faz refletir  sobre  nossos desejos e perceber que às vezes a beleza e a felicidade estão bem pertinho e a gente não vê.






O pensamento do coração e a alma do mundo
James Hillman
Ed. Verus


Este livro é uma pequena jóia.  Sentimos o impacto total do pensamento profundamente intuitivo de James Hillman.  Os dois ensaios aqui reunidos apresentam tudo o que há de melhor em sua extraordinária visão de alma, de psicologia e de imaginação, e de como essas coisas se tecem. Hillman e Marion Woodman, são as principais  fontes de inspiração para o nosso trabalho.



A Feminilidade Consciente                    
Entrevistas com Marion Woodman
Ed. Paulus

Leitura essencial para aquelas que buscam auto-conhecimento.
Esta autora é uma analista muito respeitada, que dedicou toda sua vida ao estudo da psique feminina e criou um método de trabalho terapeutico  original que junta a palavra, o corpo e a arte. Seu trabalho, que tive a oportunidade de vivenciar durante alguns anos,  é a grande fonte de inspiração para a criação do grupo Mulheres em Círculo.  Não é um livro técnico, e sim uma compilação de entrevistas dadas pela autora, o que torna a leitura agradável. Em cada uma destas entrevistas ela aborda questões fundamentais para as mulheres do nosso tempo.  É um livro para ser lido muitas vezes ao longo da vida.






Mulheres que correm com os Lobos
Clarissa Pínkola Estés
Ed. Rocco

Um clássico.  Impossível falar em círculos de mulheres sem mencionar este livro.  Mesmo  tendo sido escrito há mais de duas décadas não perdeu sua atualidade. Cada capítulo é baseado em um conto tradicional da cultura de um  povo e aborda aspectos  importantes   do feminino  e da busca de uma feminilidade mais consciente. Para isso a autora traça um caminho que inclui não apenas aspectos psicológicos, mas também o corpo e a expressão artística.  Embora em certos momentos ela tenha uma abordagem  um tanto quanto radical para certas questões,  os contos são lindos  e o seu trabalho é consistente.  Recomendo.




O Violino Cigano
Regina Machado
Cia. das Letras

Contos de Mulheres Sábias.  A maioria dos contos utilizados  em nossos encontros deste ano  estão neste livro.  São contos da tradição oral de vários povos onde as mulheres não são princesinhas indefesas aguardando resgate. São heroínas que utilizam sua sabedoria para ir em busca do que querem. Os contos são lindos e  Regina usa seus dons de contadora de histórias para torná-los ainda  mais  interessantes. Super recomendado!




A Descoberta do Mundo
Clarice Lispector
Ed. Rocco

Uma autora fundamental. Este volume de suas obras é especial, é um dos meus livros de cabeceira. Ele foi citado em nossos encontros de outubro.  Este livro é como um diário de bordo da sua vida; paixões, histórias, entrevistas, filmes, e tudo o que participou de alguma forma de sua existência. São crônicas publicadas no Jornal do Brasil entre 1967 e 1973. A beleza, a lucidez e a riqueza da escrita  são a marca desta autora. Nestas crônicas, uma mulher se constrói, se questiona diante de si mesma, dos outros e... descobre o mundo!




Wabi Sabi
Mark Rebstein, Ed Young
Ed. Martins Fontes

Livro encantador para todas as idades.
Livro belíssimo. Através da curiosidade de uma gata descobrimos o significado de Wabi Sabi: encontrar a beleza e harmonia no que é simples, natural, imperfeito, modesto e misterioso. As ilustrações são de uma beleza ímpar, feitas com materiais naturais, gastos pelo tempo e também feitos por mãos humanas. Encontrei-o no setor infantil, mas é um livro para todas as idades. É uma obra de arte.




Presente  do Mar               
Anne Morrow Lindbergh
Ed. Sextante

Suave como a brisa e profundo como o mar.
Apesar de escrito há mais de 50 anos é atualíssimo. Partindo de suas próprias experiências, a autora faz uma reflexão profunda e poética sobre a condição feminina. Cada concha encontrada na praia serve de metáfora para falar sobre características a serem cultivadas nas diferentes fases da vida das mullheres que buscam uma vida criativa e plena.




Variações sobre o Tema Mulher    
Jette Bonaventure
Ed. Paulus

A  autora, psicoterapeuta com vasta experiência em grupos de estudo com o tema da psicologia feminina, busca entender e valorizar tanto o feminino existente no homem quanto na mulher. Através de lindas histórias do folclore de vários povos, ela tenta explicar o modo de pensar, agir, sentir e perceber o mundo das mulheres. É uma leitura agradável que não pretende dizer tudo sobre a mulher, mas abrir janelas, ampliar horizontes.  O conto que estudamos em Novembro está neste livro.




O Feminino e o Sagrado
Beatriz del Picchia e Cristina Balieiro
Ed. Ágora

Neste livro estão guardadas histórias de vida de quinze mulheres diferentes. Seus depoimentos são como relatos de viagens, nos quais falam de caminhos percorridos, obstáculos e superações e de como cada uma encontrou uma relação única com o sagrado. Seus relatos inspiram mulheres (e homens também) a questionar-se a respeito dos próprios caminhos. O fio que liga as histórias é a análise de Joseph Campbell a respeito da jornada do herói.  É um livro para quem busca ficar mais próxima de si mesma e para aquelas que desejam trazer seus dons para o mundo. 



O Feminino e o Sagrado                                            
Julia Cristeva e Catherine Clément
Ed. Rocco

É a história de uma bela amizade entre uma antropóloga e uma psicanalista lacaniana. O livro é  uma troca de cartas entre as duas amigas que estavam vivendo em mundos completamente diferentes: a antropóloga estava  entre África e Ásia em seus estudos de campo sobre o sagrado e o feminino, e a psicanalista vivendo no meio acadêmico da Universidade de Paris. A princípio,  a troca de cartas tinha o objetivo de  trocar e registrar as idéias sobre este tema, mas aos poucos as duas vão se mostrando em toda sua humanidade, trazendo muitas questões sobre  ser mulher na atualidade.  É um livro profundo e inesquecível.

2 comentários:

  1. Olá! descobri hoje seu blog (através do Ler e Amar) e fiquei muito feliz......me identifiquei bastante....certamente já entrou para os meus favoritos....
    Parabéns, Berê

    ResponderExcluir
  2. olá, descobri seu blog hoje, e me inspirou muito a voltar a desenhar. gratidão! gostaria de indicar um livro que estou lendo e gostando muito: COMO CONTROLAR A MENTE PARA FICAR LIVRE DO STRESS. A capa não chama muito a atenção.. mas ele é muito bom. ta valendo a pena ler.

    ResponderExcluir